Beowulf

Beowulf Anônimo

Resenhas - Beowulf

JP_Felix 15/10/2022

Ok
Um grande poema heróico que data de muito, mas muito tempo atrás. Sinceramente, não funciona como história, pois não tem lá grande trama, é muito mais um canto heróico que narra com palavras belas um trecho da história com adornos fantásticos. É um clássico interessante a se conhecer, mas não é algo que vá cativar muita gente hoje em dia. A narrativa é densa e expositiva em vez de construída no modelo de história que estamos acostumados. Não é como se o livro fosse ruim por isso, seria anacronismo da minha parte, mas é bem enrolado no que diz respeito a parte do entretenimento além do mito.

Um obra pra conhecer pelo contexto histórico, pela lenda ou pela simples curiosidade de ver um clássico heróico da europa, mas dificilmente alguém leria para se divertir ou se entreter.

Raphael Rostaizer 27/07/2022

Conhecendo o personagem
Livro curto, interessante para um conhecimento inicial sobre esse personagem histórico. Acho que vê buscar mais alguma coisa para esclarecer mais alguns pontos.

Ray of Light 30/12/2021

O lendário Rei Beowulf
Lembro na primeira aula de Literatura Inglesa quando fui apresentado à esta obra: um dos poucos registros que se tem do inglês arcaico, o poema épico chamado "Beowulf".

Logo fiquei interessado, assim como guardo em um lugar querido as canções de Homero, Ilíada e Odisseia, quis me aventurar e ler a jornada do Rei Beowulf.

Minha primeira leitura foi superficial, mas, depois de alguns anos, com muita pesquisa, entendi os reais propósitos do texto, cujo enredo já foi recitado para multidões, assim como sobreviveu as eras sendo registrado por monges cristãos, perto da fundação da própria Inglaterra.

Sua descoberta no último milênio trouxe à tona um resgate da cultura Anglo-Saxônica por meio de seus entusiastas, já que um poema como este era um prato cheio para autores como J. R. R. Tolkien, que, posteriormente, escreveria seus heróis na sombra de uma das maiores lendas de sua cultura.

Beowulf é um personagem que traz o melhor dos dois mundos: engloba as antigas tradições nórdicas, e segue seu destino de maneira implacável assim como os heróis de sua cultura devem ser, assim como, por influência cristã, personifica os ideais de humildade e bondade ensinados pelo Messias, sendo a receita para as conquistas do lendário Rei Beowulf.

Larissa.Herbsthofe 23/11/2021

Guerreiro
Conheci um pouco da história de Beowulf quando estava na faculdade e um professor gostava muito de histórias e nos apresentou o ato final desse herói contada tantos e tantos anos antes em um inglês arcaico. Finalmente li a história completa e realmente Beowulf é um grande herói valoroso.

Drakomanth 20/03/2021

O Poder que o Bilíngue Tem.
Nada como uma obra bilíngue para nos salvar das redes do conhecimentos enganosos. Isso me faz lembra de um caso em particular. Demorou cerca de uns 6 anos (de 2004/2010 aproximadamente) até eu poder ver na internet que Sleipnir tinha REALMENTE 8 patas. Pontuo este caso, pois ele gerou uma inconveniente discursão entre mim e um caro amigo. Na ocasião o aconselhei a ler mais, pois um erro fatídico fez o mesmo afirmar que não viu só na Internet me mostrando numa citação do livro da autora Licia Troisi (“Mundo Emerso”), qual inferia explicitamente quê Sleipnir tinha 6 patas. Ainda tive de ouvir na época a acusação de quê – “Apenas os seus livros estão certos então?!". Esse tipo de situação se tornou constante. Ainda mais quando se trata de narrativas como as do Cu Chulainn (cujo não há fieis traduções e ou adaptações da mesma aqui no Brasil). O mesmo ocorre com o EDDA quando você tenta esclarecer para um fã de Tolkien que John Ronald não tem nada de sua autoria em seu mundo, apenas um apanhado de várias narrativas religiosas e contos épicos muito bem posicionados, incluindo uma nomeação de determinados anões utilizando TODOS os nomes contidos no EDDA. Aos que perderam seu tempo lendo até aqui, fica meus sinceros pedidos de desculpas. Mas achei extremamente necessário contar estes causos devido a importância que uma obra bilíngue pode ter para lhe livrar de enrascadas como estas. Na dúvida, pesquise um pouco mais o texto original. Para isso aconselho - Por mais que estejamos de falando de um tradutor, lembre-se. A seriedade de um custo benefício editorial é muito mais confiável do quê uma pesquisa num nicho virtual onde todos são capazes de escrever o que querem.

Paola 29/12/2010

Resenha aqui: