Quero Matar Hitler

Quero Matar Hitler Roger Moorhouse

Resenhas - Quero Matar Hitler

Krisley 21/03/2014

Leia outro livro!
O foco do livro é nas conspirações de assassinato e não nas tentativas de assassinato.

O documentário “42 ways to kill Hitler“ da National Geographic (Título no Brasil: “Matando Hitler”) é mais útil que esse livro.

O autor passa páginas e páginas falando sobre conspirações que não foram mais que sonhos/imaginações sem nem uma etapa prática ter sido realizada, sobre tentativas de assassinato que ocorreram em lugares nem um pouco perto da localização de Hitler no momento em questão.

Há partes interessantes no livro, como o relato da resistência polonesa, a descrição da construção e do sistema de segurança dos quartéis-generais Wolfschanze e Wehrwolf, o capítulo da Operação Valquíria é bem detalhado.

Mas no geral o que o leitor encontra são informações vazias e especulações:

Pág 236 – “Naquele verão, ela[SOE] apresentou um “projeto para eliminar Hitler” [...]. Infelizmente, não existem registros desse plano, por isso é difícil determinar a extensão e a influência de quaisquer resistências remanescentes relacionadas ao assassinato de Hitler. Ainda assim, é claro que o assunto foi ao menos discutido no mais alto nível, além de ser alvo de planejamento.”

Há ainda várias passagens que chegam ao ridículo (ainda que o autor não apoie essas teorias, não vejo sentido de encher o livro com esse tipo de relato):

Pág 205 - “Mas pode ter havido um elemento no relacionamento de Stalin com Hitler que foi além de mera criminalidade e patológica sede de sangue. Alguns até conjecturam que, embora os dois nunca tivessem se conhecido, esse relacionamento tinha nuances homoeróticas.”

Pág 233 – “[...]Londres receberia a notícia de que o piloto pessoal de Hitler, Hans Baur, desiludira-se com a guerra e queria desertar e levar o Führer para a Inglaterra”

Pág 241 – “Mais notadamente, porém, foi feita a bizarra sugestão de que Rudolf Hess poderia ser convencido (ou até hipnotizado) a voltar à Alemanha e fazer o papel de assassino.”

Pág 244 – “Um grupo de agentes de pesquisa do Serviço Secreto Americano (OSS) conhecido como “Meninos do Coro” criou um plano que, segundo acreditavam, induziria Hitler à insanidade e levaria a guerra a um fim rápido. Conscientes do lendário puritanismo do alvo, eles planejavam expô-lo a uma enxurrada de pornografia, que poderia ser lançada do ar sobre o quartel-general de Hitler [...]”.

Pág 189 – “Algumas fontes sugeriram que a causa do mau humor de Hitler e de suas dores de cabeça era a radiação tóxica que emanava do granito usado na obra[Wehrwolf].”
robertocarlos.d 12/11/2014minha estante
Muito bom e completo, o autor faz um apanhado extenso e apesar de exprimir algumas opiniões acaba em geral deixando para o leitor um bom espaço para interpretação pessoal. Também serve como base para pesquisas e ajuda ao leitor expandir bastante o interesse sobre os detalhes políticos, sociais e filosóficos do conflito na ótica do povo alemão. Detalhe importante, não é um livro pra quem está com pressa ou tem preguiça, é importante ler devagar, imaginar, refletir para chegar a conclusões, pois o assunto é riquíssimo e controverso! Boa leitura.

Nalu 22/01/2022minha estante
Gente, que tosco. Obrigada pelo aviso. Já desisti dessa leitura.