Matéria básica

Resenhas - Matéria Básica

Gabriel Archanjo 24/04/2018

MATÉRIA BÁSICA.
MATÉRIA BÁSICA.
Tomei o livro sem pretensão alguma, apenas pelo ímpeto de ler uma obra indicada. Não foi inaugural a leitura desta temática, cujos títulos, alguns já me decepcionaram.
Todavia, por uma grata surpresa, em Matéria Básica, meu primeiro contato com Márcio El-Jack, encontrei um texto que não me deixasse depressivo pelo final clichê da tragédia do "amor proibido" nem enojado pelo vocabulário chulo e vida vulgar que alguns autores teimam em atribuir ao perfil homossexual.
Foi uma leitura leve com bastante humor, fácil compreensão vocabular, com nuances próprias para reflexão do cotidiano e, sobretudo, na busca do Eu e da tão desejável felicidade. O narrador personagem é uma figura absolutamente comum, com vida financeira e profissional estável e com desilusões amorosas na bagagem, mas como ele afirma: "calejado" e ouso também dizer que carente. Há em Pedro uma carência de afeto e reciprocidade que o faz cometer "aventuras impronunciáveis", embora sejam todas completamente plausíveis à figura masculina, porém no texto, sob a ótica homoerótica.
Algo que vale mencionar é que sendo a obra a biografia de Pedro, há um lugar especial para falar de família, da aceitação do irmão, do tio "tesudo", da mãe que mesmo não sendo íntima, é preocupada com a felicidade do filho.
Um tema também a ser ressaltado é o da traição conjugal, que muito bem elaborado pelo autor, é exemplificada tanto na ótica hétero quanto homoafetivo. Os estilhaços irreparáveis da confiança, o limite entre amar-se e amar ao outro e a separação como consequência de atos impensados servem de base a qualquer leitor para reflexão.
Por fim, a mensagem chave da obra, a sua Matéria Básica e descobrir a si mesmo como fonte de felicidade. É entender que, em verdade, não se busca a felicidade em outrem, mas compartilha-se a que está em si mesma com o outro. Eis o segredo: a Matéria Básica!