História do Cinema

História do Cinema Mark Cousins

Resenhas - História do Cinema

Heitor 15/03/2024

191 filmes para começar
Quando você decide por estabelecer a história geral de determinado assunto, independentemente de qual seja, mostra-se mais importante você ter estabelecido bem quais pontos serão destacados e explorados e quais outros ficarão excluídos e ocultados dessa história, do que deixá-los inconscientemente dispersos pelas passagens e assombrando-nos por todo o texto. logo, quando num primeiro momento o autor assume a particularidade e responsabiliza-se por sua própria perspectiva posta em jogo, avanços proveitosos são encontrados aqui: primeiro, uma sobriedade maior para tratar cronologicamente dos eventos passados e, principalmente por isso, uma revisão das histórias passadas que na intenção, ou não, privilegiaram as produções cinematográficas mais próximas de seus autores em detrimento das demais; e segundo, o convite para a criticidade própria do autor nos estimula a também exercermos do nosso próprio olhar, da reconstituição dessa história e da apropriação feita dela por nós.
do flerte entre essas duas ideias, portanto, temos uma história do cinema autêntica, dada o carinho transparecido pela riqueza bibliográfica e de comentários, e o resgate de uma história que não se limita somente ao enredo ocidental, preocupando-se e demonstrando atenção com as diversas outras regiões que produziram e influenciaram esse meio, sem perder o rigor cronológico de suas influências ao longo das grandes repercussões internacionais. com resgates não somente geográficos, mas de cor ou gênero. um livro de introdução geral cativante que nos convida a conhecermos as janelas, as portas, os espelhos e todos os outros conceitos etc. que compuseram e ainda compõem a relação do cinema consigo mesmo e que, a partir disso, pensemos sua relação com o público, com o psicológico e com a arte.

Joseclei 13/03/2024

Um Olhar Abrangente sobre a Evolução Cinematográfica
Desde os primórdios do cinema mudo até a era digital contemporânea, a história do cinema é um vasto universo de criatividade, inovação e influência cultural. Mark Cousins, em sua obra "História do Cinema", conduz os leitores por uma jornada envolvente e esclarecedora através das diferentes épocas, técnicas e visões artísticas que moldaram essa forma de expressão tão poderosa.
Cousins apresenta uma narrativa coesa e abrangente, explorando não apenas os marcos mais conhecidos do cinema, mas também dando destaque a produções e cineastas menos celebrados, mas igualmente importantes. Sua escrita é fluida e cativante, proporcionando uma imersão completa no mundo do cinema desde suas origens até os dias atuais.
Ao longo do livro, o autor não se limita a discutir a evolução técnica e estilística do cinema, mas também contextualiza cada período histórico, destacando as influências culturais, políticas e sociais que moldaram a sétima arte. Dessa forma, ele oferece uma visão holística e multifacetada do cinema como reflexo e agente de mudança no mundo ao longo do tempo.
Cousins também se destaca por sua capacidade de explorar o cinema além das fronteiras geográficas tradicionais, oferecendo insights sobre produções e movimentos cinematográficos de diversas partes do mundo, incluindo América Latina, Ásia, África e Oceania. Essa abordagem ampla e inclusiva enriquece significativamente a compreensão do leitor sobre a diversidade e a riqueza do cinema global.
Em suma, "História do Cinema" de Mark Cousins é uma obra indispensável para qualquer pessoa interessada em cinema. Com sua escrita envolvente, pesquisa abrangente e perspectiva global, o livro oferece uma visão esclarecedora e inspiradora sobre a evolução da sétima arte. Seja você um cinéfilo ávido ou um iniciante curioso, esta obra promete proporcionar uma experiência enriquecedora e reveladora sobre o fascinante mundo do cinema.

Heitor.Hissao 08/05/2022

Se trata de um dos livros mais completos sobre a história do cinema. Ele é muito bem organizado, devido a ter apenas um escritor, não há uma disparidade de visões, é tudo muito concreto. Ele deixa sim, passar momentos importantes, acaba até focando só no ocidente em alguns momentos, mas, é entendido o motivo disso, afinal, o livro funciona apenas como uma introdução um pouco além do básico.

É um livro ótimo que traz diversos filmes e cineastas para conhecer. Apesar de não ficar muito, consegue apresentar ótimos nomes da América latina, da Ásia emergente, da África e da Oceania.

Tem também uma ótima escrita, que elabora e discute perfeitamente diversos aspectos além da história do cinema. Não só os descreve, mostra os motivos para seus impactos e suas evoluções técnicas. Ótimo livro.