Outros Tempos, Outros Mundos

Outros Tempos, Outros Mundos Robert Silverberg

Resenhas - Outros Tempos, Outros Mundos

Georgeton.Leal 14/06/2022

Ideias ótimas que não foram bem trabalhadas
Robert Silverberg criou ótimas premissas para essa coletânea, porém a sensação que tive foi de que tudo tinha sido abordado de maneira um tanto superficial (até mesmo para os moldes de um conto). O desenvolvimento de algumas histórias chega a ser bom, como em "Estrada para o anoitecer" e "A contraparte", mas em vários pontos faltou um encadeamento mais eficaz que "costurasse" melhor a sequência dos eventos narrados com a proposta dos contos. Quanto aos argumentos científicos, eles são bem interessantes, mas não se sustentam muito justamente devido ao problema já citado. Silverberg se perde diversas vezes no caminho, deixando de aproveitar excelentes ideias que certamente renderiam narrativas exemplares para o gênero. Apesar de tudo, esta foi uma leitura que conseguiu me entreter, ainda que com essas ressalvas.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2022/09/ideias-otimas-que-nao-foram-bem.html

Fabio Shiva 27/09/2019

ciência ótima, ficção nem tanto
Algumas leituras somam não tanto pelo que proporcionam, e sim pelo que lhes falta. Ler essa antologia de contos foi para mim uma verdadeira aula de escrita, principalmente onde me senti frustrado!

Um ponto positivo certamente se destaca: Robert Silverberg possui muita imaginação! As ideias que motivam os dez contos desse livro são bastante instigantes, como por exemplo: um computador psicólogo que começa a enlouquecer (“Um descer suave”), um golfinho inteligente que se apaixona pela humana que é sua colega de trabalho (“Ismael apaixonado”), o sobrevivente de um acidente espacial que é reconstruído por uma raça superior e enviado de volta à Terra como um experimento científico (“Moscas”)...

Contudo o que mais me chamou a atenção nessa leitura foi o que ficou faltando em cada uma dessas histórias, que foi justamente a história em si, propriamente: uma certa maneira de organizar e apresentar a sequência de acontecimentos em um arco dramático, de modo a gerar no leitor as emoções associadas à leitura de um bom conto. O que senti aqui, em todos os contos, foi um encantamento inicial pela inventividade da ideia, seguido pela expectativa de como o tema seria trabalhado pelo autor, culminando em uma fria frustração, quando constatava que a narrativa terminava dando a impressão de não ter chegado a lugar nenhum.

O melhor exemplo disso está no primeiro conto, “O homem que jamais esquecia”, por justamente apresentar o mesmo tema de um espetacular conto de Jorge Luis Borges, “Funes, o Memorioso”. Comparar a história de Silverberg e a de Borges é como colocar lado a lado o desenho de uma mulher feito por um talentoso iniciante e a “Mona Lisa”. Resumindo: como autor de ficção científica Robert Silverberg é ótimo na parte da ciência, mas não tanto na da ficção...

Um detalhe que achei interessante: o título em português não tem nada a ver com o original, “Parsecs and Parables”, mas me pareceu bem mais atraente e sugestivo!

Não quero passar uma impressão errada: foi divertido ler esse livro. Estou enfatizando o que me desagradou na leitura porque foi justamente o que mais me trouxe aprendizado como escritor. Ou seja, a parte que eu mais gostei foi a que eu não gostei!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Wesley 18/09/2016

Interessante obra do gênero
Este livro é uma coletânea de contos. Alguns contos são realmente sensacionais, outros eu particularmente não gostei. Todos os contos do livro envolvem ficção científica (obviamente), mas ele transita entre várias vertentes do gênero, tais como distopia e new wave. Eu realmente recomendo esse livro, caso você consiga encontrar ele em algum sebo e pelo fato de ser um autor relativamente desconhecido pelos apreciadores do gênero.