Prometeu Acorrentado - Ájax - Alceste

Ésquilo
Eurípides

Resenhas - Prometeu Acorrentado * Ájax * Alceste

Wilson 19/12/2023

O derradeiro volume das tragédias gregas
Finalmente conclui as primorosas tragédias gregas, publicadas pela extinta Jorge Zahar Editor, com a acessível e genial de Mário da Gama Kury. As três tragédias do volume são ótimas, com destaque para Ájax. Com certeza, relerei no futuro, pois há muito a se aprender nestes textos que há mais de 2 milênios permeiam o imaginário humano.

Marcio 10/05/2023

Tragédia Grega
"Falar-te disso é doloroso para mim, mas calar-me também me causa muitas dores"

"Não sabes, Prometeu, que as palavras são médicos capazes de curar teu mal, este rancor?"

(Prometeu Acorrentado - Ésquillo)

"'Com a divina ajuda, pai, até um homem sem qualquer mérito seria vencedor. De minha parte estou totalmente seguro de obter a glória sem a proteção dos deuses!' Esta foi a resposta cheia de jactância."

(Ájax - Sófocles)

"É muito fácil das conselhos; difícil é ser forte em meio ao sofrimento"

(Alceste - Eurípides)

Weiiirdo 02/07/2022

Beleza simples e constante
Essa coletânea contém dramas que tratam de liberdade, orgulho e virtude. Embora tais assuntos se desenrolem na Grécia Antiga, é muito fácil se identificar com os personagens e as situações. Também é fácil a compreensão das palavras e do enredo, tamanha a eloquência e eficiência de Mário da Gama Kury, um gênio das Letras.
Recomendo a todos estas três obras que muito valorizaram o meu tempo.