Lincoln

Lincoln Carl Sandburg

Resenhas - Lincoln

lodz 11/04/2021

A trajetória de um mito
Depois de três volumes, mais de mil páginas, senti a necessidade de deixar registrado minhas impressões sobre a leitura dessa biografia de um político cuja carreira não produziu praticamente nada polêmico ou negativo. Homens públicos, sejam eles tupiniquins ou de qualquer parte do mundo, não raro tem seus nomes ligados a falcatruas, a politicagem.
O sempre controverso escritor Gore Vidal (autor de um romance histórico baseado em alguns momentos da vida de Lincoln) fez críticas severas a essa biografia escrita pelo seu compatriota Carl Sandburg, não por retratar positivamente o biografado mas por considera-lo um péssimo escritor incapaz de captar as nuances principalmente da vida política do presidente americano.
Como não sou um crítico literário, muito menos um conhecedor profundo da vida do famoso estadista americano, analiso de acordo com critérios próprios. A leitura foi enfadonha? Em algum momento senti que o autor deixava transparecer uma admiração excessiva que poderia toldar sua análise imparcial dos fatos?
A todas estas indagações respondo negativamente. A obra apesar dos seus três volumes, desperta curiosidade e interesse. O primeiro volume, retratando os anos iniciais de Lincoln nos dá um panorama da história americana com um frescor cativante fazendo-nos sentir dentro daquele ambiente pioneiro onde uma grande nação era forjada.
Os demais volumes mostram uma nação dividida, filosofias antagônicas levando a uma guerra marcada pela crueza das batalhas, e compreensivelmente pois estava lidando com compatriotas, por uma atitude titubeante de Lincoln e seu governo nos primeiros anos de luta
Premido por todos os lados, a pressão deixou marcas indeléveis na aparência física de Lincoln. Acompanhamos no último volume seu sofrimento interior levado pelo sacrifício medonho exigido pelas batalhas, e por suas perdas pessoais como a morte do filho.
Resumindo, a leitura foi proveitosa, conhecemos mais um período da história, seus dramas, a ação humana construindo para o bem ou para mal nossa caminhada neste planeta.