I-Juca Pirama em quadrinhos

I-Juca Pirama em quadrinhos Gonçalves Dias

Resenhas - I-Juca Pirama

Gigi 03/06/2021

Uma grande representação
Obra que, junto com os magníficos quadrinhos de Silvino, traz um poema que abrange muitos aspectos e idealizações do povo brasileiro

olívia 21/11/2021

Eu gostei desse livro, principalmente porque eu amo quadrinho. O livro é super rápido e bonitinho. Adorei que é um livro sobre tribos indígenas e fala sobre suas tradições.

clara! (taylor's version) 25/06/2023

Os desenhos ajudam a entender a linguagem difícil que transmite muitas características da primeira geração do romantismo.

Anna Paixão 25/05/2023

I-Juca Pirama foi um poema que tive o prazer de estudar e debater ainda na universidade. Sempre gostei muito do poema, fosse pelo ritmo/métrica ou pela história que conta. Uma obra que fala de bravura, coragem, honra e amor filial. A HQ possui desenhos lindos e cores fortes o que casa perfeitamente.

Luciana.Pereira 23/09/2020

Excelente! A versão em quadrinhos supera as expectativas.
...Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi:
Sou filho da selvas, nas selvas cresci;
Guerreiros, descendo da tribo Tupi.
Da tribo pujante, que agora anda errante
Por fado inconstante, guerreiros, nasci;
Sou bravo, sou forte, sou filho do norte;
Meu canto de morte, guerreiros, ouvi...

Esse poema é a prova de que tudo se supera. Lindo demais.

santos 17/07/2023

I-Juca Pirama
Bom, vou ser breve.
Não gostei da escrita da história, acho que por ser de alguns anos atrás a leitura se torna difícil e cansativa. Tive que ler um resumo para entender alguma coisa em relação a trama.
Dei 2,5 ?? pela importância da história e pelo o que eu entendi do resumo.
Apesar de tudo, as ilustrações estão muito lindas!

z..... 27/02/2020

Série Clássicos em HQ (Ed. Peirópolis)
A Editora Peirópolis tem algumas adaptações em quadrinho sensacionais e essa é uma delas. Fico torcendo para que amplie a série "Clássicos em HQ".

Vemos a poesia de Gonçalves Dias preservada na íntegra, em que o entendimento é facilitado no desenrolar competentemente ilustrado por Silvino. Esse é o grande valor da adaptação.

O estilo do artista pode não agradar a todos, mas atinge os objetivos na exposição clara do significado do poema.
Já tinha lido e pareceu-me algo tão difícil de entender... por conta do palavreado rebuscado e antigo. Lendo no livro é uma coisa e lendo no formato dessa adaptação é outra, onde a história toma forma, materializa-se no que Gonçalves Dias desejou enfatizar, saindo da condição do que parece difícil para a crueza da terra, do cenário natural, do indígena como de fato era, da percepção sem rodeios, facilitada pela imagem (afinal, dizem que uma vale mil palavras).
Por essas e outras foi leitura prazerosa e que recomendo.

É história de resgate da dignidade própria, que fora abalada e tida de má fama pelo rompimento com tradições hiper valorizadas no contexto indígena.
Um guerreiro Tupi foi capturado pelos Timbiras, destinado ao sacrifício e antropofagia, mas no momento crucial chora e pede para ser poupado por conta do velho pai a quem ajuda. É libertado, o pai fica sabendo do ocorrido, volta com o filho na aldeia inimiga, onde tem indignação com a atitude de choro e súplica que contaram-lhe, amaldiçoando e renegando o filho. Este, diante da vergonha, é tomado de fúria tremenda e arremete contra os Timbiras, demonstrando coragem que apenas os admirados guerreiros tem. No fim das contas, acontece a reconciliação com o pai e a morte digna como era prevista no universo indígena que o poema ressalta.

Entre as partes de destaque, o canto do jovem quando capturado. Aquele da famosa maranduba (essa palavra aprendi com José de Alencar) que começa assim:
"Meu canto de morte, guerreiros ouvi; sou filho das selvas, nas selvas cresci; guerreiros, descendo da tibo Tupi".
Outra frase famosa é "Meninos, eu vi!", referente às tradições orais em que essa história era contada.

No final o ilustrador (Silvino) dá uma instigada no leitor com desenho não inspirado no poema: o colonizador chegando com suas armas. Creio num paralelo entre a dignidade indígena referenciada e a barbaridade manifestada pelo colonizador.

Meninos, eu vi!

Clara 30/12/2022

Juca Pirama
Quadrinho lindo! As imagens tem cores bem fortes. A montagem coloca em uma linguagem presentificada um poema de 1851. Bem interessante!

Camila TQR 07/02/2024

Eu já conhecia a história do Jucapirama, mas nunca tinha lido, e em forma de HQ ficou mais fácil.
Adorei os traços e a forma fluida na qual foi feita.

É uma história triste, mas que nos deixa várias lições.

Super recomendo

Carina 11/09/2013

O canto do guerreiro
A história do índio que quer salvar o pai, mas acaba o decepcionando, é um clássico da literatura, que põe em xeque nossos valores e modos de ver o mundo. A interpretação em quadrinhos ganha pontos por não alterar o poema (nem querer facilitá-lo). O traço não é dos mais bonitos, mas é interessante.

Jefferson Martins 03/05/2019

Épico!
Esse poema épico de 1851 ganha uma nova vida nessa edição fantástica e impecável em quadrinhos. O poema possui em seus versos a força do jovem Tupi, e os quadrinhos trouxeram consigo toda a emoção contida nos cantos de Gonçalves Dias! Perfeito!

Ju 16/08/2021

Interessante
É bem legal, e apesar de estar lendo por causa da escola, gostei bastante. A forma de HQ faz ficar mais interessante e deixa a gente focado

vani 05/02/2022

Uma HQ difícil
Eu subestimei novamente um livro. Essa versão animada do poema I-Juca Pirama é forte, bem escrita, bem desenhada e difícil. O vocabulário é bem diferente do habitual.

Com certeza vou olhar as outras versões desse poema agora. Recomendo muito.

~leh 01/06/2023

I- Juca Pirama em quadrinhos
????????

Poema clássico romancista de 1851 escrito por Gonçalves Dias.

Adaptado para quadrinhos.