Você Não é Tão Esperto Quanto Pensa

Você Não é Tão Esperto Quanto Pensa David McRaney

Resenhas - Você não é tão esperto quanto pensa

Amanda2662 02/09/2023

"Você é uma história que conta para si mesmo."
Abordagem interessante sobre comportamento humano usando técnicas cognitivas, heurística e falácias lógicas como pano de fundo. Um dos pontos mais interessantes foi o raciocínio sobre a mente consciente e racional, destinada a operações simples e não familiares e pelo processamento de poucos bits de informação devido à sua capacidade limitada e a essencialidade da linguagem escrita diante disso (uma pista sobre como estudar) e sobre o inconsciente adaptativo ou mente emocional, nosso "piloto automático", responsável por decisões e operações complexas e familiares (não por acaso, de fato, aproximadamente 80% dos neurônios encontram-se no cerebelo, região cerebral responsável pelas operações motoras). Em outras palavras, somos muito mais movidos pelo emocional do que imaginamos, o que ressalta o valor da inteligência emocional (afinal, sem emoções, não conseguiríamos tomar a menor das decisões, como ocorreu no caso de Phineas Gage). Com base nisso, questões sobre o autoengano, sobre as tentativas de encontrar ordem ou significado meio ao caos e à aleatoriedade: "Se o viés da retrospectiva e o viés da confirmação tivessem um filho, seria a falácia do atirador do Texas.", sobre a imprecisão da memória, sobre o desamparo aprendido e sobre a racionalização antecipatória são apresentadas como variadas formas de proteger nosso Eu assim como, dessa vez de forma consciente, devemos buscar proteger nossos dois Eus, ou seja, o Eu atual e o Eu da lembrança: "Vá tomar um sorvete, mas faça de uma forma significativa, que crie uma memória de longo prazo".