O tribunal dos bichos

O tribunal dos bichos Vilmar Sidnei Demamam Berna

Resenhas - O tribunal dos bichos

@jaquepoesia 19/09/2023

Destruição ecológica e degradação social são como dois lados de uma mesma moeda
Vindos de todas as partes do mundo, os bichos se reuniram para decidir como agir com os humanos. Diante dos maus tratos e tráfico de animais silvestres, alguns bichos sugerem guerra, mas a sábia e observadora Coruja eleita juiz do caso, propõem uma eleição para que os animais decidam que tipo de relação passariam a ter com os humanos dali para frente.
Com o Mico-Leão-Dourado como advogado de defesa dos humanos, o Coelho como representante da acusação e, para o júri, um casal de bichos de cada espécie, foi declarado instalado o Tribunal dos Bichos.

O discurso de acusação dos Coelhos, enfatiza os animais sacrificados para estudos, e os testes onde são usados como cobaias. (A ilustração do personagem, mostra um coelho sem uma das patas - foto 2)
O Mico-Leão-Dourado se manifesta dizendo que nem todos os humanos são assim. Em contra argumento o Coelho diz que foram os humanos os responsáveis por quase levarem sua espécie de micos à extinção. Em resposta o Mico-Leão-Dourado fala sobre os avanços na proteção animal, destacando os grupos ecológicos e o aumento da consciência ecológica.
De forma muito inteligente, o autor levanta um debate sobre adoção irresponsável de animais domésticos (exemplo: os que são dados à crianças como se fossem brinquedos), pessoas que usam animais para carregarem peso e/ou que compram roupas de pele animal. A obra também fala sobre a caça e a comercialização de animais silvestres.

Um humano é chamado para falar e seu discurso fala do mal que os próprios humanos causam uns aos outros, ao que o Coelho diz "O humano está se desviando do assunto (...) Fala dos problemas sociais de sua espécie como estratégia para se omitir dos problemas ecológicos que nos afetam." E então o humano prossegue, falando sobre como destruição ecológica e degradação social estão ligadas. E cabe a nós leitores e jurados(as) decidir a "sentença".
• O livro conta com um rico vocabulário e uma lista de animais ameaçados de extinção.