O Juiz de Paz da Roça/Quem Casa Quer Casa/Os Dois ou O Inglês Maquinista

O Juiz de Paz da Roça/Quem Casa Quer Casa/Os Dois ou O Inglês Maquinista Martins Pena

Resenhas - O Juiz de Paz da Roça * Quem Casa Quer Casa * Os Dois ou O Inglês Maquinista

Ju.paes 07/02/2021

As peças são boas, gostei de todas as três, mas a que mais gostei foi "quem casa quer casa", dei umas boas risadas com essa peça.

Carolina 27/08/2020

É... É..
Num é aquela coooisa de se dizer "que coooontos!". Na verdade são peças, pequena peças e que deu pra ler em uma tarde de boa. Quem casa quer casa segue sendo o melhor deles.

gabrielt3norio 12/05/2020

Bom, apenas
Eu diria que o melhor dessa coletânea é sem dúvidas a peça 'Quem Casa quer casa'

Suellen 02/04/2017

peças atemporais
Oi, gente! Hoje trago para vocês a minha resenha das peças de Martins Pena.

SINOPSE:

Apesar de serem datadas, as peças de Martins Pena apresentam alguns temas universais: problemas familiares, corrupção e injustiças. Os temas próprios da época são os que versam sobre casamentos, heranças dotes. Encontramos nestas três peças a galeria de tipos do autor: funcionários públicos, padres, meirinhos, juízes, malandros, matutos, moças namoradeiras ou sonsas, guardas nacionais, mexeriqueiros, viúvas, etc. Não importa qual leitor, se do passado ou do contemporâneo, mas ele sempre consegue alguma identificação com a leitura das peças, além de dar boas risadas.

RESENHA:

O Juiz de Paz da Roça

A peça é sobre um juiz de paz um tanto corrupto que aceita agrados e mimos dos roceiros em troca de melhores julgamentos, os mimos vão desde laranjas até leitãozinho ou galinhas.
Foi divertido, mas devo confessar que não foi engraçado a ponto de me fazer rir, talvez por corrupção não ter graça mesmo e por nós continuarmos a viver com algumas injustiças, ou muitas, em 2017.

"Ao menos com esta visita eu lucrei. Sr. Escrivão, veja como estão gordas! Levam a mão abaixo. Então, o que diz?" p.31.

Minha nota: 3 pontos

1 - por ser rápido de ler; e
2 e 3 - por ter sido bom.

Quem Casa Quer Casa

Essa com certeza foi a mais engraçada, começa com nora e sogra discutindo sobre quem irá mandar na casa. Há três casais morando sob o mesmo teto, onde temos uma sogra ranzinza; o sogro, que só pensa em religião; a filha chorona; seu marido, que quer apenas estudar sua música, mas que está enlouquecendo os outros moradores com o desafino; o filho gago, que obedece a mãe e faz tudo por ela; e a nora que quer ser a senhora da casa também.
É uma confusão muito divertida e vale muito ler, você vê muito disso em algumas famílias.

Uma das discussões entre sogra, Fabiana, e nora, Paulina:
"Paulina: A mais velha conhece melhor as necessidades...
Fabiana, à parte: a mais velha!
Paulina, com intenção: A mais velha deve ter mais juízo...
Fabiana: A mais velha, a mais velha... que modo de falar é esse?"
p. 63.

Minha nota: 4 pontos

1 e 2 - por ter sido engraçado;
3 - por ser rápido de ler; e
4 - por ter sido muito bom.

Os Dois ou O Inglês Maquinista

A peça é sobre como um, ou vários, mal-entendido pode fazer grandes estragos e que a esperteza pode ser a grande arma quando não se tem dinheiro e se está apaixonado.
Ao ler esta peça lembrei muito das novelas "O Cravo e a Rosa" e "Chocolate com Pimenta" da Rede Globo, não ri muito, mas não foi de todo ruim, foi o mais romântico.

"Felício: Meu amor, perdoa. O temor de perder-te faz-me injusto. Bem sabes quanto eu te adoro; mas tu és rica, e eu um pobre empregado público; e tua mãe jamais consentirá em nosso casamento, pois supões fazer-te feliz dando-te um marido rico." p. 88.

Minha nota: 3 pontos
1 - por ter sido bom;