Contos da Taberna

Contos da Taberna Arthur C. Clarke

Resenhas - Contos Da Taberna

Gabriel1994 28/05/2023

Harry Purvis, Conte Uma História...
O livro Contos da Taberna de Arthur C Clarke é uma coletânea que reúne 15 contos de Ficção Científica ou histórias que se relacionam com a ciência de alguma forma.

Em Contos da Taberna, Gamo Branco é o bar de Drew. Local onde cavalheiros e compatriotas se encontram para jogos de cartas, desafios no jogo de dardos, umas boas canecas de cerveja e pouco ou muito críveis historias contadas. As histórias são divididas, porém os contos são interligados por um determinado personagem.

Harry Purvis é o principal narrador das histórias contadas na taberna Gamo Branco. Quando não está narrando, Purvis é o personagem do conto. Arthur tem uma sacada muito boa conectando o leitor ao Harry e envolvendo quem está lendo de uma maneira que o faz se sentir parte dos compatriotas frequentadores do bar, trazendo um tom "novelesco" que acabou conectando os contos.

Em todos os contos aqui presente, o autor propõe falar de ciência, através da ficção de um jeito simplório. Falando de ciência com naturalidade e propriedade, mas sem perder a leveza e, consequentemente, captando todo e qualquer tipo de leitor. Achei muito bacana essa impressão que a coletânea passa.

A narrativa dos contos é bem trabalhada, porque sinceramente, a maioria das histórias aqui foram no máximo medianas. Tiveram uma ou duas ruins e duas ou três muito boas, mas no conjunto foi uma leitura média.
Arthur C Clarke tem um dom para escrever e isso é indiscutível. Os contos tiveram suas introduções apresentadas sempre por Harry que fazia o "jogo de transição" da "resenha" que tinha antes de iniciar a história e o momento em que ele começava a narrar. Essa jogada do autor é boa para prender quem tá lendo. Por mais que o conto viesse a ser razoável ou somente bom, você estaria com ele até o final. A forma como Arthur escreve te convence disso.

Outro detalhe também que justifica se prender aos contos mesmo sendo medianas é a quantidade de páginas. O conto mais longo aqui vai ter 19 ou 20 páginas estourando (O Homem que Arava o Mar é o conto mais longo). Com isso, sinceramente, não dá tempo para enjoar de fato da história. O autor trabalha uma "apresentação", depois vem a introdução narrativa, o envolvimento com a história e uma virada já entregando o final.

É um verdadeiro Delivery esses contos.

Sempre que eu resenhar coletâneas de contos vou jogar o mesmo argumento do garimpo. Galera, eu realmente acredito que coletâneas são garimpos, ainda mais se tratando de uma com 15 histórias diferentes. A realidade é que por ser um livro do Arthur C Clarke mais "despojado", revelando um lado contista, entregando ciência de maneira simples e trabalhando uma construção legalzinha entre os contos, desenvolvendo todo esse relacionamento do leitor com a Taberna... Comprei a proposta!

Mas esse livro não é um prato apetitoso para você que está iniciando nos livros de Clarke. Na boa, aqui vai mais como um "degustativo" para quem já viu até onde ele consegue ir (2001: Uma Odisseia no Espaço e O Fim da Infância são bons exemplos disso), portanto recomendo mais para quem quer explorar mais obras do autor.

Poucos contos tiveram um destaque nessa "grande" coletânea.

Livro bom, não surpreendeu, mas entregou uma ideia bacana e mostrou um lado contista e habilidoso com o dom de escrita do mestre Arthur C Clarke.

Nota 3.5 para Contos da Taberna!

Contos presentes nesta coletânea:

1 - Silêncio, por favor