Fundamentos de Psicologia Analítica

Fundamentos de Psicologia Analítica Carl Gustav Jung

Resenhas - Fundamentos de Psicologia Analítica

ceci (@lercomoarte) 08/03/2024

I love love psicologia analítica, apesar de jung, como todo homem branco q viveu a muitos anos ter algumas ideias ultrapassadas, acho o jeito que ele explica a mente humana genial e faz total sentido.
Mas apesar de esse se dizer um livro introdutório ele não é tão iniciante não, alguns conceitos como o da consciência e inconsciência ele explica bem do 0, mas outros ele só cita e não dá muito contexto, então é bom já ter uma base.

Less 19/06/2023

Os Fundamentos da Psicologia Analítica!
Jung neste livro aborda temas como:

1) Influência do ambiente;
2) Cura pelo desenho;
3) Análise dos sonhos;
4) Neurose;
5) Inconsciente Coletivo;
6) Arquétipos;
7) Psicologias;
8) Tipos psicológicos.

1) Jung demonstra em dados como o ambiente altera o nosso eu. Onde uma alma e outra se juntam fazendo uma grande metamorfose;

2) Jung também fala de um paciente que se curou de sua neurose depois de desenhar os seus sonhos. Reagindo a um fascínio positivo que o levou a cura. Através dos desenhos podemos saber em que estado psicológico o paciente se encontra;

3) e 4) A análise dos sonhos contribuem para a cura. A neurose é uma dissociação da personalidade, onde o consciente não se identifica com inconsciente; quando alguém sente algo e pensa em noutra coisa isso acarreta em neuroses. Porém, a neurose por si só já é uma projeto compensatório da mente em se auto-curar;

5) e 6) O inconsciente coletivo contém as imagens e ideias dos nossos antepassados com todas as suas simbologias. Esses arquétipos aparecem globalmente. Podem ser ideias religiosas como mitológicas;

7) Jung diz que sua psicologia (Psicologia Junguiana) partiu da sua subjetividade. O mesmo se deu com a psicanálise e a psicologia adleriana. Porém, o pensamento de Freud e Adler são muito unilaterais. Enquanto Freud foca muito na sexualidade, Adler foca muito na ambição pelo poder. Assim, cada pessoa vai precisar de uma psicologia própria.

8) Cada pessoa tem uma diferenciação psicológica própria. Os tipos psicológicos gerais são introvertidos e extrovertidos, que vão se subdividir em: tipo pensamento, sentimento, sensação é intuição. Geralmente, uma pessoa com tipo pensamento tem seu lado sentimental inferior. O mesmo acontece com outras funções.

Rodrigo 14/07/2021

Fundamentos
A psicologia analítica é tão eficaz quanto a psicanálise, uma complementa a outra.
O olhar clínico de jung é algo que não se vê em outros analistas da época.
Leia.