30 Dias de Noite

Ben Templesmith

Resenhas - 30 Dias de Noite

emmanuel_arankar 08/07/2023

"30 Dias de Noite: Edição Comemorativa" de Steve Niles e Ben Templesmith

Quando a prestigiosa editora Darkside Books anunciou o lançamento da edição comemorativa de "30 Dias de Noite" em seu catálogo, houve comemoração nos cantos obscuros da internet e entre os aficionados por histórias de horror. No entanto, como alguém que nunca havia ouvido falar dessa obra antes, assim como os habitantes da remota cidade de Barrow, Alasca, quando foram atacados por vampiros, eu me senti totalmente inseguro e ansioso para descobrir do que se tratava essa trama. Agora, após ler a edição comemorativa de "30 Dias de Noite," compreendo o porquê de tanto alarde e celebração.

Essa graphic novel, escrita por Steve Niles e ilustrada por Ben Templesmith, não apenas conquistou legiões de fãs ao longo dos anos, mas também inspirou uma trilogia de filmes, com o primeiro dirigido por David Slade. O sucesso é facilmente compreensível após mergulhar nas páginas desta edição especial.

A história se desenrola na pequena cidade de Barrow, Alasca, um local peculiar, especialmente quando se trata das condições de luz. Durante os meses de verão, o sol nunca se põe por três meses, enquanto no período de inverno, entre 17 de novembro e 18 de dezembro, a cidade mergulha em 30 dias de completa escuridão. Essa peculiaridade geográfica fornece o cenário perfeito para um ataque de vampiros.

A premissa simples da trama é que um grupo de vampiros, sedentos por sangue, escolhe Barrow como seu campo de caça. Eles não são os vampiros românticos e gentis que se tornaram comuns na literatura e na cultura pop. Pelo contrário, são predadores cruéis, sádicos e terrivelmente violentos, dispostos a se alimentar e destruir impiedosamente.

A história gira em torno de um casal, o xerife Eben Oleson e sua esposa e colega policial Stella, que tentam desesperadamente proteger a cidade dos sanguinários vampiros. No entanto, enfrentar criaturas sobrenaturais tão letais apresenta um desafio monumental. Como você luta contra o que não entende completamente? Como combate um mal que é imortal, com habilidades sobre-humanas?

A narrativa de "30 Dias de Noite" é dividida em três partes, cada uma com sua própria dose de ação, suspense e terror. A primeira parte, que também foi adaptada para o cinema, revela o terrível ataque inicial dos vampiros e a luta da população para sobreviver. Nas partes subsequentes, a história se aprofunda, explorando as consequências desse ataque e a forma como os personagens lidam com um pesadelo inimaginável.

A arte de Ben Templesmith desempenha um papel crucial na atmosfera da história. Seus traços são distintos e sombrios, contribuindo para a sensação de desconforto e terror que permeia cada página. Ele usa cores frias e escuras para acentuar o clima assustador de Barrow durante os 30 dias de escuridão.

Além de sua narrativa envolvente e sua atmosfera de horror convincente, "30 Dias de Noite" também toca em temas mais profundos, como o que torna alguém um monstro. A narrativa apresenta uma discussão sobre a moralidade e a humanidade, inclusive entre os próprios vampiros.

Concluindo, a edição comemorativa de "30 Dias de Noite" é uma leitura que deixa uma marca duradoura. Ela oferece uma visão única e perturbadora do horror dos vampiros, que é muito diferente das representações tradicionais. Os personagens, particularmente a corajosa Stella, são cativantes e bem desenvolvidos. A arte sombria de Templesmith complementa a narrativa de maneira brilhante.

Se você é fã de horror, vampiros, e está à procura de uma história que seja genuinamente assustadora e envolvente, "30 Dias de Noite" é uma escolha sobrenatural. Nessa jornada sangrenta e assustadora, a escuridão profunda de Barrow se estende das páginas para a sua imaginação, criando um pesadelo que você não esquecerá facilmente. Portanto, não espere pela escuridão de Barrow para mergulhar nesta obra-prima do horror gráfico.

Bastos 22/11/2021

30 Dias de Noite
O quadrinho é muito bom e extremamente visceral, é aquele tipo de história que você lê por horas e não vê o tempo passar. Só acho que a história foi um pouco apressada, no primeiro capítulo os 30 dias passam extremamente rápido e não passam a sensação de terror e sobrevivência.

A arte tem seus altos e baixos, alguns quadros bonitos e outros bastante confusos. A edição é extremamente maravilhosa, qualidade impecável da Darkside.

A HQ é muito boa só acho que seu potencial foi pouco explorado.

Aline Obnesorg 23/09/2020

A HQ que originou um dos melhores filmes dos últimos anos.
Já faz um tempo que estou cobiçando essa HQ. Agora, graças a uma promoção, consegui comprar.
Foi daí que saiu um dos meu filmes preferidos, que leva o mesmo nome: "30 dias de noite". Teve uma sequência, mas essa podemos ignorar, porque foi muito ruim haha
Lendo, descobri que o filme foi baseado só na primeira parte da HQ (no total são 3 partes).
Eu sou fã dessa história, então óbvio que amei. As únicas coisas que não achei 100% foram as artes, porque os quadrinhos são desenhados em um estilo meio riscado/borrado, então há algumas partes que fica difícil visualizar o que está acontecendo ali.
E outra coisa, o final. Por se tratar de uma série de HQs muuuito grande, só foram reunidas nesse livro 3 delas, por isso acho que o final deixou com gosto de quero mais, e simplesmente não sei onde encontrar a tradução do restante haha Então.... Não gostei de como terminou.
(Fica a dica, amada editora Darkside, e traga o restante das HQs pra gente)

Luiza Helena (@balaiodebabados) 25/05/2020

Originalmente postada em https://www.oquetemnanossaestante.com.br/
30 Dias de Noite é praticamente um clássico do terror contemporâneo. Nesta edição comemorativa de 15 anos (lançada originalmente em 2017) temos três arcos que marcaram a história do ataque de vampiros à cidade de Barrow, no Alasca. A primeira parte é intitulada 30 Dias de Noite; a segunda, Dias Sombrios; a terceira, Retorno a Barrow.

Na parte 1 (30 Dias de Noite), é narrado como tudo se iniciou na pequena cidade de Barrow, onde o sol não sairia por muito tempo. Na parte 2 (Dias Sombrios), uma das poucas sobreviventes do ataque está em turnê referente ao livro que lançou, contando todas as atrocidades e expondo a existência dos vampiros, mesmo que a sua vida esteja ameaçada. Na terceira parte (Retorno a Barrow), vamos acompanhar um novo xerife chegando à cidade de Barrow que, dessa vez, está mais que preparada para um ataque.

Confesso que meu conhecimento sobre 30 Dias de Noite vêm da vaga lembrança de uma adaptação cinematográfica. Não sou muito de conferir HQs, mas a curiosidade sobre a história falou mais alto e a experiência foi bem positiva. Dei uma pesquisada sobre o filme e ele adapta toda a primeira parte dessa HQ. Ele teve uma continuação que foi lançada direto em DVD, no caso adaptando a segunda parte.

As três partes se passarem em espaços de tempos diferentes e são interligadas por personagens e o pano de fundo do ataque. Os vampiros mostrados aqui são a imagem e semelhança do tipo que estamos acostumados: vis, cruéis e bastante sanguinários. Nos traços de Templesmith, eles sempre aparecem com a boca suja de sangue e o desenhista dá a sua razão na introdução para desenhá-los assim.

Por ser uma HQ com três histórias em uma, os acontecimentos parecem ser rápidos demais, assim como algumas soluções. Ainda assim, não é algo que atrapalhe o desenvolvimento das histórias. As histórias não são focadas somente no massacre; vemos alianças sendo formadas (algumas bem extraordinárias), relações familiares e sociais… tudo isso focado na sobrevivência.

Sobre a edição, acredito que os traços foram feitos intencionais para similar esboços de desenhos. As cores são bem frias, com algumas exceções em quadrinhos. A cor das páginas são completamente pretas, complementando o clima da história narrada. Inclusive creio que esse fator fez com que a edição tenha um cheiro bastante forte de tinta. Experiência própria de quem sofre de rinite alérgica: leiam com uma máscara.

Essa edição comemorativa de 30 Dias de Noite faz super jus ao aniversário de publicação. É uma ótima pedida para os fãs de terror e HQs.

site: https://www.oquetemnanossaestante.com.br/2020/05/30-dias-de-noite-hq.html

Vinicius Azambuja 13/02/2020

O filme é bom. Mas o quadrinho...
Espetacular ! Arte muito boa, embora seja verdade que por algumas poucas vezes não consegui de imediato entender o que estava ocorrendo, mas ainda sim, muito acima da média . A história é sensacional com algumas reviravoltas que ninguém imaginava. Vale muito a pena a ler, e recomendo com veemência a edição da darkside, assim como o título, é sensacional !!!!

Blogdarary 15/09/2020

RESENHAdaRary | @blogdarary
A noite mais longa e fria chegou em Barrow, uma cidadezinha localizada ao norte do Alaska que vive 30 dias sem a presença do sol. O fenômeno trouxe para as criaturas da noite duas oportunidades: dominar o local e fazer um banquete sanguinário sem sobreviventes ou infectados.

Assim que o sol se põe, os habitantes de Barrow vivem um cenário de puro terror, em que os vampiros deixaram um rastro de morte sem misericórdia, destroçando homens, mulheres e crianças com indiferença. No entanto, ao fazer isso, o líder do massacre coloca em si próprio um alvo nas costas, pois os ancestrais preferem viver sob o mito dos vampiros com o propósito de não serem caçados, caso a raça seja exposta.

Começa uma luta entre os próprios vampiros para tomar a frente da rebelião, mas eles não contavam que um recém transformado poderia acabar com tudo em questão de minutos.

A partir desse gancho, conhecemos mais a vida de uma policial que, após seu marido morrer no banho de sangue de Barrow, decide expor os vampiros, mesmo correndo risco de vida. Então, unindo aliados e provas, ela enfrenta seus piores pesadelos e inimigos para conseguir forças e acabar com as criaturas, honrando o nome do seu amor.

No entanto, o jogo parece mudar quando ela descobre sobre uma lenda vampiresca capaz de trazê-lo de volta a vida. O desfecho? SURPREENDENTE!

Nessa edição comemorativa de 15 de anos, a caveira não errou em nenhum detalhe! A união dos três volumes conta com uma capa que lembra uma edição de Drácula e uma luva que traz uma ilustração horripilante que transmite bem o que vamos encontrar no interior dessa HQ.

O visual dark punk é bem marcante, com ilustrações obscuras que dão ênfase ao sangue e carne humana, nos transportando para um cenário completamente sombrio.

?? Essa HQ contém gráficos explícitos de assassinato, mutilação e carne humana.

Luciano 26/02/2020

Ótima HQ!
Uma versão bem diferente de vampiros q eu nunca tinha visto.
Só a arte q não me agradou tanto. Alguns quadrinhos dificultam o entendimento.
Mas a história é tão boa que te prende a atenção até o final

May 26/06/2020

HORRIPILANTE E SANGRENTO
Nessa história os vampiros são cruéis, horríveis e nojentos, não são criaturas que se importam nem um pouco com suas vítimas, eles querem mais que matar a sede, querem destruir o que veem pela frente. Na HQ definitivamente conseguiram passar a sensação de terror que essas criaturas passaram aos personagens, as ilustrações casam com a história, traços e cores que realçam o frio do Alasca e o ataque doa vampiros que dilaceram e queimam corpos.

DUAS FACES

Acompanhamos a história do lado dos vampiros e dos humanos, isso deixa a história mais interessante porque ficamos querendo saber o que vai acontecer no final, qual lado realmente vai ganhar, o bem ou o mal. Além disso, a HQ é dividida em três partes, quando o leitor pensa que acabou, o massacre continua de um jeito ou outro. Apesar de a HQ não ser curta, da pra ler facilmente em apenas um dia, por causa desse aspecto que prende a gente.

Essa história tem uma adaptação de cinema que foi lançada em 2017. Para os fãs de terror vale muito a pena ler e assistir à essa história.
Rodrigo 30/10/2021minha estante
2007 a adaptação

Rech_ 22/01/2023

Neve e sangue
30 dias de noite que se passam em pouquíssimas páginas, não achei muito imersivo, como leitora não consegui acompanhar a realidade temporal enfrentada pelas personagens e não me prendi a trama, ninguém parecia interessante, todos eram muito vagos e sem alguma motivação que me cativasse a leitura.

Lucas Furlan | @valeugutenberg 03/03/2020

Entre as melhores e mais eletrizantes histórias de vampiros que eu já li
Existe um lugar mais perfeito para um ataque de vampiros do que uma cidadezinha isolada que, devido à sua localização, passa um mês inteiro ser receber a luz do sol? Essa é a situação de Barrow, situada no extremo norte do Alasca, principal cenário de "30 Dias de noite".

A DarkSide Books lançou no ano passado essa espetacular edição especial de 15 anos da HQ, que reúne, num volume único, as três principais histórias que narram o ataque contra Barrow e suas consequências: "30 Dias de noite", "Dias sombrios" e "Retorno a Barrow".

A primeira foi adaptada para o filme de mesmo nome, lançado em 2007 e dirigido por David Slade. O diretor, aliás, assina a introdução dessa edição, mas atenção: ele deixa escapar alguns spoilers. A segunda história também ganhou uma adaptação, que foi lançada diretamente em DVD.

Os vampiros de "30 Dias de noite" são cruéis, rápidos e fortes. Além de beber o sangue, eles trucidam suas vítimas para que não existam testemunhas da sua existência. Isso garante muita violência em praticamente todas as páginas.

Os desenhos de Ben Templesmith combinam quadros bem elaborados com outros que são reduzidos ao mínimo, parecendo esboços. Essa característica pode desagradar alguns leitores, mas a mim não incomodou. A arte de "30 Dias de noite" é única e facilmente reconhecível, parecendo ser coberta por uma cortina de névoa, o que só aumenta o suspense e a tensão.

Achei que o roteiro de Steve Niles apresenta algumas soluções fáceis demais em alguns momentos, mas ele é tão cheio de reviravoltas e surpresas que é impossível não ser fisgado pela trama. As três histórias são redondinhas e funcionam muito bem juntas.

"30 Dias de noite" ainda aborda relações familiares e levanta uma questão interessante: o que faz de alguém um monstro? Essa pergunta vem à tona quando descobrimos que nem todos os vampiros são maus e que algumas das criaturas já eram cruéis mesmo quando ainda eram seres humanos.

Mas o Terror se sobressai acima de tudo e, sem dúvida, é a grande força da HQ. "30 Dias de noite" está entre as melhores e mais eletrizantes histórias de vampiros que eu já li!

site: https://valeugutenberg.wordpress.com/2020/03/03/resenha-30-dias-de-noite/

Cintia.PrAspero 18/04/2020

Uma HQ com suspense elevado, e uma arte maravilhosa! Adorei essa edição! Sou fã do filme tbm.
Ah, o filme 30 dias de noite corresponde somente a primeira parte da HQ!

Alessandro.Aguilera 13/07/2021

Sombrio... aterrorizante
Uma Graphic Novel fantástica. Muito bem desenhada e bem escrita. Se divide em 03 partes, com uma narrativa sangrenta e violenta.

luizmerino 28/03/2010

Vampiros na neve!
Confesso que não sou muito fã de Graphic novels, mas por recomendação de amigos decidi ler 30 dias de Noite.

A história começa na cidade de Barrow em Alaska, onde existe um período do ano que não existe sol, na verdade.. 30 dias pra ser exato.

A partir do começo dos primeiros dias de noite, a cidade é visitada por um bando de vampiros com extrema sede que irá transformar a cidade em um lugar sangrento, onde os moradores irão fazer de tudo para sobreviver com a ajuda de Eben e Stella, marido e mulher, e também os representantes locais da lei.

A história em si é boa, mas acredito que poderia ser melhor desenvolvida, o livro acabou deixando muitas partes sem uma conclusão decente.

Mas é um bom passatempo para um dia que não se tem nada para se fazer.