O Poder do Mito

O Poder do Mito Joseph Campbell

Resenhas - O Poder do Mito

Carlinha Oliva 15/12/2009

Diálogos entre pensadores
Esse com certeza seria um título bastante sugestivo para o livro em questão, mas não atrairia tanta antenção quanto 'O poder do mito'. Esse sim é um título que logo de início chama, atrai o interesse do leitor. Esta obra surpreende por tratar de assuntos complexos como religiões, ritos, manifestações culturais do inconsciente coletivo e do consciente individual e vice e versa. Joseph Campbell e Bill Moyers são protagonistas de um interessante diálogo sobre as mitologias que permeiam o imaginário e a vida do homem moderno. O renomado professor de mitologia (Campbell)estabelece uma linha que liga o passado ao presente, para mostrar que o homem sofre influência direta das suas crenças e que através delas produz e reproduz cultura. O livro mostra que não há possibilidade de estar inserido em sociedade e não ser de alguma forma influênciado por algum sistema filósofico ou religioso. Revelar que o homem moderno tão racional e lógico, é assim como na antiguidade regido em seus pensamentos por mitos é também uma das propostas desta obra. Por fim, deixo uma recomendação a todos que se interessem por temas relacionados a religião e mitologia para que leiam O poder do mito e tirem suas próprias conclusões a respeito desta obra que me encantou por completo.

Dan 08/04/2021

Senta, vem aí um descortinar de revelações
Fiquei muito feliz ao término dessa leitura porque pude colocar a fábula numa prateleira mais acima da importância do mito para nossa vida.
Os relatos, exposições e analogias de Campbell me proporcionaram uma experiência espiritual, afinal, algo novo se moveu dentro de mim; e de reflexão, pois quão miserável é uma existência ancorada sobre coisificações em detrimento da imaginação.

Em toda incursão eu fui me lembrando, por exemplo, de exemplos clássicos de qualquer coisa mágia tocando seu dedo na matéria... seja aquele envolvimento lindo de uma visão do exterior do céu, como teve Ezequiel; ou seja aquela visão pessoal que Isaias teve de si mesmo.
O grande detalhe é, para mim que creio, não se pode compreender a existência humana sem o viés da eternidade.

Flor Baez 14/02/2013

A leitura que transforma
O livro “O Poder do Mito”, de Joseph Campbell é daqueles que tiram nosso fôlego e nos faz sentir que estamos interligados com todas as coisas desse universo, da ancestralidade a tudo o que um dia ainda haverá no futuro, mesmo que não estejamos fisicamente presentes. Cada capítulo é inspirador e enche nosso coração de leveza, satisfação, plenitude e algumas vezes eu me sentia literalmente voando pela história.

Os mitos são o ponto de partida para a busca do autoconhecimento e do sentido de estarmos vivos, atuando temporariamente dentro da eternidade. Joseph Campbell fala sobre o papel da religião, do inconsciente, dos rituais de passagem, das metáforas que cerceiam nossa vida em comum, sacrifício, a jornada do herói e por ai vai.

Fruto de uma série para a televisão, o livro tem um formato de entrevista que é conduzido pelo jornalista Bill Moyers, que conduz de forma um pouco rasa e superficial em minha opinião, mas se tratando que o grande protagonista é o Joseph Campbell, todos os deslizes de Bill Moyers são facilmente ofuscados pela esplêndida sabedoria de Campbell.

Um dos capítulos que mais me emociona é o “Sacrifício e Bem-Aventurança”, que traz para a nossa vida a mesma importância que o herói dos enredos míticos precisa enfrentar para encontrar seu caminho, realizar o seu objetivo e o sentido de sua vida. Somos desta forma convidados a encarar a responsabilidade de trilharmos nossa jornada e enfrentar no caminho os mesmos obstáculos que estas figuras míticas encararam em prol da auto-realização e a transcendência desde os primórdios da história.

Existem livros que informam, outros que transformam. Ler Joseph Campbell e poder se deleitar com sua sabedoria, humildade e suavidade é sem dúvidas uma das experiências literárias mais enriquecedoras que podemos ter. Recomendo a leitura pelo menos uma vez por ano, para que a gente não se esqueça que o centro da montanha é onde estamos.

Leia mais em: http://papricadoce.blogspot.com.br/

Eduardo S. Trindade 17/10/2021

Um bom livro para quem quer entender a mente humana e toda a influência que ela tem nas mitologias, aqui temos um diálogo entre dois grandes pensadores, são abordados temas como: a jornada do herói, os arquétipos e, ao meu ver, o mais interessante: as influências pagãs no cristianismo.
Neste livro Joseph Campbell nos dá uma aula de história, filosofia e principalmente psicologia, somos apresentados a diversos fatos históricos - como migrações e batalhas - e como esses influenciaram os mitos.
Thaina61 17/10/2021minha estante
Que resenha incrível! Aumentou ainda mais a minha vontade de ler esse livro do Campbell

Eduardo S. Trindade 17/10/2021minha estante
Leia mesmo, vale muito a pena.

Luísa.Anjos 25/05/2023

O poder do mito na nossa realidade
Segundo livro que leio deste autor, sempre tive e um certo interesse ao estudo de mitos, religiões e culturas a cerca da nossa humanidade. Este livro nada mais é que um uma transcrição de falas reflexivas, analisadas e estudadas sobre o poder do mito na humanidade, estabelecendo uma linha tenue entre o passado a nossa realidade atual.
É incrível ver como é a mente de um dos maiores nomes na área do mito, o quão ele é apaixonado pelo saber e pelo conhecimento de diversas culturas, com todo respeito e com a mente aberta, tudo oque precisamos ter na nossa sociedade, entender que os mitos são crenças de diversas mentes onde unidas criaram sua cultura, única e espetacular
Apartir das vivências de cada um indivíduo cria-se o todo, cria-se lendas, cria-se heróis, cria-se cultura, cria-se mitos. Nada escapa da influência que o mito causa em nossas vidas

Glauber 22/10/2021

É um livro arrebatador!
Por meio de uma entrevista dada ao jornalista Bill Moyers, temos contato com um arcabouço imenso de conhecimento do mitólogo Joseph Campbell.

Ao longo do livro, enquanto eles abordam variados temas, vai sendo revelado o poder que as mitologias exercem sobre nossas vidas, desde os primórdios da humanidade. Não só. A entrevista mostra como é profunda a relação do mito com as ânsias humanas mais básicas e universais.

É daquelas leituras cheias de revelações e epifanias. Dá vontade de conhecer mais da obra do autor e mergulhar nessa ciência que diz muito sobre a existência de cada um de nós.

Mara Flores 16/07/2020

Os mitos que vivemos
O livro retrata a entrevista dada por Joseph Campbell ao jornalista Bill Moyer, parcialmente passada no Rancho Skywalker, de George Lucas. Foi a partir do trabalho de Campbell acerca do que ficou conhecido como "jornada do herói" que o cineasta estruturou a trama e os personagens do filme Star Wars, tendo como consequência o sucesso estrondoso da história e personagens que até hoje são lembrados e celebrados. O sucesso do filme, obviamente, tem seu mérito também no uso da estrutura pensada por Campbell, hoje usada como base para histórias no geral (livros, séries, filmes etc).

No formato de entrevista, o jornalista conversa com Campbell, que mostra todo o seu conhecimento de uma vida inteira de estudo e ensino dos mitos das mais variadas culturas. No clima de uma conversa descontraída, Campbell fala sobre como os mitos são muito mais do que histórias fantasiosas e ultrapassadas, mas são histórias profundamente atuais, que se comunicam de forma poderosa com o inconsciente do ser humano e cumprem uma função social de nos indicar os caminhos a seguir durante as diversas fases da nossa vida.

Eu já tinha assistido à minissérie da entrevista (disponível no youtube) e, mesmo assim, quis ler o livro, que é mais completo. E não me arrependi nem um pouco. A conversa flui de uma forma muito descontraída e, para mim, ler esse livro foi como tomar um café com Campbell falando sobre a vida, sobre histórias e seus símbolos, sobre religião, política e tudo mais quanto é assunto, pois, mesmo que não tenhamos consciência, os mitos estão em tudo ao nosso redor. Na verdade, estamos nós mesmos vivendo esses mitos com a nossa própria história; apenas não sabemos disso.

LaraF 28/09/2009

com certeza se encontra entre os livros mais esclarecedores que já li (esclarecedores mesmo, no sentido de dar luz a algo!). numa entrevista informal, Joseph Campbell consegue nos envolver na teia dos mitos, explicando pequenos (e grandes) hábitos do dia-a-dia. certamente, quem lê esse livro, mesmo sem a ter a intenção de encontrar respostas, encontrará aquelas que precisa.... é um livro que apesar das poucas páginas fala muito. vale a pena, sem dúvida, lê-lo (e relê-lo...quantas vezes forem possíveis)

Isa 06/09/2010

"Persiga a sua bem-aventurança e não tenha medo que as portas se abrirão, lá onde você não sabia que havia portas."

Paula A. C. 28/01/2021

Um livro inspirador
Este livro é a adaptação da conhecida série de entrevistas O Poder do Mito, com Joseph Campbell. Cada capítulo traz um diálogo inspirador entre Campbell e seu entrevistador, Moyers. Ótimo livro para quem quer saber mais sobre mitologias, contos populares, arquétipos, a jornada do herói, religiões, dentre outros temas.

Nath @biscoito.esperto 13/02/2021

"E nós somos feitos à imagem de Deus, que é o arquétipo último do homem. Ame o seu próximo como a você mesmo, porque ele é você mesmo".

O Poder do Mito é uma adaptação do documentário de mesmo nome, que é uma entrevista do jornalista Bill Moyers com o escritor e pesquisador Joseph Campbell.

O livro é de fácil entendimento justamente por se tratar das conversas entre Bill e Joseph (e os trato no primeiro nome porque eles se tratam assim durante o livro). Porém, mais do que uma transcrição, o livro possui conteúdo extra, além de aprofundamentos que não foram possíveis durante os episódios do documentário.

Joseph Campbell é de uma erudição sem igual, e Bill Moyers faz as perguntas mais provocadoras e interessantes possíveis. O meme do "mlk transcendeu" é real demais durante esta leitura, pois tudo que já vimos na vida real e na ficção passa a fazer sentido.

Mesmo sendo genial, discordo de Campbell em alguns aspectos. Apesar dele saber muito, ele não sabe de tudo. E, longe de dizer que sei mais que ele, pelo menos arrisco dizer que sei uma coisa ou outra.

Quando lemos um livro, devemos ser um filtro, não uma esponja. Ter senso crítico e saber o que aproveitar de uma obra deve ser o principal objetivo de um leitor. E há muito a ser aproveitado aqui.

Quando leio um bom livro, sinto vontade de lê-lo novamente desde o início assim que o termino. Em vez de fazer isso, vou mergulhar nas recomendações de leitura de Campbell. Agora preciso ler sobre literatura medieval europeia, sobre a história de Buda, vários ensaios de Schopenhauer e pelo menos uns três livros do James Joyce. Me desejem sorte!

"Razão tem a ver com encontrar as bases do ser e a estrutura fundamental da ordem do universo. As bases do nosso ser, enquanto sociedade, enquanto cultura, enquanto povo, derivam das características fundamentais do universo".

RESENHA DA RELEITURA:

"O mundo, hoje, é diferente do que era há cinquenta anos. Mas a vida do homem é exatamente a mesma. Assim, se você[...] se voltar para o mito que pergunta pela eterna busca do homem [pela sua bem-aventurança], a história está aí, tal como em todas as religiões".

Essa é a segunda vez que eu leio O Poder do Mito, e olha que a primeira vez foi ano passado. Mesmo que pouco tempo tenha transcorrido desde a primeira leitura, eu senti uma vontade avassaladora de reler este livro em novembro deste ano. Mesmo tendo mil outras coisas para ler, eu acabei pegando minha fiel edição (já anotada e rabiscada) de O Poder do Mito e voltei ao mundo dos arquétipos.

Ao revisitar esta obra, encontrei várias ideias familiares, outras ideias das quais eu mal me lembrava, e ri alto de algumas de minhas anotações do passado. Surpreendentemente achei muitas coisas novas para anotar, marquei novos trechos que me chamaram a atenção e fiz um resumo extenso do livro.

Como eu já disse na minha outra resenha, eu não concordo com tudo o que o Joseph Campbell pensava, e também não acho que ele era o dono da verdade. Mas eu gosto muito de saber o ponto de vista dele sobre mitos, religião, formação de sociedade, família e maternidade, etc. O que é bom eu aproveito, e aquilo de que eu discordo me permite questionar e evoluir meus próprios pensamentos e opiniões.

E, no fim das contas, o que eu tiro deste livro é a lição suprema que carrego para a minha vida (mesmo não sendo religiosa): "Jesus diz 'ama a seu próximo como a ti mesmo', porque ele é tu mesmo".

site: www.nathlambert.blogspot.com

VICTOR 23/11/2011

Abriu a minha mente para novos conceitos.
Muito bom!!!!
Dizem que o que todos nós procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estarmos vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser e da nossa realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estarmos vivos.
Joseph Campbell in O Poder do Mito (pág. 3) - com adaptações.

Jefferson.Alves 21/11/2021

Revelador.
As relações que faz com sociedade, religião e ritos é de deixar muita gente boquiaberta, claro, no sentido do leigo entrar em contato com essa linguagem clara.

Fabio Shiva 10/12/2015

Maravilhosa leitura! Um mergulho no rico universo simbólico de nosso inconsciente coletivo. Especialmente recomendado para escritores! Inúmeras passagens marcantes, daquelas que te fazem refletir e repensar seus valores.

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Go vegan 12/06/2020

As pessoas morrem por metáforas
É impressionante como a construção do mito foi e é necessária para percorrer o caminho da vida.