O Último Dia de um Condenado à Morte

O Último Dia de um Condenado à Morte Victor Hugo

Resenhas - O Último Dia de um Condenado

Samuel539 13/01/2024

"A morte nos torna perversos."
Das surpresas que as minhas leituras "aleatórias" me proporcionam.
Do Vitinho só havia lido Os Miseráveis, que amei muito, e agora peguei essa pérola.
Que narrativa envolvente. Conseguia sentir a tensão e a ansidade de esperar algo, de sofrer com o personagem, de saber sobre sua vida... seria espetacular uma boa adaptação cinematográfica. E saí da leitura querendo mais Victor Hugo.

Gerlane8 12/01/2024

Que escrita excepcional
É de grande estranheza ? de modo positivo ? o quão bem escrita foi essa narrativa de Victor Hugo.

O livro nos fala sobre algo que chegará para todos, mas não do mesmo modo: a temida morte.

Um importante ponto a ser indagado:

? O condenado pediu por piedade ao aproximar-se da hora da sua morte. Será que o mesmo se arrependeu veementemente do crime cometido?

Gabriel Abib 30/12/2023

O último dia de um condenado e o último livro do ano!
A premissa por si só é interessante e escrito por tal magnífico autor não poderia dar outra coisa. Nesse livro Victor Hugo tenta deixar seu claro protesto às condenações capitais, na sua visão tão cruéis e bárbaras, práticas comuns e circenses na Paris de outrora.
Guardarei 3 passagens desse livro:

1 - A reflexão do condenado sobre a frieza do padre que o atende no último dia e ainda tem a audácia de o chamar de ímpio.

2 - o pesadelo do condenado com a velha e a vela. Em uma página o cara me lançou um conto de terror muito bom ala Stephen King, gênio.

3 - o sarcasmo até no final de sua vida, "eles tiram os chapéus e eu a cabeça"

Interessante a escolha de não compartilhar a identidade e o crime do personagem (que se admite culpado sempre), faz com que a nossa atenção seja no evento e na reflexão da crueldade do destino e não em uma historia dramática de fundo/origem.

Alex Viana 30/12/2023

Muito bom!
Mas, retorquirão, é preciso que a sociedade se vingue, que a sociedade puna. Nem uma coisa nem outra. Se vingar é próprio do indivíduo, punir é de Deus. A sociedade está entre os dois. O castigo está acima dela, e a vingança, abaixo. Nada de tão grande ou de tão pequeno lhe convém. Ela não deve ?punir para se vingar?; ela deve corrigir para melhorar.

ViviGreg. 21/12/2023

Livro melancólico e reflexivo, em que o personagem principal tem diversos pensamentos a respeito da vida e da morte em si. No decorrer da história, vamos nos apegando ao protagonista e começamos a compartilhar dos mesmos sentimentos e pensamentos que ele tem, deixando o desfecho, já sabido, pior ainda. Entretanto, é um livro muito bom, questionador e induz diversas reflexões durante a leitura, principalmente a respeito do valor de uma vida.

Debs 15/12/2023

CHATO! Livro muito chato de ler. Não fala o motivo da prisão, o que não faz entender o pq de uma pena tão pesada. Pra quem gosta de histórias verídicas deve ser uma boa leitura.

Fabio 07/12/2023

"O último suspiro da esperança"
"O último dia de um condenado" foi escrito de 1829 pelo romancista, poeta e dramaturgo francês, Victor Hugo, e retrata a atuação política e social do autor, em defesa da abolição de pena de morte em um período turbulento da França pós-napoleônica, quando a dinastia Bourbon, retoma o poder, e impõe várias execuções aos traidores e criminosos de alto grau.

A história se passa na França do século XIX, onde as exibições públicas de pena de morte eram frequentes, e o autor nos conta em primeira pessoa, em forma de diário, os sentimentos, tormentos e lembranças de um condenado no último dia antes de sua execução. Não sabemos o nome do detento, ou o crime pelo qual foi condenado, artifício do autor para deliberadamente nos deixar a certa distância do protagonista, e que, depois de forma primorosa, vai encurtando a longitude, progressivamente até nos fazer íntimos das angustiantes passagens e descrições do encarcerado.

Victor Hugo, nos entrega um texto extremamente humanista e de forte apelo emocional, mas sem "melancolismos", onde a pauta não está no sofrimento, mas na redenção de um condenado durante o período de cárcere em que simplesmente aguarda o momento em que será entregue a guilhotina na presença de seus conterrâneos, então nos obriga a percorrer todos os sinuosos e claustrofóbicos corredores da famigerada prisão francesa de Bicêtre, até o infortúnio derradeiro encontro no palanque, com a máquina de ablação.

"O último dia de um condenado" nos leva a uma profunda reflexão sobre a existência e as consequências dos nossos a atos, e o autor através do protagonista-narrador invade a mente do leitor de forma fascinante, e evoca de modo quase sobrenatural a consciência e nos faz vislumbrar de maneira bem singela o verdadeiro significado da vida e também a reconhecer o valor incomensurável do ser humano, quando nos remete ao nosso estado primitivo da busca pela vida a qualquer custo, sobretudo ao valor que imputamos a cada instante de nossa existência.

O brilhante texto de Victor Hugo apesar de ficcional, é um diminuto tratado humanista, repleto de alegorias, o qual argumenta de forma tácita a própria necessidade de debater sobre as penas que se vitimam, e de forma empírica expõe os conceitos sociais de uma época que a própria lei não estava alicerçada nos direitos e deveres do ser médio-comum, mas daqueles detinham o poder, apesar de não adotar abertamente o discurso mais utilizado da época que tratava da "luta de classes".

A Magnifica obra "O último dia de um condenado", é amplamente reconhecida como o preludio de "Os Miseráveis" e influenciou de forma direta autores e pensadores como: Charles Dickens, Albert Camus e Fiodór Dostoievski, inclusive foi chamado pelo último de "Obra Prima da Literatura".

Em suma "O último dia de um condenado", é um livro de cenas emocionalmente fortes, e impactantes, de linguagem atraente, repleta de lirismos, que destrincha o pensamento humano, no momento em que o se perde a última esperança, e os medos veem à tona e esmagam por todos os lados, mas que provocam o íntimo tão profundamente que, dão um último fôlego de coragem e hombridade, aqueles desesperados a viver até último suspiro de vida, antes da impiedosa lamina descer.
CPF1964 07/12/2023minha estante
?????. Excelente resenha. Vitinho ficou orgulhoso de você.

Roberta 07/12/2023minha estante
Já quero! ??????

Fabio 07/12/2023minha estante
Obrigado, Cassius meu amigo!
Lisonjeado com as palavras!?

Fabio 07/12/2023minha estante
Roberta, vai amar esse livro e as reflexões que ele nos remete

Vanessa.Castilhos 07/12/2023minha estante
Mais uma resenha incrível de maravilhosa, amigo Fabio!! Parabéns!! Já quero muito ler esse tbm! ?

Carolina165 07/12/2023minha estante
Resenha mto bem escrita Fábio! ???????

Fabio 07/12/2023minha estante
Obrigado , Van minha querida belíssimas palavras!!!?
Separa um tempo, o ano que vem pra ler esse, Van, porque você vai amar, eu tenho certeza!!!

Fabio 07/12/2023minha estante
Carolzinha, minha querida, eu agradeço pelo carinho e presença de sempre!?
Amigas como vocês são uma raridade!
Feliz em ter conhecido vocês... de coração!??????

Carolina165 07/12/2023minha estante
Fábio, meu amigo querido, mto obrigada pelo carinho e amizade maravilhosa! ???

É reciproco, querida!?

Vanessa.Castilhos 07/12/2023minha estante
Fabio, amigo querido!! ?

Mel 07/12/2023minha estante
Que resenha maravilhosa, Fabio!! Suas palavras ao descrever sua visão sobre o livro, são magníficas! PARABÉNS, meu querido, você usa as palavras com maestria.
Já quero ler esse também! ?
???

Fabio 07/12/2023minha estante
Mel minha querida, muito obrigado!???
Me deixou sem palavras por aqui e extremamente lisonjeado!
Obrigado pelo carinho !?
Põe na lista que não vai se arrepender!!!!

Digo o mesmo, Van!?

Núbia Cortinhas 08/12/2023minha estante
A sua resenha é uma obra de arte!! Uauuu!! ???????????????

Ivone. 08/12/2023minha estante
Resenha maravilhosa, Fabio!
Elas sempre me despertam curiosidade sobre o livro ?

Fabio 08/12/2023minha estante
Núbia, é sempre um prazer enorme ter você por aqui lendo minhas resenhas. Fico extremamente lisonjeado, com suas belíssimas e carinhosas palavras!
Muito obrigado!??

Fabio 08/12/2023minha estante
Ivone, querida, muito obrigado pelo carinho e presença de sempre!?
Fico feliz que os textos deixem, você curiosa a ler essas obras, pois meu único intuito é mostrar aos meus amigos, o quão importante é dar uma chance aos livros, mesmo aqueles que pareçam difíceis ou que tem um critica negativa, mas nesse caso, não tem nem contestação, pois os próprios gênios da literatura exaltaram esse livro ?

AndrAa58 08/12/2023minha estante
Que resenha maravilhosa ????? vou ter que ler ?

Mariana 08/12/2023minha estante
Que graciosidade nas suas palavras Fábio! Li vagarosamente para absorver cada frase, você transpos as emoções e palavras de uma forma incrível!! Parabéns ???????

Andréa, muito obrigado!
Fico feliz que tenha gostado desse textao kkkk
Agradeço demais!!!?

Mari, minha querida!??
Você não sabe o quão feliz eu fico em ler essas palavras!
Agradeço demais pela amizade e por estar sempre presente????
Você me deixou aqui sem palavras, de verdade... Agradeço por tamanho carinho!!!

Cris 08/12/2023minha estante
Tenho esse livro é após ler sua resenha, já quero ler! ?

Muito obrigado, Cris!
Fico imensamente feliz em te incentivar a ler!?

Mariana 08/12/2023minha estante
Eu sou grata de igual modo por sua amizade e por todo carinho sempre! E sempre estarei por aqui, porque é sem dúvidas um prazer!???????

Fabio 08/12/2023minha estante
Faço das suas, as minhas palavras!?

Valesca.Castelani 09/12/2023minha estante
resenha topp

Fabio 09/12/2023minha estante
Muito obrigado, Valesca!?
Tô de olho nas suas resenhas hein!?

Valesca.Castelani 09/12/2023minha estante
que legal

alice 12/12/2023minha estante
Resenha incrível, Fabio! Deu vontade de ler o livro ??

Fabio 12/12/2023minha estante
Muito obrigado, Alice!?
Fico feliz que tenha gostado da resenha, e ainda mais que, tenha te animado a ler essa obra prima!?

JulioCReis 10/11/2023

Lamentos...
Leitura super rápida porém muito triste. Eu sou uma pessoa totalmente contra a pena de morte, e esse livro me fez refletir mais sobre o assunto.

isadora.borsato 06/11/2023

[...] Mas concedam-me a vida!
Era considerado um homem até a sentença, mas passou a ser apenas um condenado depois do veredito, revelando a objetificação do indivíduo e o despojamento do seu direito de ser tratado como ser humano.
Qual fora o crime? Não importa, o peso da vida vale mais que a gravidade do delito.
O último dia de um condenado retrata o sofrimento de um homem que se vê forçado a caminhar para o outro lado e a insensibilidade de toda uma sociedade.
Embriagados com os poderes de um Deus, com a lei na mãos, os Juízes decidem quem vive ou não, e os carrascos, cujo ofício é a morte, cumprem a ordem diligentemente.
É uma obra angustiante que nos faz refletir sobre a importância da vida e os limites da pena, independente do viés político do leitor.
A escrita em primeira pessoa, de dentro da cela, aguardando seu último suspiro, nos coloca no lugar do condenado, sofrendo suas dores e medos, apegando-se nas mesmas esperanças, aguardando um milagre, uma salvação qualquer.
É um lembrete que, devemos abordar a vida com respeito e ponderação, sem distinção.

"Parece haver um barulho de sino agitando as cavidades de meu cérebro; e à minha volta só percebo essa vida plana e tranquila que abandonei, e na qual os outros homens ainda seguem, de longe e através das fissuras de um abismo." (pag.123).

Claudia 03/11/2023

O ÚLTIMO DIA DE UM CONDENADO
Uma viagem à França do século XIX, ao mundo do século XIX. Duro e cruel, como o mundo ainda é, mas de forma mais literal.

Último dia de um condenado foi uma forma de Vitor Hugo protestar contra a pena de morte e o sistema prisional.

Lista de Livros 30/10/2023

Lista de Livros: O Último Dia de Um Condenado, de Victor Hugo
“Condenado à morte!

Afinal, por que não? “Os homens”, lembro de ter lido não sei em qual livro, mas que só havia isso de bom, “os homens são todos condenados à morte com protelações indefinidas.” O que haveria, assim, de tão diferente em minha situação?

Desde a hora em que minha sentença foi pronunciada, quantos dos que se preparavam para uma longa vida morreram! Quantos dos que esperavam, jovens, livres e saudáveis, ir ver cair minha cabeça em tal dia na Place de Grève, anteciparam-se a mim! Quantos, daqui até lá, que andam e respiram ao ar livre, que entram e saem à vontade, talvez me precedam também!

Além disso, o que me oferece a vida para que eu lamente tanto ser privado dela? Na verdade, o dia sombrio e o pão negro do cárcere, a porção de sopa magra na tigela dos condenados às galés, ser tratado com aspereza, eu que sou refinado pela educação, ser brutalizado por carcereiros e guardas, não ver um ser humano que me julgue digno de ouvir ou de emitir-lhe uma palavra, estremecer o tempo todo por aquilo que fiz e por aquilo que me farão: eis aí quase os únicos bens que o carrasco pode me tirar.

Ah! Mas não importa, é horrível!”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2023/07/o-ultimo-dia-de-um-condenado-de-victor.html

Sofia.Cunha 24/10/2023

Acredito que um livro seja muito bom quando me faz claramente questionar minhas próprias opiniões. Não é spoiler, pois está na resenha do próprio livro (que eu nunca leio antes pra não criar expectativas): a gente nunca descobre a história e nem o crime do condenado. Eu nunca fui a favor da pena de morte, mas, ainda assim, passei o livro inteiro questionando qual crime foi cometido? talvez pra saber se eu sentiria mais ou menos pena, talvez só por curiosidade. O que importa é que em um livro tão pequeno e de linguagem tao simples eu encontrei 96 páginas de questionamentos sobre o mundo e sobre mim. Como é mágico o mundo da leitura.

Tiago 18/10/2023

Victor Hugo e a pena de morte
Excelente leitura. Victor Hugo captura o psicológico de um prisioneiro condenado à morte. Não sabemos seu nome nem sabemos seu crime. Sabemos apenas o que aconteceu desde a hora que a sentença foi proferida até a hora em que o condenado está de frente para o carrasco. O texto não mostra arrependimento pelo crime propriamente dito. O condenado faz reflexões sobre a família, principalmente sua filha pequena. Ele considera que ela também foi de certo modo condenada ao ter de passar o resto da sua vida sem uma figura paterna.

Os aspectos psicológicos do livro são muito interessantes e serviram de inspiração para Dostoiévski em ?O Idiota? quando o Príncipe Michkin faz uma reflexão sobre a guilhotina e a pena de morte. Victor Hugo analisa as últimas 6 semanas do prisioneiro enquanto Dostoiévski analisa os últimos 6 décimos de segundo antes da lâmina chegar ao pescoço. Vale a leitura.