Antonio Ermirio de Moraes

Antonio Ermirio de Moraes José Pastore

Resenhas - ANTONIO ERMIRIO DE MORAES

Kazu 13/09/2014

Eu recomendo a leitura!!
Interessante biografia de um dos maiores empresários da história do Brasil. O fato de ter sido escrito por um de seus grandes amigos tem muitas vantagens e uma desvantagem. Por ter desfrutado da amizade e da intimidade de Antônio Ermírio, José Pastore, o biógrafo, pôde trazer diversas passagens, algumas pitorescas da vida do biografado. Por outro lado, em muitas da passagens, a descrição extrapola um pouco nos elogios e deixa de lado a isenção tão necessária a uma obra que relata a história, mas acaba por não trazer prejuízos à narrativa, que é fluída, interessante e por vezes divertida.
A morte recente de Antônio Ermírio me motivou a ler a sua biografia, um livro que estava na minha estante já há alguns meses, e não me arrependi. Ler essa história de uma pessoa multitarefa, sua eficiência e benemerência, é muito inspiradora.
Recomendo a leitura!!

Chang Tsai 14/09/2014

Um grande exemplo!
Um homem que amou verdadeiramente o Brasil e que fez muito pelo país. Deixa um grande legado e é um exemplo para todos os brasileiros. Se imitarmos Antônio Ermírio de Moraes, não em sua plenitude, porém um pouco de suas ações, já teremos contribuído o crescimento do Brasil.

Well 27/08/2016

Excelente lição de vida e amor à sua pátria !

Marcos.Rocha 29/08/2016

Antonio E. Moraes
Esse diário mostra a vida de um dos maiores brasileiros de todos os tempos. Vale a pena ler e conhecer sobre esse homem que já foi considerado o homem mais rico do Brasil e entender como ele chegou a esse patamar.

Hanniel.Lima 07/01/2017

Excepcional
Biografia do homem que poderia ensinar este país a empreender e agir com austeridade. Grande história de vida.

Yuri Capi 06/04/2018

Você começa a ler e não pára!
José Pastore foi hábil em registrar a biografia de Antônio Ermirio de Moraes com uma correta dose emocional que as vezes me fez inesperadamente lacrimejar os olhos e em outros gargalhar de tanto rir.
O livro conta com sete capítulos imperdíveis que relatam suas experiências no campo ecoômico, na vida política, partidária, na dramaturgia e nas obras sociais.
Preciosas lições foram pinçadas deste texto tal como trabalhar e estudar exageradamente, educar os filhos como foi educado pelos seus pais, capacidade de dar respostas rápidas e inteligentes (tipico de quem reflete sobre o que acontece no dia a dia), constante presença e preciso controle das operações das empresas, das obras sociais, e projetos que tocava (reforçando a máxiama que olho do dono é que engorda os bois), etc.
A experiência na dramaturgia o transformou positivamente. Ele pode, via fala dos personagens expressar tudoaquilo que não consegia verbalizar com a emoção necessária além de atingir um publico superir numericamente comparado aos leitores da sua coluna jornalística semanal.
Para finalizar e incentivas a leitura, a horas dedicadas por ele a educação e a obras sociais foram superiores a de qualquer samaritano global.

Bruna 20/08/2021

Não me canso de ler biografias. Conhecer a trajetória de pessoas que durante a vida tiveram destaque nas mais diversas áreas é uma injeção de ânimo. Antônio Ermírio foi um homem notável por tudo que produziu ao longo da vida e sua história traz consigo um pouco (muito!) da história do Brasil. A obra é escrita por um amigo próximo de Antônio, então é esperado que tenha um viés totalmente contaminado por esse amor fraterno e isso as vezes nos faz querer saber um pouco mais sobre as fragilidades do personagem principal. De qualquer forma, uma ótima leitura para os amantes de biografias.