Fatos Espíritas

Fatos Espíritas William Crookes

Resenhas - Fatos Espíritas

jumorgensten 20/12/2021

Ao todo, o livro possui 17 capítulos, mais o prefácio, introdução, fenômenos espíritas observados por William Crookes e depois a conclusão.

A obra, de modo geral, é um apanhado de todos os estudos feitos pelo autor em uma época de plena descoberta da mediunidade e do Espiritismo também. Sendo assim, ele resolveu colocar tudo em um único livro para a eternidade, digamos assim. E deu muito certo, né não!?

O primeiro capítulo aborda tudo que foi estudado entre os anos de 1870 a 1873 e publicado no Quartely Journal Of Science de janeiro de 1874. E depois passa para os estudos envolvendo as questões mediúnicas como um todo com o movimento de corpos pesados com contato mas sem esforço mecânico, fenômeno de percussão e outros sons da mesma natureza, movimentos de objetos pesados colocados a certa distância do médium, mesas e cadeiras elevadas do chão sem ninguém lhe tocar, elevação de corpos humanos, movimentos de diversos objetos sem contato, aparições luminosas, aparições de mãos, luminosas por si mesmas ou visíveis a luz ordinária, escrita direta, formas e figuras de fantasmas, casos particulares parecendo indicar a ação de uma inteligência exterior e manifestações diversas de caráter complexo.

William também mostra com exemplos as teorias expostas para explicarem os fenômenos observados, fala sobre a mediunidade da Florence Cook, as formas de espíritos com imagens e matérias de jornais, principalmente quanto as aparições do espírito Katie King.

Depois comenta sobre o relatório da comissão dos sábios que se reuniram em Milão em 1892 para estudo dos fenômenos psíquicos e dos movimentos de objetos a distância sem contato, pancadas e reprodução de sons na mesma. E por aqui, temos exemplos das questões mediúnicas daquela época, ou seja, elevação da médium sobre a mesa e cita bastante uma das irmãs Fox.

Ao longo de toda a narrativa, Crookes vai abordando os asssuntos embasado nas suas pesquisas e nos estudos feitos por Alexandre Aksakof, que foi outro grande estudioso dos fenômenos mediúnicos e tornou-se referência quando o tema é animismo.

O texto é de médio entendimento e a leitura é fluída, porém, não é para todo mundo. Indicado para quem já estuda sobre mediunidade e o Espiritismo e que também queira uma leitura complementar para estudo sobre os temas já referidos. E para os entusiastas das pesquisas inicias sobre a Doutrina e os dons mediúnicos é um prato cheio.

site: http://hidratarvicia.com.br/2021/12/20/fatos-espiritas-william-crookes

Monalisa.Costa 16/05/2021

Provas científicas de vida após a morte
Este livro demonstra, por inúmeras experiências relatadas, todas com os devidos cuidados metodológicos, a existência de espíritos desencarnados.

Muitos cientistas e materialistas convictos, alguns bem famosos, presenciaram as mencionadas expreriências, rendendo-se às evidências dos fatos.

O mais impactante de todos os acontecimentos, a meu sentir, foi a materialização do espírito que se permitiu fotografar.

Efetivamente não é possível, desde então, alegar a inexistência de provas científicas da vida após a morte, exceto para aqueles que desconhecem obras como essa.

Recomendo!