The Devil

The Devil's Dictionary Ambrose Bierce

Resenhas - O Dicionário do Diabo

yurigreen 09/12/2012

Ambrose Bierce foi um jornalista intelectual do séc. XIX que ao que tudo indica, não teve uma vida de muitas alegrias. Famoso por seu pessimismo exagerado e sua forma amarga e irônica de enxergar o mundo, escreveu esse pequeno dicionário, o qual apresenta vários verbetes com significados à seu modo. Dentre as várias caracterizações pouco palatáveis dos termos incluídos na obra, destaco aqui algumas, como por exemplo ABSURDO: Declaração de fé manifestamente contrária a nossa própria opinião; ANO: Período de 365 decepções; RECREAÇÃO: Tipo especial de canseira que alivia uma fadiga generalizada. Porém, mesmo com vários termos bem depreciativos, algumas vezes seu racionalismo iluminista nos surpreende, como visto em RECONSIDERAR: Buscar uma justificativa para uma decisão já tomada, ou ainda em PRECONCEITO: opinião fajuta, sem meios visíveis de sustentação. O americano aqui mencionado foi também escritor de vários contos de horror e é posto pela crítica jutamente com outros grandes mestres do gênero como Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft, os quais já venho querendo ler a algum tempo.