Os Vários Sabores do Café

Os Vários Sabores do Café Anthony Capella

Resenhas - Os Vários Sabores do Café

Rovandro 03/01/2024

Resenha - Os vários Sabores do café
Que livro maravilhoso, leitura gostosa. Com o passar dos capítulos foi ficando ainda mais interessante. Um livro encantador, que mw dez refletir sobre muitos assuntos e trouxe muitos conhecimrntis. Um final que pra mim, foi surpreendente.

_Ane_ 02/07/2015

Os Vários Sabores do Café
Anthony Capella – 2013 – 496 páginas – Record

Neste livro, o autor explora os sentidos do ser humano em provas e classificações de diversos cafés e compara essas sensações com as da própria vida. Com o amor.

A história se passa nos fins do século XIX, em Londres. Um jovem pseudo-intelectual chamado Robert Wallis, cujo sonho é ser um poeta famoso é o personagem principal da história e também o narrador. Com um futuro incerto e sem muita vontade de ter um emprego, ele é descoberto em uma cafeteria por um comerciante de café, Samuel Pinker, que encontra nele um grande potencial para melhorar seus negócios.

O trabalho que Wallis acaba aceitando, meio a contragosto é de empregar seu paladar e suas palavras para desenvolver um guia onde pudesse separar os tipos de cafés por aromas, texturas, cores, sabores. Este guia teria sido o começo para muitos que surgiram depois e existe até hoje, para uso da classificação do café.

Robert Wallis trabalha com a filha de Pinker, Emily, uma sufragista e feminista, com ideias à frente de sua época. Eles se dão muito bem no ambiente de rrabalho que acabam por ficar amigos. Porém, Wallis acaba se apaixonando por ela e, para proteger a filha de um escândalo público, Samuel envia-o à África para cultivar o lendário café moca, o que faria expandir seus negócios e manter Robert longe de Emily.

Ele embarca com a intenção de voltar cinco anos depois e casar com Emiliy Pinker.. Porém, ocorrem uma série de reviravoltas e uma paixão avassaladora em sua viagem, mudando completamente o seu destino. Anos mais tarde, ao retornar a Londres, Wallis vê que tudo está diferente e que ele foi o principal responsável por algumas dessas mudanças. Mais amadurecido, consciente dos seus atos e impulsos do passados e com uma nova perspectiva sobre o amor, o café e ele mesmo, ele segue sua vida da melhor forma possível e não desiste de conquistar seu antigo amor.

Um livro que mistura história, sensações, romance, aventura, paixão, comércio, política e café, muito café!

Uma leitura agradável, para se deliciar do início ao fim com uma boa (ou muitas) xícara de café!

Por Anelise Minghelli