Origens do totalitarismo

Origens do totalitarismo Hannah Arendt

Resenhas - Origens do Totalitarismo

Malphys 21/02/2022

Hannah consegue jogar luz e explicar, sem se tornar exaustiva ou excludente, temas que até hoje assombram a nossa realidade. Ela primeiro contextualiza para depois trazer teorias e observações embasadas.

Leitura que exige paciência para entender todos os pontos traçados. Preocupa porque é fácil observar, ainda hoje no século 21, figuras e comportamos tão parecidos com os descritos por Arendt no século 20.

?É preciso estar atento e forte?.

LUCAS JFB 27/01/2022

Esclarecedor, cirúrgico e MUITO difícil kkkk
Acabei de finalizar o livro. Sinceramente, foi a leitura mais difícil que já realizei até hoje. Fiz umas 25 marcações de páginas e acho que vou levar um bom tempo para ?mastigar? tudo o que li - até porque muitos pontos eu não consegui entender.
Mas a autora se mostra extremamente competente em filosofia, história, teologia, antropologia, geopolítica, teoria política, entre outros. É, de fato, um dos livros mais icônicos de todos os tempos.

[POSSÍVEL SPOILER]
Para aqueles que querem ler: entenderão a relação íntima e histórica do povo Judeu com o surgimento dos Estados nacionais, e como a relação deste povo com os Estados e outros povos da Europa se desenrolou durante séculos, cuja problemática deu uma das grandes raízes do nazismo; como o Imperialismo surgiu de uma rejeição às fronteiras nacionais ao expansionismo econômico; e por fim, ao meu ver, o ponto mais interessante do livro - como a conversão das classes em massas, a extinção da espontaneidade e da individualidade do homem, a destruição da dignidade humana e a criação/mantimento de uma ?vida em forma de ficção?, foram essenciais para desenvolver e dar vida ao sistema totalitário.

Renata Rezende 24/01/2022

Leitura imprescindível!!
Apesar do livro ser dividido em 3 momentos, o que vemos é que o antissemitismo ocorre desde sempre. O povo judeu sofre as injustiças da humanidade ha milênios.

Flávio 22/10/2021

Um desafio
Não se trata de um livro de história, apesar é claro, de mostrar a história do totalitarismo na Alemanha e na Rússia, com Hitler e Stalin. Pra mim foi um desafio pois não o li como obrigatório para alguma tese de TCC, Enem ou algo parecido, por curiosidade, pelo momento que vivemos politicamente, etc.
É um livro de filosofia, apesar que Arendt, não se classificasse como filósofa, mas uma cientista política. Para Arandt, e eu concordo, os movimentos totalitaristas, tem início com as crises Na Europa, deu-se depois da segunda guerra mundial, com uma forte crise política. Seria uma mera coincidência com nossa realidade atual? Um país de extrema desigualdade social, com uma população que não se interessa por política de fato, sempre procurando um herói que resolva todos os proplemas, lideres, cada vez mais reacionários, com viés de obediência cega.

João 27/09/2021

Antissemitismo, imperialismo e totalitarismo
Hannah Arendt, em sua obra As origens do totalitarismo, propõe fazer uma análise do surgimento desse fenômeno que teve seu auge entre os anos 30 e 40 do século passado.

Sua investigação parte da revolução francesa e elabora de forma sofisticada uma interpretação das bases do antissemitismo, que viu sua forma mais brutal junto aos nazistas, mas que já estava presente em diversas partes da Europa, entre vários grupos.

Arendt avalia também o desenvolvimento do imperialismo e seus impactos globais, além de sua colaboração no agravamento do antissemitismo e no surgimento dos regimes totalitários.

Por fim, a autora esboça sua tese sobre os movimentos e governos totalitários, analisando minuciosamente os detalhes dessa modalidade de tirania. Embasa sua ideia no terror propagado pelos líderes totalitários, além do sistema de isolamento por eles forçado.

É uma obra interessantíssima, que vale a pena ser lida, principalmente pelos interessados na temática abordada, em segunda guerra e filosofia. No entanto, é uma leitura que demanda certo conhecimento filosófico e dedicação.

Camila.Dias 23/09/2021

Um livro difícil, porém necessário.
Pra mim essa leitura foi bem densa e desafiadora, pois além de ser um livro extenso o assunto é bastante complexo também.
Apesar da complexidade, quis insistir na leitura, pois acho importante entender questões bastante relevantes do passado da humanidade, como o antisemitismo.
Gostei da leitura, mas eu precisava ter me contextualizado melhor sobre os assuntos discutidos no livro, para poder absorver mais as informações contidas nele.

Gabriel.LobAo 25/07/2021

Arrebatador
Linda obra. Livro bastante complexo, mas extremamente importante. Forte, profundo e arrebatador, Origens do totalitarismo é um manual perfeito para o reconhecimento dos movimentos autoritários ainda na sua forma embrionária. Apesar de todas as agruras pelas quais a humanidade passou, não estamos livres do autoritarismo, racismo e do terror em suas diversas formas. O texto de Hannah Arendt nos prepara para a vigilância necessária a manutenção da democracia.

Wes 14/05/2021

Li ainda no meu primeiro ano de ensino médio. É uma leitura extremamente crucial.

Carol 19/04/2021

Aquela leitura de TCC
Eu e meu orientador quase saímos na mão porque eu não queria ler Hannah Arendt, mas no final esse livro se mostrou bem importante pra minha discussão.
Talvanes.Faustino 10/10/2021minha estante
E eu tô pensando se no trabalho que tenho Florestan Fernandes e Frantz Fanon cabe Hannah, que numa lida rápida achei interessante o capítulo sobre imperialismo.

Bruna.Cristina 31/12/2020

Complicado
Nossa livro bom, mas complicado ao mesmo tempo ao tratar de temas como antissemitismo, imperialismo e totalitarismo.

Erika 29/11/2020

Livro para percepção da construção política dos regimes totalitários. Não é uma leitura para ser executada uma única vez, pois demanda uma certa "bagagem" de conhecimento para um melhor aproveitamento de entendimento. E isso leva um determinado tempo.
Entretanto, não é um impeditivo para a imersão nesse fluxo histórico.

Gabslareine 20/11/2020

Difícil, mas importante!
Demorei bastante pois se trata de um período do qual não domino, mas me deu respostas suficiente claras, por exemplo: por que os judeus?

A obra foi uma das primeiras a perceber que os regimes de extrema direita (nazismo) e extrema esquerda (stalinismo), eram farinha do mesmo saco, ou seja: ambos governos totalitários. Aliás, as tiradas de sarro da autora são hilárias.

Uma boa leitura, mas depende de muita paciência e atenção.

Thainá Almeida 26/10/2020

Indispensável
Depois de um ano lendo esse livro, devo reconhecer que: Hannah Arendt foi genial. É com certeza um livro denso e bastante difícil de fazer uma leitura fluida, mas compensa em cada parágrafo. Eu li me esforçando para pensar como as características que Hannah coloca no texto se aplicariam ao século XXI e saio bem tonta no final de tudo com a quantidade de informações que ajudam a compreender como, hoje, vemos tantas violações a direitos e nada é feito.
Simplesmente excelente.

LP_Chaun 18/10/2020

Domínio puro.
O título expressa bem o relacionamento da escritora com o tema, fora as extensas notas e bibliografias, demonstra tanto domínio que a impressão é que poderia escrever sem fazer citações.
Como um bom trabalho acadêmico responde dúvidas e cria outras provocando assim o leitor a continuar a leitura em busca de uma conclusão, que consequentemente gera mais dúvidas.
O ciclo sem fim de provocação não direcionada e puramente expositiva se tornam o principal charme da obra que relata acontecimentos trágicos e sublimes da psique de forma direta na medida do possível no que tange ao desenvolvimento do pensamento filosófico.
Obra mais que recomendada para estudantes e curiosos das ciências humanas, o leitor leigo pode se sentir desconfortável pela complexidade do tema, mas a linguagem é simples e pode ser apreciado sem problemas.

Fernanda Pacheco 24/07/2020

Não conhecia a autora e me surpreendi. Consegui ficar presa a sua escrita e confesso que não achei difícil, apesar do livro ser bem longo. Demonstra como não aprendemos com a história e estamos repetindo...