O Consumidor de Baixa Renda

O Consumidor de Baixa Renda Elyseu Mardegan Jr....

Resenhas - O Consumidor de Baixa Renda

Vitor Hugo 30/03/2017

A verdadeira elite brasileira!
Creio que alguma vez na sua vida, você já ouviu dizer que a população de baixa renda não possui dinheiro para gastar... Bom, você está errado!
As classes mais baixas da nossa sociedade(Brasil), são os principais consumidores do nosso país. Graças ao crédito fácil(empréstimos e parcelamentos), nos últimos anos o consumo de famílias menos abastadas aumentou no Brasil. E é como entender e trabalhar com esse público, que os autores Elyseu e Marcelo escreveram este livro!

O livro começa muito sem graça. A primeira parte foi focada em mostrar aos leitores dados que comprovem o aumento do consumo das classes mais baixas. Ok, temos que analisar os dados para entender os consumidores, mas por ser um livro com quase uma década de vida, os números estão defasados e não correspondem ao atual momento do mercado!

Na segunda parte foi analisado o comportamento desse público. Seu estilo de vida, seu modelo sociológico e econômico, suas influências, etc.

Na terceira parte começamos a entender as necessidades e desejos dessas pessoas. O que querem? Como querem? Gostam de luxo ou simplicidade? Quais os meios de pagamento? O que eles valorizam? Existe um capítulo apenas para mostrar as formas de pagamento e como conseguir crédito, etc. Foi a partir dai que o livro começou a ficar mais interessante e onde os autores passaram a aprofundar o que falaram nas partes 1 e 2.

Na quarta parte foi explicado como podemos chegar a esse público. Foi mostrado algumas estratégias de marketing, porém, achei que ficou faltando detalhar mais com exemplos e definições. Sem falar que foi escrito apenas um capítulo(9).

Na quinta e última parte foi focada em vendas. Quais canais utilizar? Que tipo de treinamento o vendedor precisa receber? Como receber e aprender a lidar com esse tipo de cliente?

Apesar do livro ser bem ruim durante os cinco primeiros capítulos(total de 11), ele apresenta uma evolução considerável no restante do livro. Consegui aprender algumas lições valiosas:
Ex: Entendi o grande motivo das promoções leve 3 e pague 2, aprendi o motivo de uma mesma rede de supermercados cobrar preços diferentes, passei a entender o posicionamento de algumas empresas...

Você recomenda o livro?
R: Sim. Apesar de dados antigos e um conteúdo não tão bem detalhado, é possível aprender algumas estratégias de marketing e vendas que serão úteis para ganhar a credibilidade se você trabalha ou possui um negócio para classes mais baixas.
Mas recomendo que leia o livro iniciantes no marketing. Para profissionais, empresários e estudantes que já possuem uma base e/ou utilizam das estratégias, procurem outros livros!!!