A Devastação de Sharpe

A Devastação de Sharpe Bernard Cornwell

Resenhas - A Devastação de Sharpe

Ed.Costa 28/01/2024

Caos e Coragem nas Guerras Napoleônicas?
?A Devastação de Sharpe? apresenta mais uma vez a habilidade magistral de Bernard Cornwell em transportar os leitores para o turbilhão das Guerras Napoleônicas.

Com uma narrativa envolvente, o autor tece não apenas uma trama de batalhas estratégicas, mas também aprofunda os conflitos internos e as relações do carismático Richard Sharpe.

Sharpe mais uma vez demonstra suas habilidades notáveis como líder e estrategista. O personagem é conhecido por seu caráter complexo, suas lutas pessoais e sua notável perícia em combate.

A riqueza histórica e o retrato autêntico do cenário militar contribuem para uma experiência imersiva, fazendo deste livro uma adição impressionante à série que continua a cativar os entusiastas da ficção histórica.

Nesse volume, o ponto máximo da narrativa foi a Batalha do Porto, marcando uma vitória decisiva das forças luso-britânicas sobre os franceses, contribuindo para a retirada das tropas francesas de Portugal.

Napoleão havia invadido o país, e as forças francesas enfrentaram a resistência luso-britânica.

A liderança britânica estava a cargo do general Arthur Wellesley, que novamente esteve cara a cara com Sharpe.

Uma leitura imperdível para os fãs do gênero!

George 18/10/2023

7 livros ?
O sétimo, apresenta uma pequena repetição, ainda sendo uma leitura boa e rápida , talvez seja o menos empolgante, ainda assim bom. A descrição da aventura ainda é riquíssima. Vale a pena.

Aguiar 11/09/2023

Li enquanto morava no Porto, Portugal. Muito interessante conhecer a história da cidade pelas aventuras de Sharpe. Muito bom livro.

Guigo 12/01/2023

Dando continuidade às aventuras de Sharpe, Bernard Cornwell mais uma vez surpreende com essa narrativa incrível, que nós faz quase acreditar que Sharpe não é um personagem fictício.

Douglas.Castro 18/08/2022

Perfeito
Leitura muito agradável, fácil de ler e empolgante, muito bom livro, assim como a série, recomendo!!!

Lucas.Souza 10/07/2022

Livro muito bom! Mesmo sendo o primeiro da série que li, deu pra entender perfeitamente. A história é fechadinha mesmo tendo vários volumes anteriores. E o talento do Bernard Cornwell para romances históricos fala por si só!

Vinicius.Rubenich 21/10/2020

Que livro, surpreendente do começo ao fim, até porqe Cornwell é demaaaais!!

@solitude_e_books 12/06/2020

Instagram @solitude_e_books
Depois de tantas batalhas como em Flandres (norte da Bélgica) índia, Espanha e Dinamarca dentre outros lugares agora neste sétimo romance histórico da série de Richard Sharpe, Bernard Cornwell com sua escrita sempre magistral nos leva ao ano de 1809 onde o exército francês do marechal Soult está prestes a tomar controle da cidade do Porto trazendo ao norte de Portugal uma verdadeira carnificina, e é em meio a este cenário caótico que Sharpe e seus comandados recebem uma nova missão que é de ir em busca de Kate Savage, filha de um importante comerciante de vinho inglês.

Encontrar a senhorita Savage atrás das linhas inimigas ja não seria uma das missões mais fáceis, mas esta se torna mais árdua quando Sharpe conhece o coronel Christopher, um inglês mistérioso e ameaçador que tem suas próprias ambições e que trás consigo um plano em que Sharpe e seus fuzileiros não podem deixar que aconteça.

Mesmo o livro A devastação de Sharpe não sendo pra mim um dos melhores da série, não deixou de ser uma boa leitura.

#adevastaçãodesharpe #sharpe #asaventurasdesharpe #portugal?? #1809 #bernardcornwellbrasil
#bernardcornwell #livro #resenha #editorarecord #record #book #bernardcornwellbooks #resenha
#juizdefora #aventuras #frança?? #guerrasnapoleonicas #ficçãohistórica #historia #cornwell #inglaterra

Douglas 16/04/2017

A Devastação de Sharpe
Como brasileiro, sempre aprendemos na escola que a vinda da corte real portuguesa para o Brasil se deu em 1808 em decorrência dos ataques de Bonaparte à Portugal. E sabemos também que, posteriormente, membros desta mesma corte voltam à metrópole. Mas eu nunca soube como os franceses tinham sido expulsos de lá.

E em "A Devastação de Sharpe", sexto volume da série, descobri. Numa história com mais ação que a última publicação (que achei um tanto parada), temos o Tenente Richard Sharpe, mais uma vez participando e um jogo de intrigas políticas sem saber. Aqui, conhecemos bem muitos cenários do norte de Portugal, do Porto até Amarante. E participamos tamém, junto ao exército inglês de muitas batalhas às margens do Douro.

Em termos de conhecimento histórico, talvez este seja o livro mais importante da série até aqui, pois vemos a entrada de Sir Arthur Wellesley na guerra de vez. O que mudaria todo o seu cenário.

Particularmente gostei de marchar ao lado dos fuzileiros de Sharpe neste livro, pois tenho um carinho muito grande por Portugal, mas acredito que mesmo alguem isento, poderia desfrutar de uma boa experiência em mais um livro bem escrito por Cornwell.

Fagner 20/10/2016

O que Achei - A devastação de Sharpe
Assistam mais um vídeo.

site: http://livrosetudomaisquegosto.blogspot.com.br/2016/10/a-devastacao-de-sharpe-o-que-achei.html

Nanju 21/04/2014

Como descrever algo mais que maravilhoso?
Okay, sem dúvidas esse é o melhor livro da série. Pelo menos pra mim, que li até aqui. O Senhor Cornwell é sim um homem sem coração, que gosta de matar as suas personagens, principalmente aquelas as quais eu me apego. Entretanto, o que lhe falta em coração lhe sobra em criatividade e genialidade. Faço novamente a minha pergunta: Como descrever algo mais que maravilhoso? Acho que, mesmo que tentasse por horas, eu não conseguiria. Não que não haja nada para dizer, muito pelo contrário, há muito. Enfim, leia, delicie-se, divirta-se, sofra com esse livro. E no fim você terá apenas um anseio, o de ler mais.
Deixo aqui meus sinceros amor e parabéns ao gênio sem coração, Bernard Cornwell.

Roberto1828 03/12/2013

Nada mais do que realmente é
Bernard Cornwell pode ser um canalha sem coração que sente prazer em matar seus personagens, mas é um canalha que sabe escrever.'A Devastação de Sharpe' é o sétimo livro da saga de um soldado britânico nas guerras napoleônicas e pode facilmente ser colocado entre uma de suas melhores obras até então.

A história acompanha Richard Sharpe basicamente 10 anos mais experiente do que quando começou. Agora um tenente e comandando um grupo de fuzileiros suas responsabilidades e preocupações são outras que somente enriquecer ou sobreviver. Ele busca não desapontar seus homens, ser um bom líder e... ainda sobreviver.

A luta agora é em Portugal, durante a invasão brutal do império francês. É nessas circunstâncias que Bernard Cornwell brilha, quando descreve toda a violência, crueldade e brutalidade ocorrida com os civis durante a guerra, que mais de uma vez é definida por momentos em que "Deus olhava para o outro lado". Assassinatos, estupros, roubos, execuções. O povo português, soldados ou não, lutavam pela própria terra e eram expostos a esse tipo de violência, já conhecido e até encorajado pelos oficiais franceses que julgavam-na "uma forma de ensinar os portugueses quem manda".

Há muitas cenas horríveis, de violência extrema, mas cujo foco não é a realidade delas em si, mas como Sharpe lida com elas. O livro não é uma homenagem aos mortos de guerra, nem em Portugal nem nos outros locais em que Sharpe esteve, a guerra na verdade é o plano de fundo, somente o "Onde". O que mais importa é o "O quê" que é a vida de Richard Sharpe, suas escolhas e consequências.

Por isso acho essa saga tão incrível, porque entramos na pele de um homem complexo, oscilando entre um homicida violento que todos tememos e um britânico maltrapilho de quem todos gostamos.

leandro 24/10/2009

Excelente livro
na minha opinião é o melhor livro da série até agora, livro com muita ação e grandes reviravoltas, realmente emocionante do início ao fim.
Estou no aguardo do lançamento do 8º livro da saga aqui no Brasil, previsto para Nov/2009, A Águia de Sharpe.

rsouza 13/07/2009

É um dos melhores livros da série, juntamente com "O Tigre de Sharpe".
Exceltente!