Partículas

Partículas Michael Chester

Resenhas - Partículas

Márcio Lima 28/10/2013

Guardo com carinho o meu exemplar...
... desde pelo menos os meus 17 anos! Foi com esse livro que eu pela primeira vez comecei a entender o que eram "quarks", "bósons", "léptons", "bárions", "mésons"... Foi a minha introdução à física de partículas, juntamente com a leitura dos livros de não-ficção de Isaac Asimov, que de vez em quando também tratavam do assunto.

Fiquei fascinado. Logo na introdução o autor diz:

"Considere isto: uma sólida parede não passa de uma fina nuvem de partículas, e eu e você somos uma nuvem tão fina de partículas que por pouco não somos capazes de atravessar a parede tão facilmente como uma nuvem de fumaça se desvanece no ar. Se você pudesse atravessar a parede para a sala ao lado, muito poucas partículas de seu corpo colidiriam com as partículas da parede. O que não permite que você penetre na parede são as forças existentes entre as partículas (...) você está sendo detido por um campo energético de força, um fluxo invisível de energia através dos espaços vazios entre as partículas (...)"

Uma informação dessas facilmente fisga a cabeça impressionável de um adolescente de 17 anos... E realmente eu fui fisgado. Acho que a expressão "senso de maravilhamento" cabe perfeitamente aqui. Quando vemos que a Ciência é capaz de nos provocar tal sensação é que percebemos o quanto a própria Ciência também pode ser bem poética.

Não vendo e nem troco esse meu exemplar. Certas coisas tem realmente um valor sentimental. :)

Eli 26/04/2013

Excelente
Linguagem detalhada desde os modelos atômicos mais remotos, à parte mais ínfima do átomo: os quarks!