FICHAS DE LEITURA

FICHAS DE LEITURA Ana Vera Firnardi Rodrigues...

Resenhas - FICHAS DE LEITURA

Leandro 21/10/2021

Boa introdução
O livro é uma boa introdução acerca do que é um fichamento, suas origens e métodos de realizá-lo, além de um capítulo acerca de como fazer referências bibliográficas.
Ideal para quem está entrando no mundo acadêmico.

Dissensão e Tréplica 12/11/2017

Link
Perfeito para o estudante universitário.

site: https://dissensaoetreplica.wordpress.com/2016/08/03/conheca-fichas-de-leitura/

Marcelo.Silva 21/10/2013

Meu olhar sobre a obra "FICHAS DE LEITURA: introdução à prática do fichamento".
A presente obra faz jus ao nome, pois é isso que ela realmente é "introdução à prática do fichamento". Contém informações que podem ser caras à um principiante no mundo acadêmico, porém não traz nada que qualquer não possa descobrir sozinha no dia-a-dia das Universidades ou faculdades. No entanto uma coisa é certa, se você ingressar em uma Faculdade ou Universidade com experiência nessas práticas, você estará à frente de muitos desavisados de plantão. Pois esta obra lhe permite se organizar e conseqüentemente aproveitar melhor o seu curso, pois ela traz dicas de como formar bancos de dados com materiais coletados ao longo de sua vida acadêmica. Ao meu ver é uma excelente obra para se trabalhar com estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, para que estes ingressem com uma boa experiência sobre as práticas que o ensino Superior exige.
Esta é uma obra organizada por Duas bibliotecárias de formação (pessoas formadas em Biblioteconomia. Obs.: é comum haver em bibliotecas ao longo de todo país professores em execício na biblioteca, principalmente quando estão prestes a se aposentarem) e contam com sete colaboradoras, também formadas em biblioteconomia, sendo cinco destas membro da ABNT.
É um livro que pode ser entendido como uma espécie de manual de auxílio em pesquisa científica, dentre outras, traz informações sobre:

1. O que é a pesquisa científica.
2. O que são fontes de informações e os variados tipos.
3. Como praticar a leitura de textos.
4. O que é e como fazer fichamentos.

Além de informações sobre a ABNT e suas normas; a diferença entre ISSN e ISBN; como fazer fichas impressas e eletrônicas; o que são projetos e seus relatórios e informações sobre como fichar, armazenar e citar revistas, blogs, periodicos, anais, resumos, documentos, verbetes, capítulos de livros, etc...

Esta obra fala muito de muitas informações contidas nas normas da ABNT, e traz como uma de suas justificativas o fato de haverem poucos materiais informando sobre o que são, como fazer e até mesmo padronizar a prática de fazer fichas, porém as autoras da presente obra abordaram muito pouco o tema fichas e fichamentos, dedicando apenas o capítulo 7 e suas poucas páginas para falar do assunto, que é a razão do livro, de forma exclusiva e detalhada. Se a intensão da obra era traz informações que pudessem normatizar o exercício de fazer fichas, acho que não atendeu à expectativa.
Em suma é uma obra que tem seu valor, é bem escrita, está tudo bem exemplificado com quadros no decorrer do livro, a linguagem é acessível, porém não se trata de uma obra que se lê por lazer, como se lê um romance, pois é uma obra técnica que em algumas partes é muito entediante, embora necessárias.