A Canção de Aquiles

A Canção de Aquiles Madeline Miller

Resenhas - A Canção de Aquiles

s0fifis :) 24/10/2022

"ele era metade da minha alma, como diziam os poetas"
classificação indicativa (na minha opinião): +15
QUE HISTÓRIA LINDA!!! um dos livro mais bonitinhos q já li, chorei mto e foi simplesmente perfeito pra mim pq é um romance aquiliano com mitologia grega.
FAVORITADO, recomendo mto

thiago 04/01/2023

nem bom, nem ruim: aquiles
curti o livro pq gosto de romance gay, mas achei o final corrido e o romance fraco. gostei muito de pátroclo, mas aquiles eu fui desgostando ao longo do livro e isso desestimula um pouco. no geral é isso? nem bom, nem ruim: aquiles

24/07/2022

Então?
Eu, com certeza, estou morta por dentro. Ou li errado, pq não achei nada demais.

Talvez eu tente ler novamente em outro momento.

Nepo 22/04/2021minha estante
Qual é melhor, esse ou Circe?

Jay 22/04/2021minha estante
Achei Circe melhor, mas A Canção de Aquiles também é muito bom!

Neidinhap 27/03/2023

Fascinante
Li esse livro por mera curiosidade, fui lendo devagar, degustando cada parágrafo, não me decepcionei...
Por vezes é uma escrita lenta, mas que não desmotiva... dá vontade de querer saber sempre mais...
No início fiquei empolgada com Aquiles, achei ele fascinante, sedutor..
Mas nos capítulos finais fiquei super envolvida pela personalidade generosa e despreendida de Pátroco..
Personagens que nos dão várias sensações, do amor ao ódio...
Uma bela história...um final digno...

eskayert 07/04/2023

Almas
Como eu me irritei e ao mesmo tempo amei esse livro. to triste, sem reação.
ambos, aquiles e patroclo, foram protagonistas difíceis de seguir. o aquiles foi o menos insuportável, porque o patroclo foi chato demaissss!!!!
porém, a história é linda. um amor que sobreviveu ao tempo. cresceram, amadureceram e continuaram juntos até depois do fim da vida. foi trágico e lindo ver o Pátroclo morrer para salvar a honra de Aquiles, e Aquiles não querer viver sem o Pátroclo. ÉPICO!
Marcela 11/04/2023minha estante
como o patroclo chato?aquiles que se tornou cabeça dura e orgulhoso

eskayert 13/04/2023minha estante
não discordo, mas achei o patroclo muito chato kkk

Marcela 18/04/2023minha estante
o que te fez achar ele chato??

eskayert 19/04/2023minha estante
do meio pro final do livro, achei ele bem malucao visto que eles estavam numa guerra e o aquiles estava fazendo aquilo que ele nasceu pra fazer. eles ficaram 10 anos lá, e ele continuava agindo como se eles não estivessem numa guerra e não precisassem tentar sobreviver. no fim, ele morreu por pura burrice de ter tentado concertar as coisas pro aquiles.

Marcela 13/05/2023minha estante
uhhh n tinha pensado por esse lado

Yasmim Blackthorn 30/12/2021

A canção de Aquiles
Eu decidi ler esse livro de uma forma bem incomum, escutei uma música no Spotify e depois coloquei no YouTube e nos comentários haviam muitas pessoas falando sobre esse livro, e então resolvi ler, já que já planejei as leituras do próximo ano, e ainda tinha tempo até esse ano terminar.

Comecei o livro sem muitas expectativas, mesmo tendo visto muita gente falando bem e que havia chorado lendo.  No início eu não estava gostando muito do livro e só continuei, queria ler mais um pouco antes de decidir se iria abandonar, mas uma das coisas que me fizeram continuar foi o desenvolvimento que foi levando, e a forma que a autora construiu tudo  e o jeito poético que falava d e algumas coisas, lembro que teve uma parte que Pátroclo olhava para Aquiles no início e a forma que descreveu foi tão diferente de qualquer outro livro.  "A presença de Aquiles era como uma pedra em minha sandália, impossível de ignorar. Sua pele tinha o matiz do azeite que acaba de ser espremido, era lisa como madeira polida, sem as manchas e os arranhões que enfeavam a nossa." Foi depois dessa parte que eu decidi continuar e não em arrependi.

Eu sabia muito pouco sobre a história de Ilíada, somente o que havia estudado em história. Eu gostei muito do livro, eu acho que atendeu as minhas expectativas e marquei bastante coisa.

??SPOILER ALERT.

Eu só fiquei com uma dúvida: E o que tem haver o "Calcanhar de Aquiles?", mas pesquisei e vi que a autora considera essa versão nova, pois no livro é uma flechada em outra parte que não é o calcanhar. E então ela não colocou a morte pelo calcanhar, que é considerado a fraqueza e tem até uma parte que o Páris pergunta à Apolo, mas ele nega e diz que ele vai morrer com uma flechada em qualquer lugar, já que é um mortal.

A minha nota foi por um simples fator: O apego emocional, nos livros que eu dei 5 estrelas, sempre há algo que me marcou bastante a ponto de eu lembrar todos os dias, essa história foi bem marcante, mas acho que em um mês eu já nem estarei pensando tanto nela, mas se no skoob houvesse como colocar 4,75(como no storygraph), eu colocaria sem dúvidas.

Nathy 09/07/2022

A aclamada e extremamente hypada releitura da Ilíada! Um dos livros que a internet me fez ler e não me arrependo!

Pátroclo, o príncipe de Fítia, é exilado de seu reino e acaba indo morar no castelo do pai de Aquiles. Lá eles se conhecem, mas não podiam ser mais opostos. Aquiles, filho de um rei é uma deusa, nasceu com uma profecia heróica que o reserva um grande futuro, Pátroclo é um garoto tímido, fechado e sem muitas habilidades. Mas mesmo assim os dois criam um forte vínculo, crescendo e se descobrindo juntos, uma amizade se torna algo mais intenso conforme os anos passam. Quando a guerra de Tróia bate em suas portas, os dois se juntam aos gregos para salvar Helena. É uma guerra sangrenta, demorada e violenta, não só com lutas físicas, mas também internas de ego e empatia. Sacrifícios serão feitos para atingir a grande glória que Aquiles busca, Pátroclo não fica para trás e pode provar que o amor é a maior arma de todas.

Extremamente fluída e intrigante, a escrita da autora vai nos levando pelos capítulos de tamanhos exatos para não ficarem cansativos. Como é uma história que se passa em muitos anos, tem muitos detalhes e a construção, que não é só tiro, porrada e bomba, pode às vezes parecer devagar.

Toda narrativa é contada do ponto de vista do Pátroclo e conseguimos ter uma boa visão sobre Aquiles, suas atitudes e vontades, quanto do arco maior: a guerra.

Muitos personagens interessantes apareceram durante as fases da história, e adorei ver nomes já conhecidos como Quíron e outros deuses. Além de tudo que eu já sabia sobre a Ilíada e Odisséia.

É um livro bem emocionante e com vários momentos de aventura e batalha. Fez jus a mitologia grega e entregou um romance que começou com descobertas adolescentes e se perdurou até o fim. Além de entregar surtinhos e deixar o coração quentinho!

fer 16/06/2021

o livro em sim é bom, conta a história de maneira coerente clara, mas não gostei tanto da escrita, parecia que me dava vontade de parar o tempo todo

Maressa 12/10/2021

Triste, porém lindo!
Pra mim, o livro foi ótimo! A narrativa cheia de detalhes é do jeito que eu gosto e o tempo verbal faz tudo acontecer em "real time".

Depois de remoer por algumas horas vem aquela velha sensação de "orfandade", uma saudade dos personagens e dos lugares, o desejo de que a o livro vire filme rs

Eu amei essa história. Tenho o costume de ler a última página logo de cara e fico imaginando como será o final do enredo. Fui surpreendida várias vezes no desenrolar da narrativa e o final é um misto de tristeza e alívio. Algumas coisas eu realmente esperava mais, pensei que haveria um (efetivo) triângulo amoroso com Briseida e que a luta entre Aquiles e Heitor seria épica.

Apesar da arrogância que Aquiles demonstrou nos dias que antecederam a morte do melhor dos gregos, sua perda fez doer meu coração. Não o culpei, as profecias seriam cumpridas "de um jeito ou de outro".

Também entendo Tétis, e o quanto foi difícil ter que conviver com o destino do filho.

Quanto a Pátroclo, ele foi um homem incrível, leal, apaixonado e muito humano. Tive tanta vontade de enxugar suas lágrimas!

Enfim, amei! Queria mais!

Samara 24/03/2021

O livro mais magnífico que li neste ano.
Ler a canção de Aquiles foi surpreendente, eu nunca tinha lido um livro jesse gênero, e conforme eu passava as páginas, me vi cada vez mais apaixonada e envolvida pela história bonita contada po esta escritora.
A escritora é magnífica, a linguagem que ela usa o faz sentir as palavras, e você acaba entrando no livro que se você mesmo estivesse lá.
Definitivamente se tornou um dos meus favoritos deste ano.

Bea 26/03/2021

Foi uma história muito emocionante, principalmente o final. Gostei da escrita da autora e o desenvolvimento das personagens.