Memórias da Emília

Memórias da Emília Monteiro Lobato

Resenhas - Memórias da Emília

Tate 22/12/2010

Este é o livro da minha infância.Engraçado que ele não é um simples livro para crianças. É um livro para adultos também, repleto de filosofias, devagações e mensagens nas entrelinhas…
A Emília discorre sobre a vida, verdade, filosofia de um jeito engraçado e criativo. Sempre que tenho um tempinho me desperta a vontade de reler este livro. Amo!

Gláucia 27/02/2011

Memórias inventadas
Emília aqui está afiadíssima, sua torneirinha de asneiras está vazando a todo vapor. E o pobre do Visconde é obrigado a ouvir, acreditar e registrar tudo, tim tim por tim tim.
Desconfio que a maioria das memórias sejam escritas assim, com muito mais tinta do que realmente possui.

Tinna 30/04/2022

Encantador!
Emília é uma personagem querida da nossa literatura, e quando ela resolve contar suas memórias, recebemos de presente momentos de sonho, diversão e filosofia.

A danadinha coloca Visconde para escrever a maior parte do livro! São duas histórias principais: a do anjinho de asa quebrada que Emília trouxe para o sítio e da viagem dela, Visconde e do anjinho à Hollywood.

Monteiro Lobato faz críticas à sociedade da época através dos comentários de Emília. Deve-se ter em mente que o livro foi lançado na década de 1930 e que a democracia engatinhava ainda no Brasil. Apesar da abolição da escravatura, a transição foi lenta. É necessário ver a linguagem de Emília para falar sobre Tia Nastácia nesse contexto.

Uma leitura agradável que proporciona bons momentos de reflexão!

Mi 16/03/2022

Nada demais
Parece um título bem ruim né, mas estou referindo a leitura feito por uma adulta... Li com os meus alunos e acredito que para eles a história gerou curiosidade, ainda que pouca.
Já para mim, não surgiu grandes efeitos, mas ainda é um história bem escrita, por um autor que eu gosto muito.
Ainda quero reler Chave do tamanho, um livro que li na infância e amava!

Tori 17/09/2021

Essa é uma boa leitura para passar o tempo e eu aproveitei bastante quando criança. A história é bem interessante e rápida de ler.

Marlisom 27/04/2023

"O que eu, Emília, quero dizer é que o amor não se mede por tamanho, nem por idade, nem por espécie.
O amor é uma coisa esquisita, que nasce do nada e cresce porque sim"

Leticia2449 04/01/2022

Esse livro é incrível, já li pela 3 vez e sinceramente me sinto encantada toda vez que leio. Amo livros de fantasia e esse com certeza é meu preferido. Eu recomendo muito!

Marlos 03/12/2011

Emilia e o anjinho
O livro Memórias da Emilia de Monteiro Lobato fala de um anjinho que a turminha do sítio pegou do céu e trouse para o sítio.
O livro faz parte da editora Globo.o autor cita que depois que eles pegam o anjinho os países do mundo inteiro ficam sabendo do anjinho e todos querem ir ao sítio conhecelo.
Eu achei o livro legal e é recomendado para todas as pessoas.

gabriella souza 08/11/2011

Bonequinha aventureira
O livro memórias da Emília, fala sobre as aventuras de uma bonequinha que resolveu escrever um livro contando um pouco sobre suas aventuras.
Como era muito esperta ordenou ao Visconde de Sabugosa que cansasse suas mãos.
O livro feito por um dos maiores autores de infanto juvenil Monteiro Lobato, junto com as ilustrações de Paulo Borges.
Eu gostei bastante do livro por causa da grande inteligência de Emília, dedico este livro para quem gosta do sitio do pica pau amarelo e de grandes aventuras.

Débora Muniz 11/04/2013

Hilário!
A emília sisma de fazer suas memórias e acaba aprontando todas! Muito bom, recomendo!

Duda 29/07/2020

Emília é e sempre vai ser a melhor personagem do Sítio, suas histórias são as melhores

BeatrizViana0 30/05/2014

O que dizer?
Vou ser sincera: nao gosto da literatura de Monteiro Lobato,acho suas crianças muito mal educadas, mas este é um dos livros que gostei. Acho hilario quando a bonequinha de pano resolve escrever suas memorias.