Poética

Poética Aristóteles

Resenhas - Poética

Luciano 09/04/2023

Relendo após 10 anos
O primeiro contato que tive com a Poética de Aristóteles foi em 2013, no meu primeiro período de Letras. Na época, lembro que nem cheguei a ler a obra toda pq achei um saco. Confesso que não lembrava de absolutamente nada. Hoje, dez anos depois, em outro momento da minha trajetória acadêmica, foi uma leitura que acrescentou bastante.
Esvrevendo um verdadeiro tratado sobre a tragédia, Aristóteles foi o primeiro a sistematizar o pensamento poético dessa forma e a tratar a poesia - aqui usada em sentido amplo - em seus próprios termos. É impressionante notar como que muito do que ele escreveu tantos anos AC está presente hoje em muito do que vemos no campo da ficção (literatura, filmes etc.), demonstrando a influência de seus apontamentos.

Outra coisa interessante foi poder notar o quanto eu amadureci academicamente de lá pra cá, considerando o quanto eu apreendi da leitura nesse segundo contato. Sensação boa.