Em Despropósito

Em Despropósito Abilio Pacheco

Resenhas - Em Despropósito

Aurélio prof Literatura 10/04/2013

A vida e seus conflitos
Em Despropósito o narrador e também personagem, Bartimário, conta a partir do que é possível lembrar, pois a memória é falha, os conflitos familiares vividos desde sua infância. Sem a figura paterna sobre a qual é possível se espelhar Bartimário que se rotula "bastardo", mostra ao leitor um pouco do que vivenciou na sua fase de infância e adolescência até chegar à fase adulta, inclusive a entrada no mundo da sexualidade de um modo precoce como podemos constatar também em "Menino de Engenho" de José Lins do Rego.
O enrendo acontece, na maior parte, nas cidades de Marabá e Belém do Pará, e tem como pano de fundo o Massacre de Eldorado dos Carajás ocorrido em 1996 na cidade de mesmo nome, em que ocorreu a morte de 19 trabalhadores rurais denominados "Sem Terra".
Em toda a trama o narrador vai entrelaçando esse conflito com a sua narrativa e sugere que o pai, grande possuidor de terras, esteja envolvido na morte dos 19 trabalhadores rurais.
Além de ser renegado pelo próprio pai, Bartimário nos mostra toda a complexidade da vida e como o subtítulo sugere, mixórdia, a vida pode ser uma verdadeira confusão, cheia de mal entendidos, coisas por dizer e que não são ditas, mas que ficam nas entrelinhas.
Para tentar se libertar do passado opressor e que continua a oprimi-lo no presente ele opta por participar de sessões de terapia e decide contar sua própria vida através da escrita, a qual gerou o livro, para tentar se libertar da culpa que carrega.