Carta a Uma Nação Cristã

Carta a Uma Nação Cristã Sam Harris

Resenhas - Carta a uma nação cristã

Lucas Quinamo 11/08/2011

Sam Harris - Wololo
Ótimo livro. Sua linguagem sutil e ao mesmo tempo, agressiva nos faz refletir desde o começo ao final do livro. Nos faz pensar em como a religião é um mal para a sociedade e como ela está destruindo vidas e culturas, pelo simples fato de que eles não conseguem entender que as pessoas pensam diferente.

A religião é uma arma na mão de pessoas erradas ou até mesmo certas. No fim do livro, tive a certeza de que a religião deveria ser abolida.

Mesmo que isso pareça radical, ao ler o livro, você entende como a religião manipula as pessoas. Embora eu não tenho a esperança de que cristão algum que leu o livro irá abrir os olhos para a realidade, vale para lançar aquela duvida. Como o próprio Harris diz no livro:

"Parece profundamente improvável que consigamos curar divisões no nosso mundo através do diálogo inter-religioso. Os muçulmanos devotos (...) estão convencidos de que a religião deles é perfeita e que qualquer desvio leva diretamente ao inferno"

O que isso quer dizer? Que o religioso está tão profundamente convencido de idiotices como "um paraíso pós-vida onde se ficará feliz para todo o sempre", mesmo não havendo evidência alguma fora um livro antigo (na época onde pessoas sacrificavam animais e rezavam ao Deus-sol), que ele não irá deixar de lado essa crença idiota. Mesmo que tal crença implique em crer em cobras-falantes, humanos alados denominados anjos, demônios e outros seres imaginários. O que se sabe, é completamente imaginário.

"Quando alguém acredita em seu amigo imaginário, tendo-o como real, dizemos que é louco ou drogado. Porque quando muitas pessoas creem no mesmo amigo imaginário, devemos chamar isso de Religião e respeitá-los?"

A máxima do livro é quando ele diz que se alguém falasse a você que crê em Posseidon, você o tomaria como louco, mesmo que há tanta possibilidade da existência de Posseidon quando de Javé (o Homicida).

Espero que as pessoas abram os olhos antes que voltemos a uma idade média.

Sinésio 07/11/2010

Leitura imperdível. Não resisti e transcrevo, abaixo, o último parágrafo do livro:

"Não-crentes como eu se postam junto a você [cristão], mudos de espanto diante das hordas muçulmanas que gritam slogans pedindo a morte para países inteiros, habitados por pessoas vivas. Mas também nos postamos mudos de espanto diante de você - pela maneira como você nega a realidade tangível, pelo sofrimento que cria ao servir aos seus mitos religiosos e pelo seu apego a um Deus imaginário. Esta carta foi uma manifestação desse espanto - e, talvez, de um pouquinho de esperança."

Ferx 02/03/2009

Excelente livro
Sam Harris usa uma linguagem direta, sem meias palavras e tem a capacidade de resumir idéias complexas em informações objetivas. O livro é curto sem ser superficial. Ele também apresenta referências para todas os dados citados para comprovar o que fala e acabar com argumentações hipócritas e dogmáticas que permeiam a mente da maioria cristã.
FRANCISCO 22/06/2012minha estante

vicki4you 03/03/2021minha estante
Olá ,

Shaftiel 20/01/2009

Carta a uma Nação Cristã é um livro pequeno, mas que reserva tantas informações e tanta ousadia que dá vontade de ler mais, revirando o assunto e procurando mais argumentos do autor. É um livro direcionado para qualquer pessoa sem senso crítico, que não questiona alguns princípios básicos da fé. É pouco provável que esse livro leve um fanático a se questionar, mas é excelente para ver ver argumentos bons e corajosos sobre o tema de questionamento do fundamentalismo religioso.