Plantar igrejas é para os fracos

Plantar igrejas é para os fracos Mike Mckinley

Resenhas - Plantar igrejas é para os fracos

laura klüser spolti 18/10/2022

Traz relatos bem pessoais da trajetória do autor na reformulação de uma igreja morta. Pra quem procura um livro sobre plantação, é interessante até certo ponto, mas a trajetória dele não é essa. Apesar disso, os insights são ótimos e a leitura é bem fluida e rápida.

Heseve 26/02/2021

plantar igreja é para os fracos
Esse livro descreve inúmeras situações que tenho vivido como um "plantador" de igreja. Sua leitura foi extremamente útil e desafiadora a permanecer nos trilhos do que é prioritário para uma igreja.

Vieira 02/09/2020

MCKNLEY, Mike. Plantar igreja é para os fracos.
Livro maravilhoso! Vemos aqui um jovem pastor relatando seus erros e acertos na revitalização de uma igreja. Como poucos, Mike não se incomoda de falar das suas lutas e fraquezas (isso é inspirador) e nos mostra um pastor "imperfeito" (cito o termo falado por outro autor) mas que tem o coração inundado pelo Evangelho e pelo amor as almas. Simplesmente vale a pena ler.

abrahao.dias 30/06/2020

Honesto...
O livro tem uma leitura agradável e muito sincera por parte do autor. Trata bem da realidade do que acontece com a maioria dos plantadores de igrejas, da pra tirar muitas lições. Indico com certeza.
Leituras e Reflexões 01/07/2020minha estante
Também tive a mesma impressão de leitura! Gostei muito.

Leituras e Reflexões 31/03/2020

Um testemunho edificante a respeito de começar/ iniciar uma "obra"/ ministério/ igreja.
Conselhos muito válidos, conceitos extremamente verdadeiros, mas tudo transmitido de uma forma leve e bem humorada.
Gostei muito!
Indico a todo líder que tem esse chamado da parte de Deus e também a líderes que formam/ treinam outros para exercer esse chamado.

Luiz Miguel 23/12/2017

Um Excelente Livro Sobre Revitalização de Igrejas
Um dos livros que mais me interessou desde que vi pela primeira vez e também um dos que comprei mais rápido. Na época do seu lançamento estávamos em Caçapava visitando igrejas da região e aproveitamos para adquiri-lo diretamente na editora FIEL em São José dos Campos.

Voltando para casa, iniciei sua leitura imediatamente. Estávamos iniciando a implantação de uma segunda igreja, desde que começamos nosso ministério missionário, portanto, fiquei muito animado com a possibilidade de aprender lições preciosas e o título era muito sugestivo e chamativo. Sempre me vi como um fraco, incapaz de qualquer coisa diante de um chamado tão grandioso que é o de fundar igrejas.

O livro é muito bom, contudo, bem diferente do que eu esperava...

Não que seja ruim, pelo contrário, mas o título acaba sendo uma espécie de "propaganda enganosa", pois o assunto principal da obra não é a fundação de igrejas, mas a revitalização das mesmas.

As experiências do autor, Mike Mckinley, são todas nesta área de ministério e quase todos os exemplos que ele dá se referem a este tipo de trabalho, muito importante e precioso, mas que é completamente diferente de se iniciar uma igreja do zero.

Gostei muito de exemplos práticos que o livro transmite e das experiências na revitalização de algumas igrejas nos USA que estavam fechando ou que, pelas mais variadas razões, já haviam fechados suas portas. É um processo custoso, que exige muita dedicação, perseverança, oração, trabalho, paciência e amor. Mas que vale a pena pelos resultados maravilhosos e eternos produzidos pela ação do verdadeiro evangelho, da pregação expositiva e tudo pelo poder do Espírito Santo. Apesar da diferença geográfica e cultural, os princípios bíblicos são universais.

Pude notar algumas atitudes semelhantes a que minha esposa Débora e eu temos usado em nossas duas experiências na fundação de igrejas no interior de Minas Gerais e aprendi algumas lições novas. A leitura é agradável e dinâmica. O livro é curto, do tipo que podemos concluir sua leitura numa sentada só (ou duas...).

Recomendo fortemente aos irmãos que estão trabalhando na revitalização de igrejas ou que pretendem servir nesta área. Aos missionários fundadores de igrejas que já estão no campo, não terão muita novidade com o conteúdo (já terão experimentado tudo, ou quase tudo, na prática), mas aos que ainda estão se preparando para isso, leiam e estudem que ajudará bastante.

Por fim, apesar da frustração inicial, é um livro muito bom e edificante, especialmente em nos relembrar que não somos nada, somos fracos e completamente incapazes de fazer a obra de Deus por nós mesmos, o que nos leva a confiar somente no Senhor e depender Dele para a missão. Isso é essencial no ministério, seja ele de que tipo for.

Termino com um parágrafo que me chamou bastante a atenção, tocando fortemente em meu coração:

"Tenho aprendido que Deus usa pessoas atrapalhadas como eu para plantar igrejas que parecem totalmente inexpressivas para o mundo. A coisa maravilhosa é que, em sua bondade, Deus faz coisas admiráveis por meio dessas igrejas.” pg 18

site: http://diamanteseternos.blogspot.com.br/2017/12/analise-do-livro-plantar-igrejas-e-para.html

Gilmar.Melo 27/11/2016

Bem humirado, real e sincero.
Bom livro do jovem pastor batista americano Mike McKinley. Nele, ele conta as suas experiências no processo de revitalização de uma igreja quase morta nas proximidades de Whashington DC. De uma forma bem humorada, mostrando a realidade que envolve a plantação e a revitalização de igrejas e sendo sincero com as suas próprias experiências, Mike nos mostra o que Deus pode fazer com pequenas e simples igrejas, juntamente com seus líderes, para a propagação do Seu evangelho e do Seu Reino. O livro nos traz também preciosas dicas para quem está passando ou almeja passar por esse processo de revitalização ou plantação de igreja. Vale a leitura.

3° leitura do livro: 2020