Poesias

Poesias Olavo Bilac

Resenhas - Poesias

Tainã 09/07/2023

Bom para quem gosta do estilo com que ele escreve.
O livro em si é bom, a qualidade das páginas são boas e a capa é, de certa forma, bonita. Começa-se a obra com algumas páginas falando sobre a história da leitura e a aquisição de livros, achei interessante por gostar de história. Logo depois vem as poesias, plagiando outro comentário que vi sobre o livro, digo também que é ?rico em estética e pobre em sentimento?, algumas valem a pena a leitura, mas outras tantas é um desperdício de tempo (claro que isso varia de pessoa para pessoa), os trechos das que mais gostei, publiquei em ?comentários de leitura?.
O livreto (que é ótimo para viagens ou levar para ler entre-aulas, por seu tamanho) termina com 4 comentários que Olavo Bilac fez sobre temas socias da época e, principalmente na capital de então, o Rio de Janeiro, achei muito legal essa parte, pois mostra um ?intelecto avançado para época? já que discute o porquê de uma mulher não ocupar uma cadeira no ministério da fazenda (ele argumenta a favor da moça, para que ela possa lá trabalhar), ou a vista grossa da justiça para a prostituição infantil carioca.
Enfim, é de fato um grande escritor e intelectual nacional que deve ser ensinado nas escolas, um exemplo do parnasianismo brasileiro e um dos membros fundadores da academia de letras.
Para quem gosta de poesias nesse estilo, recomendo.

MykaaMoon 04/07/2023

Gostei bastante de muitos poemas e o meu favorito via láctea com certeza. Gostei de outros também, achei bem sentimentais e alguns viscerais.

Rickyson.Heverton 04/01/2023

Ótimo livro
Os poemas e sonetos presentes na obra Poesias, do poeta parnasiano Olavo Bilac, são belíssimos. O escritor tinha uma linguagem ímpar, lindíssima.
Apesar de ser parnasiano, Bilac - pelo menos no livro mencionado - fala sobre amor, desejo e por vezes até de erotismo. Fala também sobre natureza, sofrimento por um amor não correspondido, velhice. Brinca com escritores e obras, como em Romeu e Julieta, por exemplo.
Recomendo muitíssimo a leitura da obra, especialmente dos poemas e sonetos:

Via Láctea ( do I ao XXXV );
Nel Mezzo del Camin;
Virgens Mortas;
Canção;
Beijo eterno.

Ivanildo16 01/05/2022

Rico em estética, pobre em sentimentos
Poesias de uma beleza estética fascinante. Sonetos perfeitos, métrica impecável... Rimas muito bem estruturadas. Porém, acho que faltou mais sentimentos em seus versos. Algo mais que tocasse no coração do leitor. Temas interessantes e históricos relacionados ao século XIX. Achei as crônicas desnecessárias para o livro. Mas por ser tratar de uma coletânea é compreensível. No mais esperava mais do livro.
Marcela.Nogueira 17/12/2022minha estante
O movimento Parnasiano tinha como característica a neutralidade dos sentimentos em favor da estética linguística. Portanto, era inevitável que a obra de Bilac fosse assim. No entanto, como não se emocionar com a morte do infeliz Tapir? Ou a épica e trágica excursão do Caçador de esmeraldas? Tudo isso sem perder nem a rima nem a métrica dos versos. Quanto às crônicas, foi curioso conhecer esse lado de Bilac. Foi interessante ver o Rio de Janeiro do início do século, a forma como se pensava e se via aquela sociedade. Ora, os problemas relatados no recenseamento da então Capital federal são similares a realidade de hoje, no Censo2022.

Lari Lopes 17/11/2021

Assim como eu li esse livro para a escola eu não gostei muito, eu achei a leitura muito lenta e pra mim todos os poemas dele eram sobre sexo então muito chato