A era da informação: economia, sociedade e cultura

A era da informação: economia, sociedade e cultura Manuel Castells

Resenhas - A era da informação: economia, sociedade e cultura

Filipe 05/11/2023

Um estudo profundo sobre as mediações entre as novas formas de economia, cultura e desenvolvimento dentro da sociedade de redes. Para mim, o capítulo 5, onde os aspectos comunicacionais são abordados, foi o mais interessante e relevante. Certamente é um livro extremamente necessário para quem quer se aprofundar nas principais mudanças econômicas e comportamentais da virada do século.

Marcos Faria 18/04/2012

Enquanto pulava entre quadrinhos bons e ruins, encarei A sociedade em rede (São Paulo: Paz e Terra, 2008), primeiro volume do megaestudo de Manuel Castells sobre A Era da Informação. Foi um livro que me lembrou a definição de Estatística como a arte de torturar os números até que eles digam o que você quer. Porque é isso que Castells faz boa parte do tempo. Quando os dados não confirmam a sua tese, ele isola quantas variáveis for preciso, deriva euqações a não mais poder, até chegar perto do que se encaixe na teoria. Quando nem isso funciona, ele tem uma explicação sempre pronta: é contingência histórica e cultural. O problema é que você não pode fazer isso com o futuro: publicado originalmente em 1996 e revisado em 1999, antes do estouro da bolha, o livro defende que a hipervalorização das empresas “pontocom” muitas vezes acima de seu faturamento e patrimônio era algo perfeitamente racional. Mas o pior para mim está na análise sociológica mesmo. Depois de demonstrar de forma brilhante que a tecnologia de administração precede e de certa forma é independente da informatização, o autor parece se deslumbrar com o avanço tecnológico e apontá-lo como causa do surgimento de uma nova sociedade. Ele ignora qualquer influência da economia e da política sobre a ciuência e a tecnologia, acreditando que estas são independentes no seu desenvolvimento e condicionam todo o resto.

Pulei o prefácio de FHC, porque aí seria demais.

Publicado também no Almanaque: http://almanaque.wordpress.com/2011/02/08/meninos-eu-li-8/

enagumo 23/04/2011

Livro importante para quem quer tentar entender as bases de algumas transformações sociais. Tem um começo voltado para a história da economia e da internet, e vai trabalhando como a tecnologia da informação tem modificado nossa sociedade, seja no trabalho, no tempo, no espaço e nas nossas relações.

Achei interessante algumas comparações que ele faz sobre a cultura do trabalho em alguns países do Oriente (Japão, China) e do Ocidente.

Elaine 16/01/2010

Uma das primeiras análise sobre a nova sociedade que se forma com a cibercultura. Leitura pesada, abrangente. Li apenas as partes que dizem mais respéito com minha área (jornalismo). Mas o livro foi positivo porque alterou algumas visões que tinha sobre a "cultura de massa."

Estel Santiago 10/03/2010minha estante
Realmente, trás uma ótica muito interessante da sociedade contemporânea, nesse período de rápidaz transformações da sociedade informacional.

Porém, não considerei uma leitura pesada. Densa, claro, mas a forma com a qual Castells escreve não é a pior possível, levando em consideração ser um livro teórico, e todas as milhares de páginas que ele escreveu...