Trem fantasma

Trem fantasma Carlos Hee

Resenhas - Trem fantasma

Alícia 03/02/2022

trem fantasma
"Da peste gay. Ou vai me dizer que você ainda não ouviu falar do que está acontecendo com as bichas em San Francisco e Nova York? Elas estão morrendo, como moscas." - Mary Marvel.

O autor foi extremamente corajoso em trazer nesse livro memórias contadas de uma forma tão crua, sem papas na língua e com toda a libertinagem dos anos 80. A forma com que ele narrou a vida sexual aos poucos sendo impactada pela até então chamada "peste gay", foi sensacional. No entanto, muitos pontos do livro acabaram por me incomodar, abaixando minha nota.
Primeiro, começo falando que a minha expectativa estragou a experiência de leitura, tendo sido atendida apenas após os 70% do livro, onde realmente comecei a ficar envolvida. Além disso, sempre que iria se referir a um personagem não-branco, o autor não lhe dá nomes, como faz com os personagens brancos, sendo apenas "o negro", "o mulato", o que acabou por me incomodar. Outra coisa que me incomodou foi o uso do termo "opção sexual".
Apesar disso, é inegável dizer que é um livro interessante. Um relato marcante de como foi ver pessoas que frenquentavam as noites com ele, definhando aos poucos por uma doença desesperadora.

Paulo Victor 08/01/2016

Trem Fantasma narra a história de Carlos Ebola, um jovem que procura e pratica aventuras sexuais no final da década de 70 e início dos anos 80. Ele vê todos os seus amigos próximos, inclusive seu melhor amigo Adalberto, morrem de uma doença conhecida como “a praga gay”, doença esta que inicialmente ninguém sabia ao certo o que era e então veio a ser descoberto o vírus da AIDS.

Um livro de fácil leitura, que relata a realidade de jovens que tiveram experiências sexuais de todas as maneiras, inclusive sob efeito de drogas e bebidas. Mostra como o vírus da AIDS lastrou-se na sociedade tão rapidamente. Serve de recordação para quem viveu esta época e de informação para os que nasceram depois.