Melhores Poemas de Florbela Espanca

Melhores Poemas de Florbela Espanca Florbela Espanca

Resenhas - Florbela Espanca

Danilo 21/01/2021

Conhecendo Florbela
Primeiro contato com a obra de Florbela Espanca. Não estava nos meus planos ler esse livro agora.
Temos aqui um conjunto de diversos poemas selecionados por Zina C. Bellodi.
Foi bom ter lido, foi uma experiência diferente. Sinto que não tive tanta paciência para ficar lendo devagar e saber o que acontece em meu pensamento, então li alguns poemas por dia, sem me preocupar.
Alguns poemas são bem bonitos e profundos, acabam ficando repetitivos em uma seleção de cerca de 108 escritos.
É o tipo de texto diferente, temos uma mulher narrando suas dores, insatisfações, tristezas, mágoas e erotismos, é uma mulher fazendo o que só homens faziam, a maioria. Por isso temos um ponto diferente aqui, uma vivência diferente.
Os acontecimentos reais se mesclam em seus poemas e isso faz o poema ser mais acessível, pode haver identificação. No exagero, no inatingível, no impossível, eu já não sei.
Foi uma boa experiência.

freitaskoober 11/06/2022

Primeira vez lendo Florbela Espanca. Aqui temos uma seleção de poemas da autora, feitas por Zina C. Bellodi.

Em seus escritos Florbela expressa o que sente de maneira livre e forte, seus versos são carregados de verdade quanto ao que narra. Seus amores, suas dores...

Além disso, sendo mulher, sua escrita expressa o feminino na poesia onde só homens dominavam o cenário. É um livro interessante!

FlávinhaM 31/01/2023

Sofrimento e dor psicológica
A poesia de Florbela é permeada pela rejeição, pelas perdas e, principalmente, pelo amor não correspondido.
Seus poemas são tristes e podem ficar repetitivos dentro de uma coletânea. Mas um livro de poemas é para ser lido aos poucos, sentido, refletido...
Meus preferidos (Amiga, Fanatismo, Realidade e Amar) me acompanham há anos num caderno dos tempos do Ensino médio.

arthrmis 11/01/2024

Escrita por Florbela Espanca.
Eu te amo mamae florbela espanca ngm te entende como eu.
e pensar que, antes de terminar de ler esse livro, eu chorei lendo um poema dela e tudo piorou quando eu descobri que ela tinha se matado dia 8 de dezembro de 1930 e eu em 2023, aos 16 anos de idade tava no meu quarto com o rosto todo salgado e molhado pois sentia uma compreensão completa do que ela queria dizer e me encontrei entre aquelas linhas. Me identifiquei com uma pessoa que não está mais nesse mundo a quase 100 anos e ainda assim conseguiu me atravessar de uma maneira que nenhum tipo de arte jamais me atravessou. Florbela é tão transparente com seus sentimentos que ela consegue se tornar atemporal através de poemas e sonetos. Ela carregava longas mágoas e uma tristeza antiga que se alojava na mente dela criando raízes e consequentemente, poesia. Lendo esse livro fui capaz de me ver em um texto, vi a intensidade e profundidade da tristeza feminina. Me senti escrita por ela, como se eu fosse um de seus contos ou quem sabe uma mera personagem. Infelizmente, me encontrei nas entrelinhas e não digo isso como vítima ou como uma coitada, digo isso como garota. E eu, assim como qualquer outra mulher, tenho minhas mágoas e vivo elas intensamente. Florbela transformou dor em poesia e essa poesia reflete perfeitamente um sentimento que poucas pessoas conseguem por em palavras. Você pode sofrer e viver suas mágoas da forma que quiser mas Florbela não só viveu suas mágoas como compartilhou-as com o mundo para que quase 100 anos eu (ou qualquer outra pessoa) pudesse ler e entender o âmago do outro. Enfim, não garanto que seja a mesma experiência pra todo mundo, afinal, não é todo mundo que se sente da mesma forma que eu mas vale a leitura, vale conhecer um lado mais poético e puro da dor. Vale entender que mesmo nos momentos mais ruins da vida ainda é possível tirar algo bom, uma lição ou uma simples arte que 93 anos depois ainda vai impactar o coração de alguém.