The dinner

Herman Koch

Resenhas - The Dinner

yoshii 21/02/2024

Foi recomendação do booktok
Eu achei que o livro era mais novo, por ter visto a recomendação recentemente. Minha crítica é que achei previsível, mas como o livro já tem mais de 10 anos, acho que não é uma crítica muito justa.
Achei bem ok.

Laura 13/02/2024

Não é pra mim
Não sei se não tive maturidade pra esse livro, se esperava demais dele por ver muitas reviews positivas no TikTok ou se simplesmente não é minha vibe, mas não curti tanto a leitura.
É inegavelmente um bom livro, mas o dilema principal apresentado nele pra mim não é relatable, não é algo que me causaria dúvidas se eu tivesse no lugar do protagonista, o que eu acho que foi o principal ponto que me perdeu no livro. Entretanto, depois de refletir bastante, o livro nos mostra motivos pra entender porque o protagonista se comporta dessa forma e até o porquê disso ser um dilema pra ele, mas acredito que a situação pra mim é grave demais pra eu considerar ter um lado positivo.
Além disso, o uso de flashbacks, apesar de efetivo em mostrar o comportamento do protagonista fora do jantar, foi um pouco confuso em alguns momentos. Um flashback específico não precisava ter sido um flashback, poderia ter acontecido durante a narração, fora que o lugar de vários dos outros flashbacks na história poderiam ser diferentes e teria facilitado o entendimento.
No geral, não foi um mau livro, mas não é meu estilo. Foi interessante em alguns momentos e eu entendo que algumas pessoas realmente veriam o dilema.

Bru 25/12/2023

"Every unhappy family is unhappy in its own way".
Esse livro é odiável, a história é repugnante, os personagens são todos horrorosos e dignos de ódio, o final é horrível, frustrante, totalmente injusto. E eu fiquei tão entretida que não consegui largar até terminar. Então, é basicamente isso - se você quer um livro que te faça passar raiva, mas que te prenda no lugar até o final, esse vai servir como uma luva!