Faça Acontecer Sheryl Sandberg

Resenhas - Faça Acontecer

1 | 2 | 3 | 4

Zara 20/07/2017

Liderança para mulheres
Este livro traz dicas sobre liderança que servem para todas as pessoas, mas especialmente para as mulheres. Aborda algumas questões que as mulheres enfrentam no ambiente corporativo e que são obstáculos para nossa ascensão profissional.

thainara.deda 03/08/2017

Falta de coragem ou oportunidades?
Sempre me perguntei porque via apenas homens no comando de praticamente (eufemismo) todos os setores da sociedade. Quando criança isso não me descia, mas eu não percebia que a resposta estava diante dos meus olhos. Meus pais nunca me privaram de sonhar ou almejar algo, entretanto, era notório que meu irmão tinha mais liberdade do que eu para buscar sem medo aquilo que desejava. Por que digo isso? Porque esse livro só reforçou aquela opinião que venho nutrindo há tempos de que os homens são incentivados desde cedo a encarar a vida nua e crua, a aprender a lidar com ela colocando toda sua "masculinidade" em prática, enquanto nós mulheres somos protegidas ao máximo, afinal, o mundo lá fora é muito malicioso para o conhecido "sexo frágil". Esse tipo de criação se reflete no ambiente de trabalho, como demonstra Sheryl. Os percalços que encaramos são diferentes dos que os homens enfrentam, são fatores internos e externos que criam um sentimento de incerteza e fragilidade, e a questão é: muitos desses fatores são fruto da criação de uma sociedade machista/patriarcal. Sem me alongar no tema, gostaria de destacar o fato de como ela desconstrói aquela ideia de que o feminismo é coisa de mulheres amarguradas que odeiam o sexo masculino, e demonstra como ser feminista pode te ajudar a ser melhor com os outros e consigo mesma. Não considero o livro como de autoajuda, ele está mais para uma conversa da autora com o leitor (a), aquela conversa que você pode ter com seus amigos em um barzinho após o trabalho (mas muito bem fundamentada com números e pesquisas), e que vai mostrar a todos que as mulheres podem sim liderar, aliás, elas devem liderar.

Nathalia MN 02/01/2018

Empatia aos homens e Empoderamento feminino
Tal livro fala mais sobre a experiência dela como mulher em duas grandes empresas que atuou (Facebook /Google) e o empoderamento feminino no ambiente de trabalho, sobretudo, no vale do Silício, que em sua época tendia ser um local machista

Sem aquele 'ar feminista' que estamos habituados a ouvir aqui pelo Brasil, a sheryl relata sua experiência e incentiva outras profissionais, um livro inspirador que recomendo tanto as mulheres, quanto aos homens pra ter um pouco de empatia (alguns precisam e muito!)

ana.lab 28/05/2019

Quando comecei a me interessar por empreendedorismo e a buscar grandes nomes para me inspirar, descobri que o mundo das biografias de executivos é dominado por homens. São histórias incríveis, mas encontrar biografias de mulheres em altos níveis era mais que uma leitura para mim: era uma busca por motivação.

A minha surpresa foi descobrir que o livro é mais que isso: é a vida dela com artigos acadêmicos e intimidades dignas de ser contadas entre amigas em um sábado a noite. Terminei a leitura questionando minha postura corporal, minhas ambições e como estou me posicionando na vida.

E mesmo sendo um livro que conta do mercado sobre a ótica de uma mulher, é riquíssimo para os homens. Primeiro porque ver o mundo por olhos diferentes é sempre libertador, depois, porque ela conta diversas anedotas que são aplicáveis a qualquer ser humano, independentemente de gênero.

Admito que não concordo com tudo o que ela diz, e nem acho que era o objetivo dela. "Faça acontecer" consegue ser narrativa leve que também é um tapa na cara para nossos comodismos diários.

Paulamarins 06/09/2019

Maravilhooooso
O livro é MARAVILHOSO! A autora narra sua trajetória como mãe e executiva, trazendo dados relevantes do mundo empresarial e do mercado de trabalho para mulher. Mescla ainda com ponderações importantes e enconrajamentos que nós mulheres precisamos. Eu amei!!!!

Graça 10/09/2013

Faça Acontecer
Em princípio o livro de Sheryl é um pouco diferente do que imaginava. Não vou dizer que é um livro de autoajuda porque parece que esse termo hoje é depreciativo.
Sheryl é mulher bem sucedida, bem casada, com filhos e um trabalho que muitos invejam: ela é uma das mais altas executivas da empresa Facebook, de Mark Zuckerberger.
Com 11 capítulos, em 284 páginas, incluindo Notas, Agradecimentos e Índice Remissivo, é um livro fácil de ler e com boas dicas para as mulheres que ainda têm dúvida sobre o trabalho fora do lar.
Em uma reunião no Facebook, com o Secretário do Tesouro, Tim Geithner, Sheryl relata que a equipe que o acompanhava era só de mulheres e que durante o café da manhã elas não só foram as últimas a se servirem como se sentaram à parte, em outro lado da sala. Vendo aquilo ela as chamou. Aquele foi um momento em sua vida de divisor de águas.
“Foi o momento em que vi como uma barreira interna pode afetar o comportamento das mulheres. Foi o momento em que percebi que, além de enfrentar obstáculos institucionais, as mulheres travam uma batalha interior.”
Adiante ela ainda comenta como descobriu que uma mulher competente, aos olhos dos outros, não parece uma pessoa agradável. E que isso pode ser bem complicado quando as próprias mulheres não se valorizam.
O livro segue essa linha de experiências e dicas de como devemos agir em determinadas situações. Quando teve de procurar um orientador na Escola de Administração de Harvard, na entrevista coletiva, o orientador lhe perguntou como era trabalhar no Facebook para Zuckerberger. Ela disse que adorava a não ser nos dias em que colegas lhe perguntavam de tudo. O orientador lhe perguntou ainda sobre as mulheres no mercado de trabalho. Ao que ela respondeu com uma sinceridade brutal:
“Se persistirem as tendências atuais, daqui a 15 anos um terço das mulheres nesta sala estará trabalhando em tempo integral e quase todas elas estarão trabalhando para o cara que está sentado ao lado. Desculpem se isso parece grosseiro ou surpreende alguém, mas é nesse pé que estamos. Se quiserem outra perspectiva, terão de fazer alguma coisa a respeito.”
Segundo Sheryl, a capacidade de ouvir é tão importante quanto a de falar e por isso ela á favorável a que falemos o que pensamos com simplicidade e rapidez, pois as pessoas têm dificuldade de entender.
Uma das coisas que a autora comenta é sobre cuidar dos filhos. “Cheguei a ouvir alguns homens dizerem que estão indo para casa para ficar de babá dos filhos. Nunca ouvi uma mulher dizer que cuidar dos próprios filhar era ficar de babá”.
Ainda sobre o mesmo tema declarou: “Sempre que uma mulher me pede conselhos sobre a criação conjunta dos filhos, digo-lhe que deixe o marido pôr a fralda como quiser desde que o faça”.
No final ela pede que não se termine no livro a conversa e que gostaria que pessoas continuassem a dialogar com ela entrando na comunidade Lean In em www.facebook.com/leaninorg.

Sula 16/02/2020

Faça acontecer
Ótimo livro, deveria ser uma leitura que todos deviam fazer. Nos faz refletir sobre pontos muito importantes sobre valorização da mulher entre outros.

@aloeliane 23/02/2020

Perfeito!
Esse livro mudou toda a minha relação comigo mesma em relação ao mercado de trabalho e a forma que eu me via. Me empoderei, sai de uma relação abusiva (ele me ensinou isso), mudei minha postura nas reuniões com muitos homens. Recomendo demais!

Carioca_cult 26/02/2020

Bom livro
Alta executiva do Facebook desde 2008, Sheryl é considerada uma das mulheres mais influentes da atualidade. No livro ela conta a sua trajetória profissional (passou também pelo Google e pelo Tesouro americano) e através de exemplos de sua própria vida, inspira mulheres a crescer no mundo corporativo, ainda cheio de obstáculos para nós. Fala bastante sobre as diferenças entre homens e mulheres no mercado, sobre o equilíbrio entre carreira e família, liderança, sentimentos.
Um bom livro (e um dos poucos) sobre mulheres extremamente bem sucedidas e ?poderosas?. Vale a pena ler!

Shandra 06/04/2020

Faça Acontecer
?As mulheres precisam parar de pensar: Não estou preparada para fazer isso?? e pensar ?Quero fazer isso ? e vou aprender fazendo??.
Essa é uma frase que me marcou muito enquanto lia o livro, me fez pensar em como nós mulheres ainda temos um longo caminho pela frente, em como muitas vezes temos que provar que somos sim capazes de exercer cargos de liderança.
Em muitos casos somos levadas a acreditar que não estamos preparadas, que um colega de profissão seria mais indicado ou até mesmo nem ser cogitada ao cargo. É claro que foram feitos avanços quando se trata de mais mulheres no poder, mas ainda sim somos minoria, ainda sofremos com críticas e preconceitos.
No livro Sheryl que é chefe de operações no Facebook também fala das dificuldades que encontrou quando decidiu engravidar, em como grandes empresas não pensam na locomoção, no bem estar dessas futuras mães, e em como são vistas com maus olhos quando decidem estender a licença maternidade ou quando decidem voltar a trabalhar com a criança pequena.
Fato é que a muito a ser buscado, mas a cada dia estamos evoluindo e conquistando mais espaço.
É um livro bem gostoso de ler, Sheryl usou de muitas pesquisas, há muita informação pra ser compartilhada quando se trata do mercado de trabalho para mulheres.

Carol 17/05/2020

Excelente!
Livro fantástico para inspirar mulheres sobre como equilibrar carreira e vida pessoal. É interessante ver a maneira como a Sheryl encara o mundo e com leveza teve oportunidades incríveis em grandes companhias. Alemão de contar um pouco sobre sua vida pessoal, ela conta algumas situações que passou durante a sua carreira.

Ju 06/07/2020

Livro Sensacional
Livro muito bom! Contando a trajetória da autora, uma narrativa muito bem escrita. Um livro super inspirador que entra com certeza na lista dos meus livros favoritos.

Lety 29/07/2020

Um livro motivador
A mulher enfrenta diversos desafios para superar os estereótipos histórico-culturais opressores e diminutivos. Apesar dos avanços do debate das causas feminista na sociedade, ainda é possível se verificar a discriminação em vários âmbitos, inclusive no mercado de trabalho. Ao trazer essas reflexões sobre a mulher no mercado de trabalho e os desafios que enfrenta para exercer sua profissão e conciliar com suas atividades na família, Sherly Sandber, em seu livro Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar, incentiva as mulheres a batalharem pelos seus sonhos e não desistirem diante dos problemas. Assim, ao relatar fatos de sua trajetória enquanto estudante até o posto de líder no Facebook (a mais alta executiva) e de outras mulheres que enfrentaram obstáculos na realização dos seus sonhos, a autora consegue prender a atenção do leitor, englobar vários assuntos polêmicos sobre o lugar da mulher e do homem na sociedade e fazer com que possamos observar como ainda temos que melhorar como pessoas e como cada mulher deve se fazer ouvida para prevalecer os seus direitos.

Alini10 04/09/2020

Merece a leitura
Os depoimentos da autora contribuem muito para motivar as mulheres a arriscarem mais nas suas carreiras, e também a não se pressionarem tanto para atender aos padrões impostos pela sociedade. O livro é repleto de dados estatísticos inclusive sobre a realidade das mulheres e mercado de trabalho no Brasil. Também trás algumas pesquisas que provam os vieses que prejudicam as mulheres.

Rebs - back4thebooks 20/09/2020

Ótimo e necessário
Eu amei ler Fac?a Acontecer, foi indicac?a?o da minha gestora. E pensem, que indicac?a?o sensacional.
O livro traz dicas de como mulheres podem administrar suas carreiras.
Amei que o livro foca nos obsta?culos internos que limitam o crescimento das mulheres em suas carreiras. E as vezes, o que impede esse crescimento e? a pro?pria autoconfianc?a enfraquecida. Todas as mulheres precisam aceitar outras mulheres nos cargos de lideranc?a, inclusive elas mesmas.
E? muito mais do que um livro sobre feminismo e carreira, que e? um tema importante e que deve ser discutido. E? uma leitura ra?pida e agrada?vel que nos traz muitos insights!
Sem contar tantas situac?o?es que a Sheryl conta que passou que me vi la?, me identifiquei demais...
Ah, uma curiosidade legal, a Sheryl esta? entre as dez mulheres mais poderosas segundo a Forbes.
Fac?a acontecer, fac?a como a Sheryl, negocie por voce? mesma!

1 | 2 | 3 | 4