Para Celebrar Jane Austen

Para Celebrar Jane Austen Genilda Azerêdo

Resenhas - Para Celebrar Jane Austen

Tamires 05/10/2017

Para Celebrar Jane Austen: diálogos entre literatura e cinema
Para Celebrar Jane Austen é um livro que eu queria ler há muito tempo… Pesquisando livros sobre a escritora inglesa aqui no Skoob, cheguei a esse título, muito bem recomendado pela Luciana Darce, do Coruja em Teto de Zinco Quente. Assim como ela, tive bastante dificuldade em conseguir um exemplar para chamar de meu: o livro, que é uma publicação de 2013, estava esgotado em todas as lojas confiáveis da internet. Coloquei-o, então, na minha lista de desejados da Amazon e cadastrei o meu e-mail nessa loja e na Livraria Cultura, com esperança de receber o aviso de disponibilidade algum dia.

Bastante tempo depois da minha pesquisa inicial, meu celular apitou: era a Amazon dizendo “Aviso de disponibilidade — apenas 3 itens à venda, compre logo!”. Comprei e valeu a pena esperar! Li no mesmo dia em que chegou, pois o livro é bem curtinho, e a leitura, bastante prazerosa.

Para Celebrar Jane Austen: diálogos entre literatura e cinema foi publicado no ano do bicentenário de publicação de Orgulho e Preconceito e no livro, Genilda Azerêdo fala especificamente da obra em dois artigos: Orgulho e Preconceito na tela: Hollywood sem beijo; e Expressões do erotismo e da sexualidade na adaptação de Orgulho e Preconceito, abordando, respectivamente, o filme de 2005 e a série de 1995 (BBC). Integram o volume, ainda, os artigos As protagonistas de Jane Austen e a ruptura com as convenções sociais; Jane Austen e a recodificação paródica do gótico em Northanger Abbey; e Mansfield Park e o Palácio das Ilusões: uma visão contemporânea de Jane Austen.

Embora os textos tenham sido fruto de uma pesquisa financiada pelo CNPQ, a leitura dos artigos é leve e bastante acessível, nada de termos complexos e academicismos. Uma ótima leitura, recomendada a todos os leitores e fãs de Jane Austen. Vale a pena esperar algum tempo, caso o livro esteja esgotado.

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-para-celebrar-jane-austen-dialogos-entre-literatura-e-cinema-de-genilda-azeredo/

Coruja 04/11/2014

Acho que descobri esse livro por um comentário feito pela Lílian, da JASBRA/PB na comunidade da Jane Austen pelo Facebook ou em alguma conversa em algum dos encontros da sociedade. Fiquei curiosa (obviamente), pois não apenas se tratava de um livro de crítica e análise literária gênero de que gosto muito como também era uma produção nacional.

Demorei um pouco para consegui-lo, porque quando tentei comprá-lo pela primeira vez, ele já tinha se esgotado. Esperei um tempo, e fui procurá-lo de novo não me lembrava exatamente o site em que ele estava sendo vendido, de forma que joguei no Google e aí descobri que ele estava disponível pela Livraria Cultura. Uma vez que pedindo pela livraria, eu podia solicitar a entrega na loja e assim escapar do frete, encomendei-o. Demorou quase um mês para ele chegar, mas foi uma espera que valeu à pena.

O livro é uma coletânea de artigos focados especialmente em Orgulho e Preconceito, A Abadia de Northanger e Mansfield Park, incluindo excelentes análises acerca do papel feminino nas obras, o uso de recursos metalinguísticos, e entre os livros e as adaptações que foram feitas dos mesmos.

Em alguns pontos, é um livro mais técnico do que outros volumes de crítica sobre a Austen que já li o que faz sentido, visto que são artigos científicos, produzidos por uma pesquisa financiada pelo CNPq. Mas o texto é suficientemente claro para ser compreensível mesmo para aqueles que não conhecem as teorias literárias e citações da autora.

Encontrei algumas das minhas próprias interpretações sobre certos eventos do romance com maiores argumentos e muito bem destrinchados e descobri outros pontos de vista em que não tinha pensado antes. Curiosamente, ao terminar o livro, senti uma enorme vontade de rever Palácio das Ilusões e reler Mansfield Park à luz das considerações feitas pela autora.

A única reclamação que tenho a fazer de Para Celebrar Jane Austen é que ele é um livro pequeno. São pouco mais de cem páginas, mas são cem páginas de dar água na boca. Um excelente volume de referência, sem dúvida alguma.