Por que você não quer mais ir à igreja?

Por que você não quer mais ir à igreja? Wayne Jacobsen
Dave Coleman

Resenhas - Por Que Você Não Quer Mais Ir à Igreja?

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gabriel 29/10/2009

Difícil avaliar...
A proposta do livro realmente é interessante, trazendo uma dúvida que passa ou passou pela cabeça de inúmeros cristãos ao longo de 2000 anos de igreja: o sistema de reuniões organizadas da forma como é constituído tem sido realmente útil para a fé das pessoas?

No entanto, o livro esbarra em alguns problemas: primeiro, a falta de habilidade de escrita de Jacobsen e Coleman. A narrativa é construída de um jeito bizarro, são deixadas inúmeras "pontas soltas", o modo que escrevem é cansativo e com períodos muito longos.
Não existem pausas, é só um bombardeio de conceitos que os autores consideram importantes e se torna muito menos uma "história" e muito mais um livro doutrinário como inúmeros outros que temos por aí.

Além disso, a meu ver, eles soam realmente impositivos, como se a opinião que os dois tem fosse a única que está certa. Discordo de vários dos conceitos que eles apresentaram no livro, acho que muitas afirmações são no mínimo contestáveis e da forma como apresentaram, cometeram um erro que é comum ultimamente em obras (ou mesmo falas) religiosas: tratam como se o que dizem fosse uma "verdade absoluta", com a qual todos deveriam concordar pra ter uma vida sob a "Vontade de Deus".

O livro não é ruim, mas poderia ser muito melhor. Concordo com muitas coisas escritas ali também, mas acho que a forma como escreveram os traiu, diminuindo em muito o valor da obra. Tanto que esse segundo "erro" que citei se mostra ser apenas uma má-interpretação recorrente do livro, uma vez que na seção final de perguntas-e-respostas eles demonstram uma tolerância maior do que, no livro, seus personagens o fazem.

Enfim, um livro razoável, que vai lhe fazer pensar sobre a igreja e sobre a fé em Deus, mas que podia ser muito melhor. Não atingiu minhas expectativas. Uma pena.
Leandro 11/04/2013minha estante
Acabei de fazer uma crítica do livro e li sua resenha... faço minhas as suas palavras...

É exatamente como me senti ao ler a obra...

Ótima resenha.

Kelly| @kellydunda 12/04/2017minha estante
Abandonei a leitura, porque me faltou "a paciência necessária"... e acho que outros livros me seriam mais edificantes; mas agora fiquei curiosa pra ler...

Deh Domingues 17/09/2010

Há determinas coisas que acontecem no momento certo.
...e foi assim com esse livro.

Ele veio pra mim num momento especial, sempre, sempre busquei por uma força maior!
Elucidou diversas duvidas, me deixou ainda mais convicta do que quero pra mim!

Jotagê 04/11/2010minha estante
Pensei a mesma coisa quando li "A Cabana".
Além de - na minha opinião - ele ter sido um pouco complexo, deu para aprender muito com ele.
Com certeza vou lê-lo.

Ótima Resenha!

Thiago Ayres 05/02/2010

Transformador.
Este é um livro que me tocou profundamente, tanto no meu íntimo como na minha relação com Jesus. Me revolucionou por dentro e estou complementa encorajado a mudar minhas maneiras de pensar em relação a Vida em Cristo. Todo mundo que ler este livro com fome e sede de Cristo vai encontrar alimento e bebida de muita qualidade para seus Espíritos. Simplesmente perfeito.
friendly 15/10/2012minha estante
Q sua sede de busca a Cristo não se apague.

precisando tenho nomes de livro, me avise.

Murruga 24/01/2010

O que eu achei do livro...
Para mim, o livro é a exclamação literária do grito que há tempos está intalado em minha garganta, pesando em meu coração como uma âncora de desgosto. Talvez estejamos vivendo uma falsa comunhão, baseada em uma falsa igreja, talvez, por mais bem intencionados que sejamos, estamos impondo às pessoas modos aparentemente certos de servirem a Cristo sem termos em vista o próprio Cristo.

O livro possui espaços cronológicos ruins, não é um primor literário e nem possui uma linguagem poética inspiradora (Muitos dizem que se parece muito com "A cabana" mas, como não lí este livro não posso julgar dessa forma!) porém, essa "ficção" (que fique bem claro isso!) tem o poder de mostrar a nós nuances de uma vida realmente diferente, uma vida repleta, completa pelo real amor de Jesus, uma vida possível e acessível a nós, cristãos, que mesmos com motivos de sobra para nos sentirmos cheios nos sentimos sufocados pela superficialidade daquilo que, culturalmente, chamamos de igreja. Recomendo a leitura deste livro a todos que se sentem assim.

"Jesus não fala da Igreja como de um lugar aonde se vai, mas como um modo de viver na relação com Ele e com os que O seguem."
hassdc 01/09/2016minha estante
Adorei sua resenha e não deixe de ler A Cabana. Sério! :)

Eveline 04/04/2013

Por que você não quer mais ir à igreja?
Quando leio um livro gosto de observar os agradecimentos e a dedicatória do livro. De alguma forma, sinto que conheço um pouco mais do autor ao ler esses trechos. Fiquei surpresa ao observar que neste título os autores não agradecem a Deus. Sendo um livro de cunho espiritual era de se imaginar isto, mas não há qualquer menção de Deus neste ponto.
O livro vai nos trazer um relato da amizade entre João e Jake, e de como o primeiro ajuda o segundo na sua caminhada pela instituição igreja. Os autores nos mostra que Deus nos chama para um relacionamento real e íntimo. Mas como isso interfere na nossa vida dentro da igreja? Afinal de contas, o que é igreja? Como viver em intimidade com Deus dentro de uma instituição engessada? Essas e outras perguntas são respondidas neste livro.
Senti falta de profundidade dos escritores aos explicarem alguns conceitos. Como, por exemplo, por que não precisamos fazer nada para receber o amor de Deus em nossa vida, que a igreja é lugar de pessoas imperfeitas, que ela não deve ser uma organização e sim um organismo vivo. Aprendi alguns desses conceitos no início da minha caminhada cristã. Se dependesse deste livro não iria desejar participar de nenhuma comunidade cristã, porém Deus nos chama para um relacionamento de interação como Ele e com Seus filhos, e subtendo que encontrarei os Seus na unidade cristã, mesmo com as falhas e aberrações de conceitos.
O livro tenta mostrar que é mais importante ter um relacionamento vivo com Deus do que ter um cargo na igreja, mas não mostra como ter este relacionamento, como buscar mas de Deus. A ideia que transparece no livro é de que a igreja é tão fechada e institucional que Deus não poderia usá-la, apenas no último capítulo os autores tentam transpor esta ideia, mas então já era o final do livro.
Acredito que há livros melhores sobre os conceitos de igreja, relacionamento com e instituição.
Valtair 19/10/2014minha estante
Acho que é o tipo de literatura perfeita para os chamados :"Desigrejados"um movimento que tem crescido muito nesses últimos anos aqui no Brasil .

Adriano 03/06/2010

A história em si é bobinha, mas o que vale é que ela é somente um pretexto para discutir a situação atual da igreja, principalmente protestante. Os autores fogem do lugar comum de ficar apontando erros nos outros preferindo cuidar da "trave" que tem nos próprios olhos. É uma crítica bem estrutura com relação a igreja enquanto instituição. Vejo pessoas que não gostaram do livro, mas o livro "falou" muito comigo. A mensagem do livro parece ser esta: antes da igreja, o relaciomento com Deus é o mais importante. O resto é acessório.
Jotagê 04/11/2010minha estante
Também acho.
Decidi lê-lo depois que soube que um dos autores deste, ajudara na produção de "A Cabana".
Então, decidi lê-lo.
Sabe, eu sou católico, mas minha visão mudou totalmente quando li o livro "A Cabana", então, me afastei um pouco da igreja. Algumas coisas não são compatíveis entre mim e ela. Mas, com certeza, este livro vai me ensinar a ter um relacionamento com Deus e, em segundo plano, com a igreja.

Ótima Resenha! PARABÉNS!

Cintia Masa 08/01/2011

Reflexões pertinentes
Terminei a leitura do livro. Porque você não quer mais ir a igreja? De Wayne Jacobsen e Dave Coleman, publicado no Brasil pela Editora Sextante. Confesso que o que mais me chamou a atenção foi o titulo, que expressa um pouco do que sinceramente venho sentindo nesses últimos meses. Comprei um exemplar com um pouco de receio, imaginava que o livro faria algum tipo de apologia contra a igreja (instituições), pois acredito que não é bem esse caminho: os que são contra ou a favor.

Mas não é isso, o livro não faz apologia a deixarmos a igreja, nem nada. Mas trata bem do assunto, falando tudo que geralmente as pessoas pensam e não tem coragem de dizer.

O interessante é que muitos questionamentos que fazemos e geralmente abafamos por achar que estamos errando ou pecando por pensar assim o livro retrata. Em forma de diálogo, Jake o seu novo amigo João, levantam muitas questões que atinge as cabecinhas dos cristãos que frequentam ou não “alguma forma de igreja".

Nenhum livro deve ser tratado como única fonte inspiração, afinal a bíblia é a única fonte infalível. Mas sei que a leitura deste livro pode provocar um pequeno comichão e assim dar início a diálogos e debates enriquecedores.

Jake em todos os momentos se depara com caminhos que não quer seguir. Ele deve escolher seguir seus caminhos, seguros e planejados, ou seguir os caminhos do Pai. A jornada de Jake é longa. E não há como negar que somos assim, preferimos a conformidade da religião, do que a complexidade (pelo menos no primeiro momento) de se buscar o que Deus realmente quer que façamos, principalmente por que sabemos que provavelmente (pelo menos no primeiro momento) não iremos entender, nem gostar desse caminho.

Como é fácil ir a igreja aos domingos, bater ponto na Escola Dominical e no culto a noite. Dar a paz do Senhor aos irmãos, fazer o bem e pronto. Ai está minha comunhão com Deus, isso é suficiente.
Eu aprendi que não. Há muito mais nesse Jesus do que podemos imaginar e do que qualquer religião possa nos mostrar. E para não errar o caminho em direção a este Jesus Vivo, não usemos mediadores.

Indico e recomendo a leitura. E para que todos possam ler, empresto (risos).

“Se eu fosse vocês, perderia menos tempo falando mal da religião e investiria mais para descobrir o quanto Jesus deseja ser nosso amigo sem impor qualquer condição... Quando isso acontecer vocês saberão o que são verdadeiramente a liberdade e alegria” Página 16, 4° parágrafo.

Cíntia M.S.

Publicado em http://felicidadecomsimplicidade.blogspot.com/2010/03/porque-voce-nao-quer-mais-ir-igreja.html

Cleiton 10/01/2016minha estante
O livro é ótimo a leitura foi enriquecedora para mim

GIPA_RJ 11/07/2009

Embora não me sinta em dúvida quanto a minha fé católico-cristã , gostei do tema.

Nani 24/07/2009

"Igreja" é uma palavra que não identifica um local ou uma instituição
A obra vai tratar justamente do que a maior parte das pessoas gosta no conceito atual de igreja: a instituição. Para quem está dentro de uma igreja tradicional tudo parecerá muito chocante. Como nunca frequentei nenhuma igreja, o conteúdo do livro só consolidou o que eu acreditava.
Acho que este é um dos grandes trunfos do livro - instigar as pessoas a verem relacionamentos e não atividades. Instigar a ver amor e não obrigação. Instigar a ver Jesus e não um prédio.
Como bem nos ensinam as igrejas do livro de Apocalipse, nenhuma igreja em particular sobrevive ao tempo. Apenas a Igreja verdadeira (essa com I maiúsculo) permanece, porque é formada por pessoas dentro e fora de instituições. Não é errado estar em uma igreja tradicional, assim como não é errado estar fora dela. O que importa é estar em Cristo, onde você estiver.

Minha resenha completa está disponível em meu blog, Nani e a Teologia, em http://nanieateologia.blogspot.com/2009/07/igreja-e-uma-palavra-que-nao-identifica.html

William Koppe 04/10/2009

"Como é possível ser cristão há tanto tempo e, ainda assim, se sentir tão vazio?"

Essa é a dúvida que gira ao redor de Jake, personagem principal do livro, conforme a contra capa do livro. É interessante notar as idas e vindas de Jake ao encontrar João e questionar sua vida na malfadada igreja. Uma desconstrução e reconstrução em cima de todos os seus paradigmas. Talvez por me identificar com a fase que Jake se encontrava a história me prendeu de forma peculiar. Talvez seja uma forma pós-moderna de fazer teologia (nesse caso eclesiologia) : em vez dos grossos manuais, romances simples que te prendem com as lutas de seus personagens.

leia o restante em http://williamkoppe.blogspot.com/2009/09/por-que-voce-nao-quer-mais-ir-igreja.html

marcosm 19/08/2009

Interessante no tema abordado e nas questões levantadas. Mas chega a ser maçante e repetitivo depois dos primeiros capítulos.

fakeezz 25/09/2009

Diferentes Perspectivas
O livro consegue trazer vários problemas que a Igreja sofre devido ao formalismo que possui. Trata claramente que todo ser humano que deseja ter um relacionamente real com Deus precisa em primeiro lugar ter idéia do que é esse relacionamento, bem como saber se relacionar com seu próximo.

Ially5 11/05/2024

Sem dúvidas o melhor livro que li neste ano até agora. A forma como o autor escreve o processo de relacionamento com Deus é algo muito real. Nós faz pensar que muitas coisas que acontecem conosco não é para algo maior, e que talvez você só vai entender isso depois que essa fase passar

Alexandre Lima 16/02/2010

É bom, mas esperava algo mais
Eu li esse livro faz um mês e só agora resolvi fazer a resenha. Incentivar ou não a leitura?

Quando se lê vemos o que está na sinopse. Pastor Jake, um religioso, aterefado com o trabalho da igreja sem se preocupar com sua vida espiritual. Um dia ele persebe que mesmo com todo seu tempo preenchido na igreja, ainda se sente vazio e querendo uma explicação: Como voltar ao Primeiro amor?

Primeiro fui tendo a idéia que o livro incentivava a sair da igreja e viver uma vida com Cristo fora dela… Depois fui entendendo que o livro foi falando de criar um verdadeiro relacionamento com Deus e com as pessoas sem se preocupar com as regras e doutrinas da igreja.

Por fim, entendi que o livro alerta que devemos melhorar o nosso relacionamento com Cristo, o colocando como prioridade na vida e fugir de burocracias da igreja; Não abandonando a igreja e nem se apegando a religiosidade ou doutrinas feitas pelo homem como sendo o verdadeiro padrão de vida cristã.

O livro é bom de se ler, mas não é uma leitura que prenda e também não é uma história detalhista ao ponto de enjoar. Não vou dar nota.

1 | 2 | 3 | 4 | 5