J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis

J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis Colin Duriez

Resenhas - Tolkien e C. S. Lewis

Lívia Gomes 08/04/2024

Sem sombra de dúvidas esse livro é para aqueles reais admiradores das célebres personalidades que foram J. R. R. Tolkien e C. S. Lewis.
Eu confesso que esperava uma narrativa mais focada no na amizade entre os escritores, mas na verdade observamos um panorama geral de suas vidas, desde a infância até a morte, com maior ênfase em suas carreiras profissionais tanto como escritores quanto como integrantes do corpo docente das universidades onde lecionaram por anos.
Conforme os fatos são apresentados vemos também os pontos de interseção entre a vida de ambos os escritores, até o momento que se encontram em definitivo e daí desabrocha essa amizade cheia de altos e baixos mas indiscutivelmente preciosa e também mundialmente relevante, uma vez que Tolkien e Lewis incentivaram um ao outro em suas criações literárias.

O livro é quase que biográfico, o autor consegue dar uma boa resumida na história de vida de "Tollers" e "Jack", mas ao mesmo tempo apresentando detalhes importantes. É uma história bonita de se ler, observar o peso de uma amizade, os caminhos da vida, a resiliência dos relacionamentos mediante adversidades e a força de laços afetivos. Interessante também acompanhar os pormenores da criação de obras que impactaram a literatura mundial, o imaginário popular e a cultura pop. Gostei bastante também da abordagem da relação entre os escritores e suas respectivas caminhadas de fé. É uma construção gradativa e muito delicada que certamente é um deleite para aqueles que são fãs de Lewis, ou Tolkien, ou ambos.

Apesar disso achei o ritmo da leitura um pouco lento em certos pontos do livro, tornando-se mais fluído em sua segunda metade. De qualquer forma o livro é sem dúvida muito especial e acredito eu que seja uma boa leitura complementar das biografias de ambos os autores que são figuras centrais nesta obra.

Anjos 23/03/2024

Soberbo
Eu não sou a pessoa das biografias, nem mesmo dos meus autores preferidos, mas fiquei curiosa quando vi este livro. Já sabia da amizade entre Tolkien e Lewis, sabia que eles foram professores na mesma faculdade e sabia de suas obras. Mas este livro descortinou pra mim uma nova dimensão desta amizade. E pensar que um sem o outro, talvez as suas obras nunca tivessem visto a luz, e nós não teríamos essas maravilhas da literatura. A pesquisa para esse livro foi primorosa e sensível.

Lorena 14/03/2024

Amigos que mudaram o mundo
As Crônicas de Narnia e O Senhor dos Anéis foram obras que levaram a fantasia ao mundo dos adultos, em especial a segunda saga. Conhecer os autores por trás desses fenômenos literários, descobrir as nuances da amizade entre eles e como um foi essencial na vida e obra do outro foi uma jornada incrível.

A obra é bastante densa e é bem acadêmica, mas uma fonte profunda de cada detalhe da vida e obra de Lewis e Tolkien, e os pontos onde elas se entrelaçam. Um belo trabalho do biografo, não tem como não se emocionar com a amplitude que alcançou o que eles fizeram com sua escrita.

Também temos apêndices bem necessários com uma cronologia completa dos acontecimentos citados no livro e um comentário muito brilhante de porquê ainda lemos ambos os autores até hoje. É inegável que obras assim simplesmente durarão para sempre.

Tatiana 14/03/2024

Uma amizade improvável
"Tolkien e Lewis concordavam que imaginar bem era tão vital quanto pensar bem, e que cada uma dessas coisas ficava empobrecida sem a outra"

Tolkien morreu não gostando das Crônicas de Nárnia (Triologia Cósmica certamente ficaria em primeiro lugar para ele), já Lewis era o fã número 1 de O Senhor dos Anéis. Uma amizade que passou por anos e períodos difíceis (Tolkien, como um católico romano fiel e tradicional, não aceitou bem o casamento de Lewis com uma mulher divorciada. Além dos problemas com alguns amigos de Lewis) que levaram a se afastar um pouco, mas jamais perdendo a admiração de um pelo outro. Lewis em seus últimos dias de vida fala para Tolkien que toda filosofia de sua História dependia somente de uma única frase da Sociedade do Anel, que é "Realizaram-se feitos que não foram totalmente em vão"

Entre eles nasceu uma amizade improvável mas que marcou ambos de forma incrível.
Tolkien teve influência na conversão de Lewis e na maioria das histórias que ele escreveu.
Lewis foi o encorajador para que houvesse o Senhor dos Anéis.

"A amizade, como a dele com Tolkien, envolvia o fator "O quê, você também!" - o reconhecimento de uma visão compartilhada"

Ramon 03/02/2024

...
"Em vez de julgar se um livro é bom ou ruim, é melhor reverter o processo e considerar leitores bons e ruins"

"Se virmos uma obra de literatura simplesmente como expressão do seu autor [...] esse item literário perde o significado"

Rafael.Pasqualini 31/01/2024

Um Deus, uma fé e dois amigos!
Sem dúvida é uma leitura obrigatória para todos os fãs de O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Nárnia. Poder conhecer um pouco do cenário em que Lewis e Tolkien cresceram e quão necessário foram, um para o outro, para que ambos pudessem se tornar o que são conhecidos hoje em dia.

A amizade é tão desnecessária quanto a filosofia, a arte, o próprio universo (pois Deus não precisava criar). Ela não tem valor de sobrevivência; pelo contrário, é uma daquelas coisas que dá valor à sobrevivência.
(Os quatro amores)

Michel 26/01/2024

Resenha o dom da amizade
Já tinha uma ideia de como estas duas mentes geniais se conheciam, mas aprofundar toda essa amizade e entender como cada um pensava e agia foi muito esclarecedor. Mesmo com altos e baixos, essa amizade é um exemplo de como amigos podem se ajudar e ser referência um para o outro

skuser02844 15/01/2024

O tão necessário contexto
Bom, talvez esteja um pouco atrasado para analisar esta obra, honestamente, não pretendia fazê-lo, mas, como sugere o título, esta análise será o tão necessário contexto para algumas das próximas que hão de vir. Apesar de ser uma tentativa frequente, a separação de uma obra de seu autor mostra-se quase sempre inviável. Peças artísticas, de quaisquer naturezas, são imbuídas de seu contexto histórico-social. Sendo assim, a compreensão da vida de um autor serve de amparo para uma adequada compreensão da obra.
John Ronald Reuel Tolkien e Clive Staples Lewis são os maiores nomes no que se refere à literatura de fantasia do século XX. Ambos de origem simples se encontraram em 1926 em Oxford onde por muitos anos lecionariam literatura e, durante os cinco primeiros anos juntos, Tolkien foi um dos responsáveis pela conversão de Lewis, processo esse ponto central do livro Surpreendido pela alegria. Apesar da grande amizade, mais para o final da vida eles se afastaram por algumas divergências e separação dos grupos de leituras que faziam parte, como os Inklings, entre outros. Entre essas divergências está o fato de, ao se converter, Lewis ter se tornado anglicano, em contraste com Tolkien que era católico.
Em muitas de suas obras Lewis carregava, com certa explicitude, referências cristãs, o que fazia com que o amigo tecesse críticas por preferir uma abordagem mais suave. Como, por exemplo, As Crônicas de Nárnia, uma clara alegoria para a cristandade, e O Senhor dos Anéis, uma obra de fantasia com mensagens e referências cristã. O que pode ser observado no trecho do livro A Viagem do Peregrino da Alvorada, em que Aslam diz: “Mas tenho outro nome. Têm de aprender a me reconhecer por esse nome. Por isso que os levei à Nárnia” e nas palavras do próprio Tolkien: “O Senhor dos anéis é obviamente uma obra fundamente religiosa e católica; inconsciente no início, mas conscientemente na revisão”.
Essa diferença e como Lewis “popularizou o cristianismo”, no sentido de acessibilizar os ensinos cristãos não agradavam Tolkien, pois ao simplifica-los ele poderia acabar por cometer equívocos. Por isso, imagino que o Professor não deva ter ficado muito feliz com a dedicatória da obra Cartas de um Diabo ao seu Aprendiz.
Apesar das críticas, às vezes cabíveis, penso comigo mesmo, o gênio que era o Professor por ver problemas nas obras que encantaram milhões de pessoas ao redor do mundo.
A obra conta, em síntese, após a introdução da infância de ambos até seu encontro, a relação desses dois monstros da literatura, assim como o contexto dos principais acontecimentos da vida deles. Sendo assim, a obra é uma leitura obrigatória para todo fã tanto de Tolkien quanto de Lewis, dei um pouco mais de atenção ao autor irlandês por ele ser autos da próxima análise. Enfim, 10/10.

Luan1574 14/01/2024

O Dom da Amizade.
Muitos ensinamentos e reflexões. O legado que Tolkien e Lewis deixaram é inegável. Obra rica em detalhes e o autor ainda passa os seus ensinamentos ao analisar a amizade daqueles autores. Ambos foram influenciados uns pelos outros e isso gerou impacto em suas futuras obras. Lindo demais!
"A ficção, para Lewis e Tolkien, era, portanto, a criação de significado, não a reafirmação literal de verdades. Refletia para eles a maior criatividade de Deus, quando Ele originou e agregou seu universo e nós. Os objetos naturais e as pessoas não são meros fatos. Seu significado deriva da sua relação com outros objetos, eventos e pessoas, e, em última análise, da relação com Deus. Têm uma unidade criada, e seu significado e sua plenitude derivam daí." (pg: 256)

thabooks 31/12/2023

Para quem é fã dos dois escritores, a presente obra é um prato cheio.
É uma boa introdução à vida e obra dos amigos autores, cada um a seu modo. O poder de influência que exercem sobre os leitores até os dias atuais tem uma razão. Juntos, criticavam o mundo moderno e uniram forças, por compartilhar da mesma visão de mundo, para resgatar os antigos valores do Ocidente.

kirbyylz 31/10/2023

"Quem o teria merecido?"
Não costumo escrever resenhas, porém após a leitura desse belo livro me senti na necessidade de escrever sobre como Tolkien e Lewis marcaram quem eu sou e o que eu acredito.
Para começar enfatizo o quanto minha infância pertenceu aos contos e as fadas; cresci em um lugar onde podia aproveitar livremente do conforto que os laços familiares proporcionam, acontece que a vida me chamou para uma aventura, e eu fui, mesmo sem entender. E nas histórias que vi, ouvi e li senti constantemente que estava retornando ao meu primeiro lar, mesmo que por alguns instantes.
Dos contos dos irmãos Grimm, passando por Willow, descobri a Terra-Média, e ali naquele mundo, meus olhos brilharam novamente, resgatei o que estava perdendo, voltei por mais um longo instante ao meu lar. Essas histórias e muitas outras me levaram também, a perceber onde habitava minha verdadeira morada; "após as muralhas deste mundo", existe um reino eterno e sagrado que me aguardou pacientemente.
Em Tolkien e em Lewis, e nesta amizade; percebi o quão igual é a visão de mundo daqueles que passaram por dificuldades semelhantes, e o quão importante é a inocência presente em histórias tão complexas, por revelarem anseios já perdidos. Me senti muito alegre ao ler os pensamentos daqueles que ajudaram na construção do meu imaginário, alegre ao saber que estou indo no caminho certo; esse Reino para além das muralhas deste mundo é a fonte pela qual jorra todo o amor e a criatividade presente, respectivamente, em afetos tão significativos e em mentes tão brilhantes.

Recomendo muito a leitura!

Nat 28/10/2023

Eu li a primeira edição desse livro há 11 anos atrás. E quando a HarperCollins Brasil adquiriu os direitos de publicação de livros de e sobre J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis no Brasil, esse foi o primeiro publicado. Uma das melhores biografias de ambos escritores, porque fala de cada um entrelaçando os acontecimentos até o momento em que eles se conhecem até os falecimentos de cada um. O livro em si é uma beleza, edição capa dura de tecido, fora a diagramação que um primor. Uma das melhores leituras do ano.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2023/10/jrr-tolkien-e-cs-lewis-colin-duriez-dll.html

Daniel1503 24/10/2023

Bom pra conhecer estes dois escritores
O Dom da Amizade é uma obra cativante escrita por Colin Duriez que mergulha nas vidas e na relação profunda entre dois dos escritores mais influentes do século XX: J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis. A obra apresenta uma análise detalhada da amizade entre esses dois autores e como ela influenciou suas vidas, obras e ideias.

Colin Duriez traça uma jornada envolvente pelos encontros e desencontros das vidas de Tolkien e Lewis, desde seus primeiros encontros na Universidade de Oxford até a construção de uma amizade duradoura e impactante. O livro revela como suas similaridades e diferenças pessoais, bem como suas paixões literárias e intelectuais, os aproximaram ao longo do tempo.

A narrativa de Duriez é cuidadosamente construída, levando os leitores por uma exploração cronológica dos momentos-chave na vida de Tolkien e Lewis. Ele descreve como ambos compartilharam um amor por temas como mitologia, literatura fantástica e criação de mundos imaginários. A amizade entre eles se fortaleceu com discussões profundas e o compartilhamento de escritos inacabados. A obra também aborda a influência da amizade entre eles em suas obras literárias mais famosas, como O Senhor dos Anéis, de Tolkien, e As Crônicas de Nárnia, de Lewis.

Um aspecto particularmente fascinante do livro é como Duriez explora a influência das crenças religiosas de Tolkien e Lewis em sua amizade e em suas obras. Ele destaca como a conversão de Lewis ao cristianismo teve um impacto profundo em Tolkien, que já era um devoto cristão. A discussão sobre a relação entre fé, filosofia e criatividade é tratada de maneira sensível e esclarecedora.

Além disso, o livro oferece uma visão da rede mais ampla de amizades e conexões que cercaram Tolkien e Lewis. Duriez apresenta outros membros do famoso grupo literário "The Inklings", do qual ambos faziam parte, e explora como essas interações influenciaram a troca de ideias e a evolução de suas obras.

A escrita de Duriez habilmente entrelaça detalhes biográficos dos autores, com análises literárias e contextuais, criando uma narrativa coesa e informativa que é acessível tanto para acadêmicos quanto para leitores casuais.

Em resumo, O Dom da Amizade apresenta uma história rica de amizade, inspiração mútua e colaboração intelectual, oferecendo aos leitores uma visão profunda e emocionalmente ressonante das vidas e das obras de Tolkien e Lewis.

Pedro.Inocente 27/08/2023

Quem poderia merecer isso?
Primeira experiência que tenho com biografia e achei esse livro fantástico, ainda mais tendo C.S Lewis como um de meus escritores favoritos!
Sobre o Tolkien ainda não li nada dele, mas fiquei com muito vontade após acabar o livro, pois percebe-se que ele teve um grande impacto na literatura, além de ser importantíssimo na conversão de Lewis para o Cristianismo, sem contar na grande amizade dos dois.
Gostei muito, recomendo!!!

Rayane.Bahiense 17/07/2023

??
A narrativa biográfica não é o que eu mais curto ler, não rende tanto, mas sou curiosa e nerd então me esforço mesmo assim.

Apesar disso, não foi esforço nenhum ler esse livro. A riqueza de detalhes e a forma que ele posiciona a gente no tempo, dá pra quase visualizar tudo. Foi muito legal ler e entender melhor sobre a amizade das estrelas HAHAHAH

Agora é seguir a lista de leitura já que incluí algumas obras deles pra ler ??