A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra Robin Sloan

Resenhas - A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

Ju 09/07/2013

A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra
Clay Jannon é um desempregado com padrões cada vez mais baixos para conseguir um novo emprego. Por acaso, encontra a livraria do Mr. Penumbra, e acaba sendo admitido como atendente (detalhe que o que ele considerou sua única esperança de trabalho sempre foi o trabalho que eu sonhei ter e nunca tive... rs...).

E é por causa da livraria que ele vai se transformar, se redescobrir como um ser humano criativo e com uma vida cheia de possibilidades. Ele tem um grande desafio pela frente, e precisará da ajuda de vários amigos para enfrentá-lo. Só passei a gostar realmente do Clay quando ele passou a se preocupar com seu chefe, o meu querido Mr. Penumbra.

Penumbra se tornou minha personagem preferida quase que instantaneamente. Um velhinho simpático e sorridente com olhos muito azuis, dono de uma livraria com estantes que parecem infinitas de tão altas. Super misterioso, aparentemente o mentor de uma sociedade secreta em que as pessoas apresentam seus códigos e retiram livros antigos, sabe-se lá com que motivo. Um apaixonado por seu trabalho.

"- Não sabia que gente da sua idade ainda lia livros - diz Penumbra. Ele ergue uma sobrancelha. - Eu tinha a impressão de que liam tudo em seus telefones celulares."

Além do Penumbra, temos muitas personagens interessantes. Gostei demais do amigo da vida toda de Clay, Neel, seu antigo mestre de RPG e hoje dono de sua própria empresa, que tem um lucro considerável e faz com que a investigação de Clay seja possível.

O livro demorou a me interessar. Apesar do Penumbra ter me conquistado, parecia que a narrativa não ia chegar a lugar nenhum. Até que os acontecimentos começaram a me deixar curiosa, e eu quis solucionar o mistério guardado por essa livraria. Fora que é muito legal a discussão da importância dos livros impressos e também de toda a tecnologia que temos à nossa disposição.

Terminei A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra sorrindo, e doida de vontade de ler As Crônicas da Balada do Dragão, a série preferida de Clay... Pena que se trata de uma série imaginária... rs...

"Todos os segredos do mundo que merecem ser conhecidos estão escondidos debaixo de nossos olhos."

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/07/resenha-livraria-24-horas-do-mr-penumbra.html
Lore 10/07/2013minha estante
Já havia comentado na resenha no seu blog, porém comentarei aqui novamente (: simplesmente adorei o livro, o clima de mistério e a relação com os livros foi o que mais me chamou atenção e me deixou curiosa. Adorei a frase 'Todos os segredos do mundo que merecem ser conhecidos estão escondidos debaixo de nossos olhos.' acredito que ela seja realmente verdade. Queria frisar também sobre o fato de preferir os livros físicos pelos livros digitais, não troco os livros impressos por nada, sou meio paranoica com relação à isso. Enfim, adorei o livro e adorei a resenha (:

Leilane 10/07/2013minha estante
Que pena que o livro demora para enlaçar o leitor, mas acho que só de ler sobre um ambiente de uma livraria faz compensar essa espera. Fiquei com vontade de ler o livro e a série imaginária também, só de você falar nela, compraria só pelo título hehe.
Beijos

Cris 10/07/2013minha estante
Desde que vi o lançamento deste livro, ele está entre meus desejados. Me lembra muito da história do livro " A sombra do vento" do Carolos Ruiz Zafón, que também fala sobre livros e que foi uma leitura que me marcou muito.
Também adorei a frase que você citou no final.

Juh 11/07/2013minha estante
Aaain JU pra ser sincera amei a frase que vc postou do livro, mas n me interessei muito por ele n. É que n sou muito fã de livros que falam de outros livros, bibliotecas e etc.

Manuella_3 17/07/2013minha estante
Que bom que você concluiu a leitura bem feliz! Eu tenho uma ótima impressão sobre o livro - que ganhei aqui, inclusive. E de cara já gostei da sinopse e da capa sinistra...
Algumas resenhas que li reclamam tb dessa narrativa que parece circular, pq roda e não vai a lugar algum, isso me deixou um tanto desanimada... ainda bem que vc me deu essa boa notícia que depois tudo se arruma e que as personagens são bem construídas.

Thaís 20/07/2013minha estante
Putz, to pasma, que interessante este livro Ju! E o emprego que o Clay conseguiu tbm é meu emprego dos sonhos, imagina trabalhar em um lugar repleto de livros - não sei porque, mas eu sempre achei que os melhores livros da biblioteca eram aqueles que estavam em lugar de difícil acesso - Estou doida para ler! E eu sofro com todos livros que leio e tem algum filme/livro/jogo imaginário, pois tbm fico morrendo de vontade de conhecer...

Luciana 22/07/2013minha estante
Eu comecei a ler o livro ontem, e conseguiu me prender desde o começo, hj já não quero largar o livro...
quero terminar o livro com um sorriso tbm.

Michelli Prado 02/08/2013minha estante
Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser muito interessante.
Parece ser um livro, de alguma forma, mágico. Bem do estilo que gosto, cheio de mistérios e duvidas. :) lerei quando poder. haha

Stephanie 19/04/2013

Pessoas que vão à livraria demais sabem como descobrir o seu livro. É aquele que chama atenção desde o princípio, sem você nem sab que ele se trata. Tem a capa perfeita – é estilosa, mas não é extravagante – e um título que te promete um mundo incrível se você só se atrever a olhar.

Olhar, não. Comprar, direto, sem nem folhear, de pura emoção depois de só ler o que diz a contra-capa.

A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra não foi exatamente esse livro para mim. Eu o descobri na seção de novidades de algum outro blog de resenhas literárias, só com a descrição, e um punhado de palavras – além do título e da capa, claro – chamaram minha atenção.
WEB DESIGNER TRABALHA EM LIVRARIA MISTERIOSA

Gente, sou eu! Eu sou webdesigner! Eu gosto de livrarias, e de mistérios! É o meu livro, gente, meuuuu!

E era.

Quanta emoção lendo este livrinho (porque é pequenino, de texto grande e bem espaçado, e custa menos que 30 reais). A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra é o sonho de todo designer meio nerd que tem um pé nos livros, feito eu.

Leia o resto da resenha aqui =D http://www.fantasticaficcao.com.br/a-livraria-24-horas-do-mr-penumbra/
Guilherme 27/04/2013minha estante
Eu trabalho em uma livraria, então quando vi este livro fui logo correndo ler, porque também me identifiquei pelo meio profissional que ele apresenta, livro muito bom...

Gustavo Mahler 08/05/2013minha estante
Emocionante tua resenha. :D

Fiquei tão tocado por tua emoção que irei lê-lo. ;)

Bjos na alma ;)

Taverna do Pergaminho 09/05/2013minha estante
Nossa perfeito seu comentario :)

Nessa 20/05/2013minha estante
Ai, preciso já deste livro!!

carollablanc 18/01/2023minha estante
Sinceramente achei esse livro horrível é mto cansativo

Rubilein 27/04/2024minha estante
Eu achei esse livro incrível, quase devorei ele, mas o final é uma brochada valendo. Você não achou? achei ele super bem construído, instigante, bem escrito pra caramba, mas no final parece que acabou a criatividade. E eu achei a Kat um saco, meu Deoooss, que criatura mais chata!!!!

Angélica 23/04/2013

Simples, mas divertido
"A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra" é, ao contrário do que o nome pode sugerir, um livro despretensioso. Não há grandes reviravoltas, frases marcantes, nem nada que você já não tenha visto (ou lido) antes. Apesar disto, a narrativa fluida e leve, somada ao carisma natural de seus personagens, transforma esta pequena aventura em uma viagem deliciosa, perfeita para passar o tempo e desanuviar a cabeça.
Quando vi o romance pela primeira vez, imaginei que seria mais uma história louvando os louros dos livros de papel, com direito a magia e personagens de contos de fadas. Não poderia estar mais errada: a história tem um clima de sitcom americano, com personagens reais, vivendo vidas reais. A magia está somente dentro nos livros - assim como na vida real.
Uma coisa que me surpreendeu positivamente foi descobrir que, ao invés de narrar mais uma história de amantes do livro de papel que resistem bravamente à era digital, a obra segue o caminho inverso, procurando mostrar como a tecnologia pode beneficiar (e muito) a vida dos bibliófilos de plantão, e que, ao contrário do que muitos pensam, os encadernados de papel continuarão sim a ter o seu próprio espaço. Está mais do que na hora dos preconceitos bobos contra o livro digital começarem a cair; se a ficção puder dar uma mãozinha, melhor ainda.
Dito isso, o fascínio do autor com as possibilidades da tecnologia é um pouco idealista demais, apesar de ter bons fundamentos. Durante toda a narrativa ele foca somente nas vantagens do mundo digital, sem parar para comentar seus pontos menos positivos. Masss como isso aqui é um romance turnpager e não uma tese de mestrado, é totalmente perdoável (até porque isso é só implicância minha mesmo, hehe). No mais, é gostoso ver argumentos sobre como a tecnologia pode ampliar o conhecimento humano. Se levarmos em conta que a maioria das pessoas usa este recurso apenas para trivialidades, esse tipo de comentário, mesmo que feito de maneira superficial, pode servir para "abrir a mente" dos leitores sobre os tesouros de conhecimento escondidos internet a fora - o que, convenhamos, é muito legal.
Agora, vamos à narrativa: Temos uma sociedade secreta, livros codificados e gente que realmente acredita que vai encontrar a fonte da vida eterna. Parece um livro do Dan Brown, né? Só que não. Apesar de conter todos estes elementos, a história segue, como eu já disse mais para cima, um ritmo bem próximo à um sitcom: Vemos os personagens indo para lá e para cá, resolvendo questões de suas vidas pessoais e, no meio disso, movendo a trama principal para frente. Há sempre a curiosidade de saber o que vai acontecer depois, mas nada de grandes momentos de tensão, reviravoltas, e cenas dramáticas. É como um dos (raros) filmes bons da "Sessão da Tarde": um desenvolvimento trivial, mas que diverte. O final, apesar de um pouco clichê, é muito satisfatório, e me fez terminar a leitura com uma sensação de bem-estar.
Por fim, chegamos aos personagens. Clay Jannon, o protagonista, é o típico cara comum. Surpreendentemente comum, na verdade. Ele não tem nenhuma habilidade especial e, enquanto seus amigos conseguiram posições de destaque em suas respectivas carreiras, ele continua a levar uma vida medíocre. Mas isso não faz com que se torne um depressivo, tão pouco um obstinado obssessivo, disposto a tudo para encontrar seu lugar ao Sol; ele segue sua vida, experimentando coisas novas, tentando se encontrar, mas sem deixar de aproveitar as "pequenas felicidades" do dia a dia. É raro encontrar um cara comum que, ao mesmo tempo em que tenta encontrar um novo caminho a seguir, continua se aceitando como é - e é aí que está o segredo da simpatia de Clay. Seu bando de amigos é um grupo de excêntricos geniais, cada um com suas próprias estranhices. Nenhum personagem é profundamente desenvolvido, mas todos são apresentados de maneira bastante simpática. Destaque para o senhor Penumbra e seus seguidores esquisitos e cativantes.
Em relação à parte técnica da edição, confesso que não gostei muito da tradução. Ficou decalcada demais no inglês. Há inclusive algumas expressões idiomáticas que foram traduzidas literalmente, ao invés de serem substituídas por equivalentes na língua portuguesa; soa artificial. Também não gostei da escolha do "Mr.", ao invés do nosso bom e velho "senhor" (o trocadilho não foi intencional, rss). Penumbra não é um mago, um ilusionista ou qualquer outra coisa que pudesse justificar o uso do "Mr."; ele é apenas um senhor idoso, ponto. Eu sei que não é o tradutor que costuma escolher o título de um livro (e, consequentemente, os termos associados a ele), mas isso não muda o fato de que a manutenção desse termo deixou o texto menos natural. O que merece elogios aqui é a revisão: não sei se ela se deve a um tradutor cuidadoso ou a um bom revisor, mas está impecável. Não encontrei nenhum errinho, nem de português nem de digitação. E levando em conta a quantidade de textos mal revisados que andam sendo publicados por aí, isso é quase um milagre. Ponto positivo para a editora.
Concluindo: como o próprio epílogo diz, "A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra" provavelmente não é um livro que você lembrará por muito tempo, ou que marcará sua vida. Mesmo assim, não deixa de ser uma leitura agradável e divertida. Uma ótima pedida para quem quer passar o tempo sem usar muito a cabeça.
Nota: 3,5
Carlos 01/05/2013minha estante
Muito boa a sua análise sobre o livro. Gostei muito das observações apontadas por vc.Concordo em praticamente td dito por vc. Parabéns! Trabalho na editora e ficamos feliz quando um livro,mesmo sem grandes pretensões ou profundidade,como é o caso, causa uma boa impressão e causa discussão.Não se trata de uma obra-prima ,mas mesmo assim é um livro que vale a pena ser lido e que nos prporciona momentos de prazer. Mais uma vez parabéns pela resenha.

Angélica 03/05/2013minha estante
Oi Carlos! Obrigada pelos elogios, ^^. Sempre tive vontade de trabalhar em uma editora; na verdade, minha meta como tradutora (estou fazendo pós-graduação nessa área) é um dia conseguir trabalhar só com o mercado editorial. Bom, mas voltando à resenha: É triste como tem gente que despreza literatura de entretenimento simplesmente por ela ter como única função divertir o leitor, não é? E o mais engraçado é que essas mesmas pessoas não condenam outras formas de entretenimento que não causam reflexão, como sair com os amigos para bater papo, ver tv, etc. É como se a única função permitida ao livro fosse educar e provocar questionamentos. Qualquer coisa fora disso estaria "proibida", e, portanto, seria vista com maus olhos. Não penso assim; por que não podemos desanuviar a cabeça lendo um livro que seja, só e somente, divertido? Não ir além da diversão não torna uma obra ruim; a única coisa que muda é o seu objetivo, que passa de "instruir" a "entreter". É claro que se pudermos unir as duas coisas em uma, tanto melhor. Mas se uma história se propõe a entreter e é boa no que faz, não deve de maneira alguma ser considerada inferior às outras.

Carolina2647 05/05/2013minha estante
Ótima resenha, Angélica!
Concordo com o que vc disse. Apesar de amar os clássicos também adoro ler um livro mais "bobo" de vez em quando, como aqueles romances de banca.
São tantas preocupações, tantas coisas para pensar, estudar, pagar e etc no dia a dia que, às vezes, até na hora de dormir fica difícil parar de pensar nas nossas preocupações. E um livro apenas para entreter é uma ótima pedida para desanuviar a mente. Eu adoro intercalar um livro mais complexo com um de entretenimento, assim quando a leitura de um está ficando cansativa ou estou com vontade de mudar o estilo de leitura vou para o outro livro. No mundo em que vivemos não tem como não ler de vez em quando um livro leve, sem pretensões, para simplesmente pararmos de pensar por uns instantes.

Gustavo Mahler 08/05/2013minha estante
É verdade. É sempre bom visitar outros livros. Mesmo os "bobos".

Como já me disse um conhecido : "quem só lê clássicos, não gosta de literatura."

Lys 27/05/2013minha estante
Tinha lido o trecho que foi disponibilizado e achei muito divertida a leitura. Depois dessa afirmação da Angélica, me senti mais ainda inclinada a ler. Como ele está na fila, vou esperar terminar o tempo da cortesia (quem sabe eu não ganho?). Mas se eu não ganhar, vou adquirir um exemplar.
Parabéns pela resenha Angélica. Muito bem redigida, adorei os seus comentários!

Angélica 27/05/2013minha estante
Valeu pelo apoio, Lys! =D

Roberta 15/05/2013

Assim que tive o livro nas mãos chequei as resenhas aqui do skoob, e como eram positivas, fiquei animada com a leitura. Mas comigo aconteceu exatamente o contrário: o livro não me empolgou. Minha leitura foi feita para fins de entretenimento despretensioso, e foi fácil deixá-lo de lado por vários dias. Não o achei muito divertido (pode ser que meu humor seja incompatível com o do livro, mas achei as tiradas meio bobas - e olha que me enquadro no perfil de fã de fantasia e rpg), nem emocionante (foi muito simples e direto resolver tudo, eu sabia que era só persistir mais algumas poucas páginas e não precisaria imaginar nada), e quando todos os mistérios foram revelados no final, eu fiquei mais satisfeita com o fato do livro ter acabado, mesmo.

Achei que o protagonista tem mais mérito por conhecer algumas pessoas poderosas em suas áreas e empregos do que por ter ido lá e resolvido. E por vezes concordei mais com Corvina do que com os outros, não por ser avessa à tecnologia - longe disso, mas por achar que alguns mistérios, como os da Unbroken Spine, deveriam ser deixados sem solução. É mais emocionante e instigante assim - e também menos decepcionante.
Renara 11/06/2013minha estante
Roberta... pois bem, também não me empolguei, estou na metade do livro e quero chegar até o final, mas até agora nada fabuloso, contou um pouco do segredo (espero que tenha mais coisas a serem reveladas), mas esperava mais...

Roberta 16/06/2013minha estante
Renara, não achei o segredo nem um pouco interessante, espero que você não se decepcione!

Adriana 21/06/2013minha estante
Concordo com vc, achei difícil terminar este livro, esperava mais...

-.-.-.-.-.- 17/03/2014minha estante
Concordo com você, Roberta. Só não abandonei o livro porque tenho como hábito concluir toda leitura que começo.

Leila de Carvalho e Gonçalves 13/07/2018

Quem Procura, Acha
Não existem pessoas que não gostem de ler, existem pessoas que ainda não encontraram um livro que gostem de ler."

Desconheço sua autoria, mas ela se ajusta perfeitamente ao meu comentário.

O que procuramos através da leitura é encantamento. Um livro "especial" que seja um companheiro para todas as horas e que faça crer que sem ele, nosso caminho não seria tão rico em novas descobertas. Nessa aventura de ler e mais ler, nem sempre encontramos ouro: passa pela nossa peneira muita água barrenta do rio. Mas, enfim, de tanto peneirar, acabo de descobrir uma nova pepita: "A Livraria 24 Horas de Mr. Penumbra", um romance feito sob medida e que a partir de hoje, passa a constar na minha lista de preferidos. Achei por acaso, vasculhando aqui na Amazon, desconhecia o autor, porém o título acabou aguçando minha curiosidade, a medida que estava a procura de uma proposta diferente de leitura, pois afinal "se você só ler os livros que todos estão lendo, você só irá pensar o que todos estão pensando." (Haruki Murakami)

Portanto, se assim como eu, você for meio "nerd" e apaixonado por livros, não se sinta acanhado, essa livraria é o lugar perfeito para conhecer: funciona 24 horas, há sempre um vendedor pronto para atendê-lo e garanto que ficará "fascinado" com sua compra.

A leitura é agradável, um interessante retrato sobre o impacto da informatização no nosso dia-a-dia e sua repercussão no mundo que estamos construindo. Trata do valor livros como fonte principal do conhecimento humano e com um toque de ficção científica faz a fantasia e a realidade se confundirem em perfeita desarmonia, criando um thriller recheado de exêntricas personagens envolvidas numa misteriosa conspiração internacional, mascarada por códigos secretos, que resvala até pela busca da imortalidade e a descoberta do amor. Muito louco, não?

Esse é o primeiro livro do escritor norte-americano Robin Sloan e confesso que aguardo ansiosa a puclicação do próximo. Cinco estrelas e pela surpresa, bem que poderia ser seis!
Lary.Momentolitera 06/09/2018minha estante
Haaaaaaaa. Que resenha maravilhosa NOSSAAA!!!!!! Já quero esse livro :-) :-) :-)

Leila de Carvalho e Gonçalves 06/09/2018minha estante
Grata e abraços!

gab 16/11/2022

Google
meu deus que hiperfixação que tinha com o google esse livro, serio, td hora eh google google
coisa chata
podia ter um plot twist bem melhor tb, mas muito paia, basicamente aquele meme do breaking bad sao os amigos que fazemos no caminho
HORRIVEL
e nenhum personagem tem personalidade tb pqp
isadora.borsato 23/12/2022minha estante
Você venceu só de ter conseguido terminar esse tormento.

CassianiMotta 02/02/2023minha estante
Insuportável! O autor provavelmente sonhava com o Google. Fico pensando se ninguém revisou esse livro pra ver as repetições.

Kelvin 13/06/2020

Patrocinado pelo Google?
Este livro me pareceu muito mais uma campanha publicitária para o Google, demorei três anos para conseguir ler este livro. Mas apesar de tudo isso, me suprendeu.
Alanis 13/06/2020minha estante
Não consegui terminá-lo :( Você acha que vale a pena tentar?

Kelvin 13/06/2020minha estante
Olha me custou para ler. Acho um livro que vai por um caminho surpreendente meio fantasioso, mas que no final volta para o mesmo ponto. Não acho que seja uma super história, mas acho interessante quando o autor leva para este caminhos fantasiosos e mágico (só não espere isto até o final haha)

Erica 28/03/2020

Não dava nada, mas ficou bem legal a mistura de Google com sociedade secreta.
Sabrina - @linhaposlinha 23/08/2020minha estante
Obrigada pelo spoiler

Carlos 01/05/2013

Esse foi o tipo de livro em que tudo, capa, assunto e ambientação já despertou meu interesse. Sendo assim, também já me deixou com uma certa expectativa. E não me decepcionei.
A história é relativamente simples,sem acontecimentos mirabolantes ou grandes reviravoltas,e talvez por isso seja tão bom.Uma leitura fluída e muito agradável.
Aqui conheceremos Clay Jannon, um jovem webdesiner,que desempregado e sem grandes esperanças em encontrar emprego na sua área de atuação,acaba indo trabalhar em uma misteriosa livraria que fica aberta 24 horas. Clay é um protagonista sem uma característica marcante,um cara comum,mas que desperta uma simpatia impressionante;a tempos não simpatizava assim com um personagem,e que mesmo sem grandes ambições se vê envolvido em algo grandioso.
A livraria é dividida entre uma parte “normal” e outra em que os livros são reservados para clientes que portam um cartão com uma senha.esses livros são misteriosos e todos com nomes em latim nas suas lombadas. Clay chama essa parte da livraria de “ Arquivo Pré-histórico” e nunca vai lá a não ser para buscar algum dos livros para os misteriosos velhinhos que vão no meio da madruga a procura de tais livros.
O Dono da livraria,Mr. Penumbra,é tão misterioso quanto a própria livraria. Logo nos primeiros dias nesse novo emprego Clay passa a observar que tudo na livraria,e todos que a frequentam, é estranho e suspeito. Apenas um pequeno grupo de clientes aparece e de forma esporádica. E esses clientes são sempre idosos e que pegam livros emprestados do “arquivo pré-histórico”;e Clay passa a desconfiar que se trata de uma sociedade secreta. Devido a sua curiosidade,Clay,acaba descobrindo que todos os livros dessa seção são codificados.
Com a ajuda da sua namorada Kat,que trabalha no Google,e de seu amigo de infância Neel;Clay Jannon irá usar a tecnologia para tentar desvendar os mistérios que se escondem nas páginas desses livros antigos. E ai embarcamos em uma aventura que transita entre a alta tecnologia e a origem dos livros impressos. Não se trata de uma obra em que se defenda o fim do livro impresso,como alguns já disseram,e tão pouco contra os livros digitais ou a tecnologia.Mas sim sobre como ambos podem conviver,talvez nem sempre de forma harmoniosa, e se completarem.
Uma leitura despretensiosa e extremamente agradável,personagens reias e que poderiam ser qualquer um de nós,e ai está o grande trunfo do livro.Personagens tão comuns que nos identificamos com eles e pelos quais passamos a ter grande simpatia.
A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra é um daqueles livros que não tem grandes pretensões ou profundidade,mas que causa uma boa discussão e que irá proporcionar momentos de grande prazer.Vale a pena ser lido.

Ique 05/06/2013minha estante
Não gostei de saber que o livro não tem grandes acontecimentos e nem reviravoltas, ia ser legal.. Comecei a ler e estou gostando, como você disse a leitura é leve e agradável, fora que é viciante demais. Gostei da resenha, estou curioso para saber o que me espera nas próximas páginas :p

Leandro 14/07/2013

Bonitinho mas.....
A primeira vez que ouvi falar deste livro (em um dos muitos blogs que leio) fiquei animado. Achei interessante o enredo e, quem sabe, o mistério por traz da livraria/seita me faria ter bons momentos de leitura. Mas me decepcionei. A principio, a originalidade do tema e a atualidade da ambientação nos faz ficar interessado, mas nao dura muito. Com o passar das páginas, fica enfadonho. Me vi, em certos momentos, devorar rapidamente as palavras para ver se o livro acabava mais rápido. E foi difícil chegar no final. Pontos negativos do enredo: a seita, que tinha séculos de existência, não conseguiu pensar em uma solução simples (e porque nao dizer, idiota) de decifrar o código. Teve que vir um mané “desempregado” e com “ares” de superdotado em informática para resolver o problema. Muito fraquinho. Esse é um livro que não devemos levar muito a sério e não nos lembraremos dele por muito tempo. É como essas comédias “besteirol” que viram e mexem passam no cinema. Engraçadinho mas descartável. Aliás, esse livro tem todos os clichês para virar filme, inclusive o epílogo do tipo “o que aconteceu depois com os personagens”.
Henrique 23/08/2013minha estante
Leandro, tive a mesma idéia que a sua sobre o livro. Parece um grande livro-roteiro para que seja feito um filme do tipo "C". A leitura é cansativa em alguns momentos e os personagens são bastante rasos. A Kat é sem comentários, entrou na história de forma estranha, e terminou com uma ridícula participação em toda a história.

Maria Inês 28/09/2014

O mistério da livraria 24 horas
Um rapaz chamado Clay fica desempregado, nisso encontra uma livraria 24 horas, seu proprietário é o sr. Penumbra que lhe dá um emprego. Ao frequentar a livraria percebe que existe um ar místico dentro dela e seus frequentadores são pessoas exóticas fora do padrão que conhece ou acha. É uma leitura muito engraçada. Clay se aprofunda na procura de enigmas que possam desvendar esses segredos. Muito legal!
Maria Inês 28/09/2014minha estante
Muito engraçado!

Câmis 11/05/2018

Parecia bom mais foi ficando ruim ruim e acabou finalmente....
Eliane Maria 21/09/2019minha estante
Também senti isso. Rsrs.

Giovanna 05/02/2020

null
Eu não tinha muitas expectativas pra esse livro e ainda assim terminei decepcionada. Os personagens são extremamente chatos e artificiais, o enredo é um tanto previsível e sinceramente a escrita é péssima. A única coisa que salvou o livro foi a "lição de moral" do final, quando o personagem finalmente desvenda o mistério. De resto, completamente esquecível, e sinceramente, bastante problemático em diversas partes. Dá pra notar claramente o quanto esse autor tem uma séria misoginia internalizada que se reflete em basicamente TODOS os personagens masculinos dizendo coisas absurdas em algum ponto ou outro e tratando isso como se fosse "normal". Sério, quem acha que fazer uma empresa inteira destinada a construir peitos em 3D seria uma coisa aceitável e ok que em vez de extremamente problemático, seria uma "excentricidade" engraçadinha? Pelo amor de Deus. Fora literalmente todas as cenas do protagonista com a garota que é o interesse romântico, nas quais ela só tá lá pra fazer propaganda da Google e resolver magicamente os problemas que aparecem, e mal tem falas nas cenas em grupo. Em praticamente todas as cenas que ela aparece o protagonista sente a necessidade de ressaltar o quanto ela é bonita e gostosa e ela não pode nem falar com nenhum outro homem que o garoto surta (!!!!). Tem hora que eu sinceramente duvidei se o autor já interagiu de fato com uma mulher na vida real porque tipo????????? Todos os personagens, mas principalmente as mulheres, extremamente caricaturizados e/ou sem personalidade alguma (a não ser um traço engraçadinho para atrair o interesse do par romântico).
A premissa geral do livro seria muito boa se não fosse tão porcamente construída e foi praticamente destruída por uma escrita preguiçosa e personagens estúpidos que não agem como pessoas reais. Sério, o autor fez tanto mistério em torno da tal sociedade secreta e no final não só os enigmas foram estúpidos mas ele não explicou de fato nada, e deixou tudo extremamente supérfluo. O final seria incrível se ele tivesse conseguido trabalhar e desenvolver tudo ao longo do livro mas no final ficou apressado e preguiçoso igual o resto do livro, no qual todos os problemas do protagonista eram magica e convenientemente solucionados por um site aleatório que ele achou um dia por acaso.
Alice in worldland 06/08/2020minha estante
Não tava conseguindo terminar esse livro de jeito nenhum e você explicou tudo. Hahah

Bia 12/06/2013

Postada originalmente no blog Escrevendo Mundos.
------------------------------------------------

Desde a primeira vez que eu bati o olho nesse livro eu fiquei curiosa para lê-lo. Quando vi que estava disponível para resenha, tratei logo de solicita-lo. Assim que chegou aqui em casa, não perdi tempo e comecei a leitura.

O livro nos apresenta Clay Jannon, um jovem web designer, que após uma crise econômica, acaba ficando desempregado. A procura de um novo emprego, ele conhece A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra, onde acaba por candidatar-se à vaga de atendente noturno.

Desde a primeira vista, Clay percebeu que não era uma livraria comum. O espaço era estreito, e o topo das estantes desapareciam nas sombras do teto, de tão altas que eram.

A livraria não tinha muitos clientes, a maioria das pessoas que passava por lá pertencia ao clube do livro. Eles devolviam um livro e pegava outro, livros esses que Clay era proibido de folhear. Mas como ele é bastante curioso, acaba por dar uma espiada em um dos livro, e assim se dá inicio a uma grande aventura, que poderá desvendar um dos maiores enigmas da humanidade.

Não vou contar mais sobre a história para não perder a graça, são tantos enigmas e mistérios no decorrer da leitura, que eu não vou estragar a surpresa e contar para vocês.

Esse é o tipo de livro que te prende logo nas primeiras páginas. A história criada pelo autor é bastante inteligente, você acaba se envolvendo com os mistérios das páginas e fica curioso para eles serem desvendados logo.

Robin Sloan tem uma narrativa envolvente, você se sente dentro da história. Depois que comecei a ler o livro, só consegui parar quando ele chegou ao final.

Uma coisa que eu não poderia deixar de falar, é o cenário onde a história se passa. Amante de livros como sou, ler uma história que envolve livrarias e muitos livros é maravilhoso. Adorei cada detalhe da livraria do Mr. Penumbra, e confesso que gostaria de trabalhar lá um pouquinho.

A editora Novo Conceito está de parabéns pelo trabalho realizado, a diagramação do livro está perfeita e eu não encontrei nenhum errinho. Não posso deixar de falar da capa, é realmente muito bonita, eu poderia ficar babando nela por horas!

Recomendo a todos que gostem de um bom mistério com um final surpreendente. Com certeza, A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra entrou para minha lista de favoritos.
Faby 12/06/2013minha estante
Parece ser um livro muito bom, quero muito ler! A capa é realmente linda! bjs