Pais Apostólicos

Clemente de Roma
Policarpo de Esmirna

Resenhas - Os Pais Apostólicos

Silvio26 02/05/2023

Achei bastante cansativo, mas valeu pelo conhecimento das palavras dos pais Apostólicos. Se você quer se situar sobre esse assunto, é um bom livro.

Diógenes Gimenes 13/12/2021

Pais apostólicos
Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a literatura cristã Primitiva, é um livro interessante e cheio de curiosidades. Em relação ao conteúdo teológico, do meu ponto de vista, é preciso de ter muito cuidado. Existem pontos confusos e que contradizem aos livros do cânon sagrado.

debrinha 15/09/2021

Literalmente cristã essencial
Muito interessante ler e ter um vislumbre do pensamento da igreja primitiva, onde remonta sempre ao amor e fervor em favor do evangelho, à Cristo. Amor tamanho a ponto de dar a vida, em martírio, por Cristo.

Debora.Mezzavilla 22/02/2021

Necessário à leitura de todo crente que se preze
É fantástico. Só não gostei tanto do Pastor de Hermas. O restante é excelente e muitíssimo aproveitável.

Tiago 27/11/2020

Visão importante da Igreja primitiva
Livro excepcional, que marca uma nova tendência das editoras protestantes de editar livros históricos do início da Igreja (e alguns medievais) em busca de uma melhor e mais profunda contextualização da fé. O livro traz importantes testemunhos do primeiro século cristão, época de perseguição e martírios, sofridos pelos próprios autores.

Os escritos ressaltam bem a organização hierárquica da Igreja, não entendida apenas como instituição espiritual, mas como uma extensão do verdadeiro corpo ("corpo místico", numa expressão que surgiria mais tarde) de Cristo atuante na terra. Também demonstra o papel dos primeiros bispos e papas (Clemente foi o terceiro sucessor de Pedro na Sé de Roma, e portanto o quarto papa) na condução da Igreja e defesa da ortodoxia doutrinária. Mostra, assim, que a doutrina, o papel e a estrutura da Igreja se mantiveram inalterados em suas linhas gerais desde os Apóstolos e seus primeiros sucessores até os dias de hoje, subsistindo na Igreja católica e sua hierarquia.

Anna 22/04/2020

É sempre muito edificante conhecer a trajetória de outros cristãos, esses em específico, por serem tão intensos em sua fé são ainda mais inspiradores. Vale ressaltar que não podemos julgar os posicionamentos desses indivíduos sem considerar seu contexto histórico, por isso, nesse aspecto mais do que nunca precisamos de um leitura crítica. Ademais, é uma leitura instigante e tranquila para ser feita aos poucos sem pressa absorvendo a dimensão dessas experiências de vida.

Rogério 01/09/2019

É um bom livro, mas...
Pais Apostólicos é um bom livro, principalmente por mostrar o pensamento dos chamados Pais da Igreja, como, no caso desta obra, Clemente de Roma, Inácio de Antioquia e Policarpo de Esmirna (estes últimos famosos por seus martírios). É interessante notar a preocupação que estes homens possuíam com as heresias que circundavam as igrejas dos primeiros séculos, bem como a preocupação que tinham com relação ao perigo da cisma, isto é, da divisão e insubmissão dos membros com relação aos bispos, diáconos e presbíteros. A obra demonstra também a preocupação que possuíam com o bom testemunho, ou seja, com a necessidade de seguir as boas obras. Contudo, sinto uma tendência nos escritos constantes nas cartas destes "pais apostólicos", em algumas ocasiões, a um ligeiro legalismo, mas, talvez, seja apenas uma impressão minha quanto leitor, e entendo a (boa) intenção deles na exortação aos destinatários. É bastante interessante verificar, também, o apreço que tinham com os escritos paulinos, já naquela época, assim como a solidez que detinham os Evangelhos escritos no primeiro século. Com relação à metade final do livro, a qual diz respeito ao livro chamado "Pastor de Hermas", muito apreciado na igreja cristã primitiva, deve certamente ser lido com certo cuidado, por se tratar de uma (segundo consta) visão de um homem acerca de uma revelação de Deus sobre a igreja (tal homem provavelmente seria Hermas, o irmão do papa Pio), com um teor doutrinário em alguns pontos específicos um pouco questionáveis. No geral, é um livro interessante.