Adeus, Facebook Jack London

Resenhas - Adeus, Facebook - O Mundo Pós-Digital

Tulio.Gama 17/12/2021

Datado, mas algumas relevâncias
Comecei a ler por puro acaso. Livro curto, pra passar o tempo. Atraído pelo título, e por ser crônicas. Infelizmente, está muito datado (2013) e "previsões" e argumentos estão embasados em tecnologias, hábitos e culturas que já não vivemos, pois mudou tanto. No entanto, tive prazer em pescar lances mais universais e atemporais, e são pequenas preciosidades. Pena não ser mais atual.

lailacruzs 29/03/2020

Leitura rápida, porém não proveitosa.
Eu gosto de livros que me prendam na escrita, independentemente do que se trate. Esse livro não fez isso, porque apesar de eu já saber que seria óbvio, não parece ter feito muito sentido pra mim.

Não recomendo a leitura. Não agrega.

Tauana Mariana 19/07/2014

Adeus, Facebook?
Antes de começar a leitura, eu já estava com os dois pés atrás. Mas sei que nem tudo são flores, então baixei a crista e fui ler o que o autor pensa por "fim do Facebook". Ele me convenceu, até por ali. Ainda sou do time que defende as redes sociais. No entanto, eu dei muito risada no decorrer do livro, não pelos fatos narrados, mas como foram narrados. Esse cara é demais. Escreve muito bem e de uma forma muito, mas muito divertida. Quem dera se eu pudesse escrever assim os meus trabalhos. Só para exemplificar, ele chama Gutenberg de Gut, pede "meus sais" quando conta-nos alguns despautérios e até coloca algumas letras de música no meio do livro porque o assunto lembrou alguma canção. Ou seja, um cara espirituoso.

site: http://tauanaecoisasafins.blogspot.com.br/2014/07/adeus-facebook.html

Camile Carvalho 04/12/2013

Adeus, Facebook
Este livro é escrito pelo economista e empresário Jack London, pioneiro da internet no Brasil e criador do site Booknet.com.br, que depois virou o famoso Submarino. O livro tem 176 páginas e é uma compilação de artigos publicados na revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios e aborda o tema do mundo digital. O que virá depois da pós-modernidade? Será mesmo que a internet está em expansão? Por que afirmar que Facebook ou Twitter não irão acabar se a quantidade de acessos está em declínio? Qual a melhor forma de empreender no meio digital?

Tais questionamentos e argumentos todos baseados em estatísticas me fizeram ler de uma vez só. Em apenas uma tarde o devorei, anotando algumas coisas que achei bem interessante. Ao mesmo tempo em que grandes estruturas estão se dissolvendo, há um espaço imenso pra criatividade no meio digital. A cada dia são criadas novas soluções para problemas do homem e o autor, inclusive, nos estimula a empreender. Por que não se aventurar e criar algo novo? Hoje jovens são capazes de programar, fazer sites e até mesmo criar empresas e este é um reflexo da nossa era atual, hiperconectada, na qual as barreiras parecem desaparecer aos poucos.

Adeus Facebook, portanto, é um livro que indico tanto aos estudantes de Comunicação (a maioria das faculdades oferece a disciplina de Mídias Digitais) mas também a todos que tenham curiosidade sobre internet, redes sociais, Facebook, Twitter e outros aplicativos. É um livro que me deixou de boca aberta em alguns momentos por não imaginar que tais estatísticas eram verdadeiras, e que nos faz refletir um pouco sobre o caminho que estamos percorrendo. Com certeza valeu à pena.

site: http://camilecarvalho.com/adeus-facebook

Nica 28/11/2013

Adeus, Facebook não é o tipo de livro que vocês costumam ver resenhado por aqui. Na verdade, ele combinaria demais com a nossa coluna Rascunhando, por conta do tema tão atual e deveras tão polêmico. Jack London nos presenteia com textos essenciais para compreender o futuro das mudanças e as mudanças do futuro, como a própria capa nos elucida; porém, ele nos traz mais, ele nos traz algo que anda em falta hoje em dia: reflexão.

"Ler e escrever são práticas como andar, caminhar; a ausência do hábito ou costume atrofia os membros e imobiliza o caminhante."

Esse é o meu primeiro livro de parceria com a Editora Valentina e confesso que demorei um pouquinho para escrever essa resenha não porque o livro é ruim, mas sim porque o mesmo é intenso e, se você como eu não vive longe da internet e seus artifícios, ele funciona como um alerta e um belo tapa na consciência.

Acredito, inclusive, que essa resenha vai ficar um pouquinho diferente das demais, mas não vejo mal algum nisso. Do contrário, espero que vocês possam perceber o quanto fiquei mexida. A maneira que o autor nos chama a atenção para o mundo digital e o mundo pós-digital é impressionante. Misturando textos informativos, alguns explicativos, outros mais descontraídos, com certo senso de humor e ironia, London nos faz perceber o quanto evoluímos e, ao mesmo tempo, andamos para trás.

Mas não pensem que ele fala basicamente de internet. Não! Adeus, Facebook é um prato cheio de dicas para aqueles que, como eu, estão iniciando um negócio ou desejam iniciar um ou já tem um que anda mal das pernas, mas que ainda é passível de salvação. Confesso que fiquei por vezes assustada (e maravilhada) com a genialidade desse escritor, economista, consultor, professor e empresário.

*Ele foi um dos pioneiros da internet no Brasil, criou empresas de sucesso, trabalhou na Google e hoje é consultor de uma revista online, onde alguns dos textos desse livro foram publicados. *

Não tenho como falar de tudo o que pude aprender com Jack London. Principalmente no que diz respeito ao mundo dos negócios. Se comecei lendo Adeus, Facebook como uma simples leitora, terminei o mesmo ávida por colocar em prática muitas das sugestões dadas por Jack. Inclusive, pude relembrar assuntos que vi em minha pós de gestão de pessoas, que me fizeram olhar pra mim mesma e para os meus funcionários e perceber onde estou errando, onde estou acertando e o que posso fazer para tornar minha empresa um ambiente de trabalho prazeroso e lucrativo.
Sem contar que ele, óbvio, comenta sobre as redes sociais e o absurdo de tempo que nós, brasileiros, passamos mergulhados nelas em comparação aos outros países. Gente, vamos mexer mais as mãos e os neurônios. As redes não são ruins, mas pude perceber e refletir que, de fato, utilizamo-las de forma muito aquém. Passamos mais tempo vendo coisas inúteis do que tirando proveito dessas maravilhas virtuais.

O que não pude deixar de concordar com ele e que, qualquer um que seja da minha geração vai pensar o mesmo, é a brevidade de sites como Orkut, My Space, Twitter e até mesmo o Facebook. Quem não pensou que o Orkut, primeiro grande portal de relacionamentos (sim, tivemos outros, mas com impacto bem menor), fosse durar por, pelo menos, uns 20 anos? Eu pensei. Achava um máximo ter que ser convidada, ter uma rede de amigos e relacionamentos onde só a elite se encontrava. Sem esquecer as comunidades que surgiram, pessoas de diferentes lugares que puderam se conhecer por terem gostos em comum... e por aí vai.

Eu achava que o Orkut não seria eterno, mas que duraria uma boa fração de anos. E o que aconteceu? Novas redes surgiram e, o até então number #1 na vida da maioria dos brasileiros que tinham acesso à internet perdeu espaço para o Facebook, mais leve e mais interativo; e para o Twitter, onde nos tornamos capazes de dizer o que estamos pensando, sentindo ou fazendo em apenas 140 caracteres - aliás, London fala de maneira mais elaborada sobre isso em seu livro.

"Será que a hora de reduzir a expressão humana a apenas 140 caracteres por raciocínio está se esgotando?"

Enfim, eu poderia ficar horas e horas escrevendo sobre esse livro. Acho que só pela quantidade de quotes que eu marquei vocês já podem perceber o quanto esse livro mexeu comigo, apesar de não ser o tipo de literatura que mais me atrai. Contudo, além de me fazer refletir, me fez relembrar os tempos de faculdade e seus textos mais teóricos. E, devo confessar, estava com saudades deles! risos

*Calma, apesar de conter textos mais rebuscados, Jack London sabe dialogar com seus leitores e, garanto que você não vai nem perceber que está lendo algo mais crítico.*

Mas, prefiro ir parando por aqui e deixar vocês refletindo sobre tudo (e quase nada) que falei nessa resenha (?), sobre esse livro tão intenso, tão rico de verdades e experiências, que nos faz refletir sobre o nosso papel na sociedade atual e quanta importância tem, de fato, a internet em nossas vidas: será ela a vilã, a guia para o fim dos tempos; ou a nossa salvadora, que nos levará a um estágio de maior sabedoria?

Resenha postada no blog Drafts da Nica - PROIBIDA a cópia parcial ou integral

site: http://www.nicasdrafts.com.br/2013/08/resenha-adeus-facebook-jack-london.html

The Serial Reader 29/08/2013

A maioria das resenhas já publicadas no The Serial Reader são de livros de ficção, e pela primeira vez vocês encontram aqui uma resenha de um livro de não ficção, "Adeus, Facebook" é um livro do brasileiro Jack London, economista, professor, empresário. Um dos pioneiros da internet no Brasil. foi contratado pelo Google em 2005 como Goodle Ambassador.

"A grande quimera do gênero humano é a obsessão da plenitude: queremos saber tudo, dominar todas as capacidades e controlar o destino e o tempo. Em vão, nada se comporta como queremos, nenhuma técnica, habilidade ou conhecimento resiste a ele, moinho infindável da aflição humana."

"Adeus, Facebook" é uma coletânea de textos de Jack London, sobre as mudanças que acontecem no mundo, principalmente em relação às tecnologias, mídias e informações, e como elas transformam nossas vidas. No começo do livro, os textos abordam como foi o começo do contato da sociedade com as tecnologias e a grande disponibilidade de informação, e essa análise se estendeu até a sociedade atual. Jack aborda, com linguagem acessível e de maneira interessante, as mudanças que a evolução tecnológica acarretaram na vida das pessoas, como um todo, ampliando a gama de leitores que poderiam se interessar pelo livro. O autor também escreve sobre a enorme quantidade de tecnologias criadas atualmente, e cita vários fatos da atualidade, o que deixa a leitura interessante e muitas vezes engraçadas, mas que pode incomodar algumas pessoas.

"(...) a maioria desses 2 bilhões de humanos começa a se transformar em uma nova forma humana: depois do Homo sapiens, o Homo tela. Passamos de 10 a 12 horas por dia olhando uma tela, seja ela de um PC, uma TV, um tablet, um smartphone ou um game device."

Sinceramente, gostei mais do que esperava do livro, foi uma surpresa para mim me envolver tanto com algo fora da minha zona de conforto. O autor escreveu de uma maneira que foi bastante fácil de ler, a leitura foi fluida e não arrastada como aconteceu com alguns livros de não ficção que li, e isso foi algo muito positivo. Para quem não está muito acostumado com esse tipo de livro mas gostaria de ler, sugiro ler um ou dois textos por dia, pois não ficará uma leitura maçante, e o leitor poderá absorver bastante de cada texto lido. A Editora Valentina caprichou na parte gráfica, a textura da capa ficou incrível, e a parte interna foi bem trabalhada, a fonte e a coloração das páginas contribuem para o aproveitamento do livro.
Para mim, o autor cumpriu o que queria com o livro: informar e criar textos que fazem os leitores pensarem e refletirem de uma maneira gostosa e fácil de aproveitar, com uma boa dose de análises críticas, sem tornar a leitura cansativa. Recomendo para quem se interessa por um livro com bastante conteúdo e que faça refletir e pensar sobre o mundo em que vivemos, como chegamos aqui e onde poderemos chegar, imersos nesse mar de tecnologias e informações, mas sem perder contato com questões essenciais.

"Estruturas empresariais e modelos de negócios devem ter sempre em mente a idéia de que o tempo tecnológico é curto, e tudo em que confiamos hoje será, em breve, lixo."

4/5

Love always,
Francielle

site: http://www.theserialreader.com/2013/06/resenha-adeus-facebook-jack-london.html

Irene Moreira 21/07/2013

A Editora Valentina está sempre nos trazendo ótimas novidades desse mundo literário. Adeus, Facebook – O Mundo Pós-Digital é um livro escrito por Jack London – um dos pioneiros da internet no Brasil - economista, consultor, professor e empresário.

O livro consta de vários textos que procuram esclarecer o leitor sobre o futuro e as mudanças que ocorrem com as novas tecnologias que transformarão o mundo. Parte desses textos foram copiados da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, onde London é colunista da edição on-line.

“O futuro não é mais o que era? Que futuro tem uma sociedade que, atropelada pela produtividade, perde contato com a reflexão?” Página 15

O mundo da tecnologia está em constantes mudanças e todos os dias nos deparamos com algo novo. Digo isso por experiência própria, seja na vida profissional ou pessoal, onde me encontro com novas soluções exigindo constantemente um novo aprendizado.

Hoje se torna imprescindível estar ligado ao mundo virtual. A internet se tornou vital para o ser humano que em uma pesquisa foi constatado que não estar conectado é viver na solidão. “... uma nova forma humana:depois do Homo sapiens, o Homo tela.” Página 20

Jack London através de pequenos textos de fácil leitura nos leva a conhecer o que aconteceu antes e depois da era digital.

Conquistas da ciência, educação e saúde com um resultado inesperado. “Você trocaria novas conquistas materiais por mais cinco anos de vida?” página 22

A história da riqueza dos países através de formas diferentes ( mares, máquinas e massas). O que fazíamos há 10 anos, sem o Facebook e o Twitter? As redes sociais as consultas ao Google fazem parte do nosso dia a dia.

Relata que da mesma forma que avisou que o Orkut perderia o seu lugar é a hora do Adeus ao Facebook como rede social dominante.
“Estaremos vivendo o tempo do fim da informação e da reflexão duradoura” página 44

A cada texto recebemos mais informações e como devemos agir, sermos diferentes e saber pesquisar e estudar para que possa se destacar. São dicas que valem não só para o empreendedor e sim para todos que queiram inovar, ter novas idéias que só vão ajudar em seus negócios.

“Que tal iniciar um movimento para exigir mais criatividade e ousadia e menos banalidade na web?” página 127

Cita sobre as grandes oportunidades para a criação de negócios para a Copa de 2014 e concluindo com a crise da tecnologia levando ao fim de uma era com diversas informações e dicas sobre e-livros, e-commerce , Internet, enriquecimento finalizando com as previsões para 2014.

"Última previsão: em 2014 você será convidado a viver, como está sendo em 2013. Não espere, faça-o já: não se esconda por achar que sabe pouco ou pode pouco. Não é assim que são formadas as grandes pessoas. Elas são sempre as que mais arriscam, mais tentam, errando ou acertando; Espero você nessa estrada."página 176

Um leitura muito especial com informações que são importantes para nós e que não podemos ficar parados e sim procurar inovar, ser criativo porque as mudanças são rápidas e temos que estar preparados. Quanto a diagramação, apresentação do livro seguem a marca registrada de qualidade das obras da Editora Valentina.

Saleitura 21/07/2013

Leitura e resenha por Irene Moreira

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/07/resenha-do-livro-adeus-facebook-o-mundo.html

ricardo_22 24/06/2013

Resenha para o blog Over Shock
Adeus, Facebook – O Mundo Pós-Digital, Jack London, 1ª edição, Rio de Janeiro-RJ: Valentina, 2013, 180 páginas.

De um tempo pra cá encontramos uma séria dificuldade de imaginar nossa vida sem a influência da tecnologia, mais precisamente da internet. Dificilmente as novas gerações se lembram de uma época em que a internet não esteve presente, e também por isso imaginar um mundo pós-digital é praticamente impossível. Mas como tudo na vida, a tecnologia passa por mudanças e devemos estar preparados para enfrentá-las.

Considerado um dos pioneiros da internet no Brasil, o economista Jack London adquiriu uma vasta experiência ao trabalhar com o comércio eletrônico, e por isso foi convidado a realizar palestras em várias partes do país e do mundo. Sabemos então que London possui autoridade no assunto e é capaz de apontar as principais vantagens (ou erros) de usar a internet ao nosso favor, o que é encontrado em seu novo livro: Adeus, Facebook – O Mundo Pós-Digital.

Reunindo uma série de textos, alguns deles já publicados na edição on-line da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, Adeus, Facebook pode ser considerado um grande aliado de quem, de alguma forma, usa a internet para seus negócios ou simplesmente necessita da conectividade para se sentir completo. Com dicas, exemplos e fatos, London dá uma verdadeira aula com sua obra de não-ficção.

Apesar de um gênero pouco atraente, e de tratar um tema que aparentemente pode não agradar a todos, Adeus, Facebook possui uma grande vantagem e também uma desvantagem: ao mesmo tempo em que possui textos curtos, facilitando a leitura, é um livro que precisa ser lido imediatamente, já que no mercado as mudanças ocorrem frequentemente e tudo o que é exposto pode se tornar algo do passado da noite para o dia.

“Para você, o que é hoje a solidão? A maior parte dos pesquisados respondeu que solidão é não estar conectado. Essa é a solidão do século 21, que deixa de lado a presença física de outros humanos no mesmo ambiente, mas declara ser imprescindível estar no mesmo ambiente onde estão hoje 2 bilhões de humanos” (pág. 19).

O fato de reunir textos publicados anteriormente em revistas explica o motivo de Jack London não jogar informações sobre o leitor, sem dar chance de esse absorver tudo o que está sendo lido. Dessa forma o autor explora uma sequência objetiva ao explicar rapidamente o que veio antes da era digital, como essa nos influencia, e por fim o que devemos esperar do nosso futuro e o da própria tecnologia.

Dividido em cinco partes, Adeus, Facebook relata sobre as mudanças que a industrialização e o surgimento das novas tecnologias causaram na sociedade como um todo, desde a linguagem como também no nosso dia a dia. Com esse surgimento, as redes sociais não demoraram a ganhar importância e são as grandes responsáveis pelos números monstruosos que surgem a cada dia quando estamos falando sobre a internet. Mas o grande problema, e que também é apontado por London, é o fato de empresários e consumidores não usufruírem de tudo o que a internet nos proporciona. Mudar essa realidade pode ser considerada uma proposta da obra.

Mais em: http://www.blogovershock.com.br/2013/06/resenha-160-adeus-facebook-o-mundo-pos.html

Ju 21/06/2013

Adeus, Facebook
Adeus, Facebook é um livro de não-ficção. O que não impediu a editora de caprichar na apresentação. Eu amei a capa, com o pobre facebook sangrando... rs...

O autor começa falando da velocidade das transformações no mundo. Ele nos demonstra que tudo acontece cada vez mais rápido, e que é inevitável que o que hoje para nós é essencial, daqui a um tempo se torne obsoleto (inclusive o facebook).

Me interessei por esse livro porque sou uma testemunha dessas transformações. As crianças hoje praticamente já nascem com e-mail e perfil no face; eu só tive meu primeiro e-mail ao entrar na faculdade. Vivi meus primeiros 18 anos de vida sem um celular. Naquele tempo, ninguém morria por não estar conectado 24 horas por dia. Hoje, grande parte das pessoas (eu inclusive) se arrisca a ter um surto de loucura caso não tenha um computador disponível (fiquei um pouco chocada por descobrir que 50% dos brasileiros acima dos 14 anos ainda estão fora do mundo digital. É um dado tão fora da minha realidade que nunca tinha parado para pensar sobre ele).

E como viver sem um celular (ou mais de um)? Conheço uma pessoa que consegue, mas isso é realmente raro. Fico feliz porque ainda não chegamos à etapa em que o celular faz parte do corpo. Algumas pessoas se irritam bastante comigo quando não atendo uma ligação ou não respondo uma mensagem imediatamente. É que às vezes o celular me estressa e eu simplesmente o abandono em algum canto... rs...

A escrita do Jack é bem ágil, e o raciocínio muito bem conduzido, o que me manteve interessada todo o tempo. Ele trata de assuntos complexos com simplicidade e bom-humor, o que os torna acessíveis a qualquer leitor (encontrei algumas palavras que não conhecia, mas considero esse mais um ponto positivo). Essas características me fizeram reproduzir aqui uma citação de Confúcio, que consta do livro:

"Ensina-me, e eu vou esquecer.
Mostre-me, e eu irei lembrar.
Envolva-me, e eu vou entender."

Foi exatamente assim que me senti. Jack me envolveu, e eu entendi.

"Algumas pessoas vivem a sua vida como se hoje fosse o último dia. Faça ao contrário, viva cada dia como se fosse o primeiro. Sempre um novo começo, tempo para o novo e para renovação da confiança."

É bem complicado falar do livro para vocês, acho muito mais fácil resenhar ficção. Adeus, Facebook contém um conjunto de artigos escritos por Jack, divididos em 5 partes: O Mundo Pós-Digital; Adeus, Facebook. Bom Dia, Futuro; Empreendedores e Empresas; O Brasil, Você e a Internet e A Crise da Tecnologia: Fim de uma Era. Minha favorita foi a parte III, Empreendedores e Empresas, porque nela o autor dialoga sobre vários conceitos da área de marketing, que é um tema que eu adoro.

E essa parte ainda me trouxe uma informação muito curiosa: vocês sabiam que, em 2011, uma revista americana bem conhecida no ramo da tecnologia, a Fast Company, publicou uma lista das 100 pessoas mais criativas que continha cinco brasileiros, sendo que o melhor colocado entre eles foi um cacique? Pois é, o chefe Almir Suruí ganhou a colocação por ter colocado em prática uma experiência tecnológica numa tribo isolada da Amazônia.

Achei o livro realmente muito interessante (apesar de estar deprimida até agora por descobrir que a média de leitura do brasileiro em 2012 foi de apenas 2 livros no ano). Os assuntos debatidos intrigam e fazem pensar. Acredito que esse tenha sido um dos objetivos do autor, que ele cumpriu muito bem. Adeus, Facebook foi uma leitura que superou minhas expectativas.

"Que futuro tem uma sociedade que, atropelada pela produtividade, perde contato com a reflexão?"

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/06/resenha-adeus-facebook.html
Duh 25/06/2013minha estante
Que bacana, o livro. Quado soube que era um não ficção me afastou um pouco, mas o título atrai, mesmo aqueles que não leem, acredito eu, devem se sentir atraídos a dar uma espiada só por causa do título.
ótima resenha XD

Juh 26/06/2013minha estante
Nooossa Ju este livro parece ser muito bom. COmo você falou, eu tbm vim ter meu primeiro celular aos 15 anos e o meu primeiro email eu abri em 2010. Hoje em dia crianças já nascem tendo de tudo. Hoje em dia o mundo digital tem tirado o tempo de leitura das pessoas. Até eu mesmo, lembro que antes quando não tinha nenhuma rede social eu lia bem ++++!Parabéns pela resenha, concordo que deve ser dificil msmo resenhar um livro não-fictio, rsrsrs. Mas é um ootimo livro, fiquei curiosa para ler ele!

Lua 26/06/2013minha estante
Para falar a verdade, não tinha muito interesse nesse livro. Até por que, sou mais ligada a ficção, no entanto, estou tentando abranger minhas leituras a tipos diferente e, Adeus, Facebook, seria bem agradável. Pela sinopse, achei que se tratava de uma narrativa chata, apenas mostrando dados e mais dados o que não me envolve. Depois da sua resenha vi que o autor trata do assunto de uma forma cativante e realmente instiga mergulhar nessas páginas. =D

Beijos!

Gabi 26/06/2013minha estante
Será que o Facebook vai acabar mesmo? Há quem discorde... Me interessei pelo título chocante, estou louca pra ler, mas falta-me tempo.

Wal @fantasiandopaginas 28/06/2013minha estante
Acho bem dificil o facebook acabar no momento antes tem que existem outra rede de relacionamento tão grande ou interessante quanto.. mas é interessante o livro.

Adriane Rod 30/06/2013minha estante
Adorei a capa também, e a premissa é bastante interessante. E eu fico imaginando o que virá depois do facebook. Me lembro do Orkut como se fosse ontem, imbatível...

Adoro livros que nos deixa reflexivos depois... E é mesmo triste saber que a leitura é tão desvalorizada aqui no Brasil.

;)

Thaís 01/07/2013minha estante
Oi Ju! Adorei a capa, ja tinha visto você divulgando ele, mas adorei a resenha e o tema é muito realista e polemico haha

Manuella_3 01/07/2013minha estante
O livro me interessa sim. Como o Orkut degringolou, assim tb o FB e todas essas novidades que logo logo se tornam obsoletas e são perfeitamente descartáveis... com prazo de validade. É a nossa sociedade consumista e rápida nas escolhas, muito influenciável pelos interesses de massa...
Belas reflexões - a sua e a do livro.

Ana Lopes 04/07/2013minha estante
Oi Ju !

Amei sua resenha ,e estou super curiosa quanto ao livro , ou melhor , acho que a palavra certa seria ansiosa ;)

Thay Ribeiro 06/07/2013minha estante
Eu estou bem interessada nesse livro! Gostei muito da resenha!!!Eu não sou tão ligada em facebook, mas ficar sem celular é muito complicado! Gostei muito do enredo e quero muito o livro!!!

Rafaella 09/06/2013

" Estaremos vivendo o tempo do fim da informação e da reflexão duradoura?" Página 44

Apesar de o livro Adeus, Facebook - O Mundo Pós-Digital ser bem diferente do que eu esperava quando solicitei a obra à Editora Valentina, posso afirmar que o livro é diferente de uma forma positiva. Logo no início da leitura eu percebi que a obra era bem diferente das leituras convencionais sobre as mídias e tecnologias em geral, uma vez que Jack London fez a divisão da obra em cinco partes e cada uma delas apresentava capítulos divididos em forma de textos que já foram publicados e que fazem abordagens variadas sobre um mesmo tema.

A única parte da obra que não consegui me interessar foi a primeira, intitulada " O Mundo Pós-Digital", mas não estranhem: oh, ela não gostou do que o livro aborda. Muito pelo contrário, nesta primeira parte o autor começa desde o princípio a abordar sobre como o mundo era regido antes das tecnologias. E, também, como foi a inserção de celulares, computadores, tablets e demais aparatos eletrônicos na rotina das pessoas e agora estes aparelhos tornaram-se indispensáveis para qualquer área de nossas vidas.

Com uma abordagem bem trabalhada, e em algumas vezes bastante engraçada, Jack London mostra como estas tecnologias que sempre são criadas aos montes estão intrinsecamente ligadas à existência do homem atual. As grandes invenções como, por exemplo, a energia e o saneamento básico tornaram-se obsoletas tendo em vista a quantidade de aparelhos lançados anualmente.

O que chama bastante atenção nos textos de Jack London é que ele cita acontecimentos atuais da vida em sociedade para fundamentar suas teorias como, por exemplo, foram citadas ao longo da obra a novela Avenida Brasil e a trilogia Cinquenta Tons de Cinza, confesso que em ambas as citações eu me acabei de rir.

"Quem sabe é a literatura? O bestseller internacional de 2012/13 é um livro escrito por uma mulher que ressalta as delícias do sadismo "light" e o uso sofisticado da violência nas relações sexuais. Qual a distância desse sucesso impresso no velho papel e a ideia de "descontrole"? Traduzindo em bom português, é uma espécie de me serve, vadio." Página 115

Apesar de ser um livro sobre tecnologias e suas consequências na vida humana a obra Adeus, Facebook - O Mundo Pós-Digital não é enfadonha e o leitor à partir de um momento se vê tão conectado com as palavras de Jack London que torna-se impossível largar o livro e fazer outra atividade. A leitura é bastante rápida e a cada artigo há uma citação destacada que ilustra perfeitamente o que é abordado no capítulo que está sendo lido. As páginas amarelas da obra facilitam bastante a leitura e há alguns destaques e listas que sempre estão em negrito e itálico, o que facilita bastante a identificação e releitura. Não sei nem o que falar sobre a capa, se vocês acham que esta imagem ilustra a beleza dela, não podem deixar de conferir a do livro impresso. É maravilhosa e como falei no Twitter uma vez, tive de começar a leitura um pouco depois do previsto porque meu irmão se apaixonou pela capa e sequestrou meu livro por alguns dias. Leitura recomendada principalmente para aqueles que de alguma forma estão conectados com a internet como, por exemplo, blogueiros, comunicadores (um motivo para eu, constantemente, ler obras sobre tecnologias), publicitários e redatores, mas se você se interessou não deixem de conferir. Lembro-me que na divulgação da obra diversos leitores se interessaram pelo livro, leiam e não irão se arrepender. Não vejo a hora de o lançamento em Curitiba acontecer para eu conhecer o autor, Jack London.

" Viver e renovar-se permanentemente, transformando experiências e escombros pessoais em gestos positivos deve ser nossa agenda diária. Experimente em 2013 e em 2014 reciclar sua existência sem medo, sem jogar fora o passado. Freud dizia que o passado sempre volta, que ele é o "eterno reprimido que retorna"." Página 175

DISPONÍVEL EM: http://laviestallieurs.blogspot.com.br/2013/06/resenha-adeus-facebook-o-mundo-pos.html

Fernanda 04/06/2013

Resenha: Adeus, Facebook
LINK DA RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

Resenha: Quem não está envolvido com tecnologia hoje em dia? Ou melhor dizendo...quem não tem facebook, twitter ou instagram? São tantas redes sociais que se torna quase impossível que alguém não se renda aos encantos da internet. Pessoalmente, eu não sei dizer o que seria de mim sem esses meios, ou o que eu poderia estar fazendo, já que desde cedo me vi integrada aos mais variados tipos de acessibilidade. E o mais interessante em “Adeus, Facebook” é que podemos realmente pensar a fundo sobre como nossa vida se encontra diante de tanta interação. Hoje estamos envolvidos com o Facebook, mas antes havia o Orkut, e daqui uns anos, com certeza haverá uma nova ‘febre’ social atingindo nossas casas. Você já pensou nisso?

"Que tal se perguntar o que fazíamos há 10 anos, sem o Facebook e o Twitter? Como conseguíamos viver sem as redes sociais? O que fazíamos para acessar conceitos e conhecimentos antes do Google?" Pg.27

Jack London no faz refletir além das redes sociais, e nos faz enxergar o óbvio: internet não é só isso. As pessoas podem pesquisar qualquer ideia, fazer qualquer coisa, desde pagar uma conta até abrir um negócio. Quem nunca pensou em trabalhar pela Internet? Esse não é o sonho de todo mundo? Bom, vou confessar que é o meu. Você pode fazer um horário mais flexível, administrar sua vida e rotina com maior clareza. Mas é claro que não é fácil, como nada nesse mundo é. Como todo tipo de negócio, você precisa planejar muito bem cada passo que der e o mais importante é que necessita de muita dedicação e paciência. Levando em conta, todo esse processo, é importante perceber que os meios tecnológicos só tendem a crescer, e todos os administradores, sejam de negócios físicos ou não, deverão se render aos novos processos e tendências. O mundo não para com as mudanças, e as pessoas precisam evoluir juntamente. Você precisa trabalhar na sua marca. Isso é imprescindível.

“Como em Missão Imposível, você tem apenas cinco minutos para refletir sobre as informações que partilhamos nas últimas duas horas. A partir daí, seu celulra vai tocar, suas mensagens e e-mails vão cobrar sua atenção e tudo que fizemos aqui será autodestruído e se transformará num único bit ambulante vagando no espaço. Fim do contato.” Pg.45

Cada capítulo se torna mais surpreendente de acordo com as dias sugeridas pelo autor. Nos faz perceber que podemos mudar se realmente quisermos e se, claro, conseguirmos usar um pouco de nossa criatividade. Jack London é detalhado e totalmente concentrado em seus textos. Não é, em momento algum, aquele tipo de livro especifico para empreendedores ou afins. Acredito que os textos são extremamente importantes à todos, para que consigam encontrar o verdadeiro sentido das palavras e quem sabe, formular novas ideias e projeções. Uma inovação sempre ajuda, não é mesmo?

“As pequenas e médias empresas podem ter uma função social e econômica diferente daquela que pensamos.” Pg.85

LINK DA RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

Rafa 28/05/2013

Resenha - Adeus, Facebook - Jack London
O Facebook nos dias de hoje é uma das redes sociais mais acessadas tanto no Brasil como no mundo. O fato é que há uns tempos, quando o Facebook era bem desconhecido, nós brasileiros éramos fascinados pelo Orkut, hoje já esquecido pela maioria dos usuários da internet. E o que será daqui há alguns anos com a internet mais evoluída? Como será os aplicativos que usamos hoje? Será que o Facebook ainda prevalecerá?

A Internet não é só redes sociais e pesquisa, vai além disso, uma coisa que aprendi muito bem com London ao ler este livro foi que a mesma abrange coisas infinitas no qual pelo espírito empreendedor, poderemos fazer qualquer coisa, qualquer coisa mesmo. O que falta no mundo empresarial são ideias produtivas e inovadoras. As ideias centrais do livro nos faz refletir sobre o futuro, sobre as inovações futuras, não é um livro apocalíptico ressaltando as novidades tecnológicas do futuro, está mais para uma abrangência de novidades mega interessantes de como se dar bem lá na frente, assuma o controle agora e você se dará bem com certeza em 2040.

"Vem aí a internet semântica, o fim do aprendizado da escrita cursiva, a transmissão e a recuperação de informações cérebro a cérebro. Estar conectado enquanto dormimos está previsto para 2040." - Página 20

A leitura discorre deliciosamente fácil, em 1ª pessoa Jack London não escreve só para pequenos, médios e grandes empresários ou leitores ou para quem quer entrar no empreendedorismo, mas ele consegue englobar todos os tipos de pessoas, mesmo que seja só para alertá-lo sobre o "Fim do Facebook" (jovens), que em outras palavras posso dizer "Nós somos o futuro, nos inovamos, o futuro já chegou". Segundo sua pesquisa, o Facebook vem cada vez mais perdendo seus usuários...

"Que tal se perguntar o que fazíamos há 10 anos, sem o Facebook e o Twitter? Como conseguíamos viver sem as redes sociais? O que fazíamos para acessar conceitos e conhecimentos antes do Google?" - Página 27

O livro engloba vários assuntos legais que dá pra levar em conta e praticar as ideias criadas pelo autor, não tenha medo de errar, revisitar o passado, aprender e cair, retomar conteúdos da sala de aula é imprescindível, mas tudo isso sob a lição de London, se você seguir o raciocínio do autor com certeza será uma pessoa de sucesso.

Ao findar a leitura senti o quão especial foi ler cada capítulo, em especial o último, que foi o que mais me surpreendeu, eu sei que não vou praticar a maioria das dicas do autor, até porque não levo jeito pra coisa, mas posso afirmar com veemência que o autor me fez refletir sobre muitas coisas que costumo fazer no meu dia-a-dia como ser mais criativo no que faço, prosperar sem esperar de braços cruzados, que não preciso ter medo de morrer porque pela ciência e tecnologia de hoje viverei mais do que imagino, que meu último tweet publicado há 3 horas sumirá pra sempre... Isso e vários outras coisas... O Facebook vai acabar, mas as pessoas ainda não, que tal inovar tudo agora?
Carlos Patricio 19/07/2013minha estante
Ótima resenha, cara. Parabéns! Fez com que eu desejasse ler o livro

Janis 23/09/2014minha estante
Que resenha incrível, eu estava pesquisando para ver se comprava ou não o livro, mas depois de lê-la, passei a desejá-lo! Parabéns.