Os Caçadores de Fantasmas

Os Caçadores de Fantasmas Cornelia Maria Funke

Resenhas - Os Caçadores de Fantasmas

Jobischow16 27/11/2023

Não é pra tanto..
Eu achei um livro bom! Li por conta da escola e me surpreendi. Tem muitas coisas que o livro poderia ser melhor, como o começo. Quando li não entendi. Pra mim merece três estrelas e meia.

Priscila.Senna 23/06/2020

Uma história de fantasma bem divertida, uma boa leitura pra passar o tempo

Antonio 05/03/2020

Histórias de Terror
AH que saudades que eu tenho, da aurora da minha vida. E nessa aurora eu adorava o... Terror. Naquela época, acho, não se usava esse termo.
Eu simplesmente venerava os trens-fantasmas dos parques de diversão (o Play-Center tinha um excelente) a tal ponto que eu criava trens-fantasmas no meu quarto. Aí vieram as máscaras de monstros trazidas da Disney pelos meus pais.
Mas naquela época não havia literatura desse tipo, pelo menos eu não conhecia. Comprei uma revista de vampiro, e só. Hoje, há dezenas de títulos do gênero, e Harry Potter poderia até ser classificado nesse gênero, pela quantidade de fantasmas e monstrengos.
E por que eu gostava tanto? Bem, as explicações não me parecem suficientes, mas ao perceber que crianças e adolescentes continuam gostando desse gênero, vou tentar explicar:
Por exemplo, Os Caçadores de Fantasmas (Atrás de uma Pista Fria), de Cornelia Funke, editora Escarlate, Tom, um menino de 9 anos, tem de enfrentar um fantasma no porão onde mora. Ele é ajudado pela amiga de sua avó, que é uma especialista em fantasmas, e a verdadeira questão é que esse fantasma foi expulso de onde morava por um fantasma muito mais perigoso. E o Terror acaba dando lugar ao Humor em muitos momentos.
MEDO todos nós sentimos. Afinal, o medo é uma forma de evitar perigos e se preservar. Mas a criança tem medo de seres invisíveis ou do desconhecido.
O fato de enfrentar o medo e dar algumas risadas lendo um livro é o mais importante. A criança pequena tem medos e admite; à medida que cresce, ela é desafiada a não ter mais medo (a dormir no escuro, por exemplo), e esses livros de terror são uma forma de domesticar seus temores. Então, a diversão e a leitura se tornam uma aliada desse amadurecimento. Mas, quanto a mim, percebo que a fantasia inerente a essas histórias é muito importante. Criança, eu usava a imaginação como um trampolim para outras realidades, nas quais meu papel seria diferente. Essa é uma forma de projetar a vida em futuro, de acreditar em possíveis conquistas.
Talvez nem toda criança seja assim — mas quem pode viver exclusivamente da realidade crua e imediata? As grandes conquistas do ser humano se deram, antes, pela imaginação. Até a descoberta do Brasil pode entrar nessa conta. E as histórias de terror são pródigas em imaginação.

site: www.blogselivros.com.br