A Hora das Bruxas

A Hora das Bruxas Anne Rice

Resenhas - A Hora Das Bruxas I

Disotelo 18/11/2022

Metade Enredo, Metade Flashback.
1- Melhor coisa aqui é a construção de universo, Anne Rice faz uma ótima construção de um mundo onde as bruxas convivem com detetives e vampiros.
2- Tem um capítulo onde dois personagens se encontram e rola um lance entre eles, é o ponto baixo do livro, o romance e a sensualidade entre os dois não convence, sorte que não é muito longo.
3- Mas o aspecto do terror psicológico é bastante sólido e convincente, a sensação de perigo diante do desconhecido funciona muito bem, foi esse aspecto que me manteve bastante interessado até o fim.
4- Existe uma certa irregularidade, tem horas que a Anne Rice quer contar uns detalhes desnecessários, mas é só ter um pouco de paciência, logo volta a ficar interessante.
5-Tem alguma incoerência no poder das bruxas, tipo, situações onde as bruxas poderiam usar o poder delas pra se livrar de certos problemas, mas a gente perdoa.
6-O negócio da Talamasca, enquanto uma fraternidade que investiga fenômenos sobrenaturais foi uma ótima sacada.
7-Muita gente pode ficar frustrada com o fato do enredo parar no meio, de que a segunda metade do livro é quase toda composta pela leitura de documentos que revelam o passado da família, acho que não é tão problemático a medida que a pessoa já inicia a leitura com essa expectativa.

Joy 28/10/2022

Gostei bastante da mitologia criada sobre as bruxas Mayfair, e fiquei querendo saber muito mais sobre o que ou quem é o Lasher.
Mas realmente em alguns momentos a leitura ficou um pouco lenta, mas como já conheço Anne Rice sei que é uma característica dela ser prolixa.
Gostei muito da leitura, apesar de ter me alongado bastante em terminar.

E gente, eu achei que o George Martin gostava de colocar incestos nos livros dele, mas nesse aqui a Anne Rice se superou kkkk

wendelwonka 28/09/2022

Bem diferente das Crônicas Vampirescas, o livro tem uma perspectiva incrível do sobrenatural. O único problema é ser de fato um livro dividido ao meio. A sensação é q o livro acaba na metade de um capítulo.

hanul_ 12/08/2022

É uma grande introdução
Ok, antes de tudo, Anne Rice é uma das (se não a) minhas escritoras favoritas e devo deixar imediatamente claro, o livro não é ruim, passa longe de ser ruim, mas ele é um grande introdução a saga das bruxas Mayfair, mas vamos por partes.

Em primeiro lugar eu achei os personagens muito bons. Rice consegue transmitir uma sensação indescritível de realidade em seus personagens, você entende o que eles sentem, você sabe porquê eles fazem certas coisas (mesmo que você não concorde com elas), ela consegue fazer isso com personagens vampiros e com certeza com seus personagens "humanos".
Em segundo, é uma trama boa, é um mistério sobrenatural que é apresentado de forma muito bem construída, cheio de detalhezinhos e pequenas reviravoltas que te acertam em cheio.

Então, por quê três estrelas?
Eu sinto que esse livro tem descrições de mais. Calma, eu sou fã de Tolkien, descrições longas e detalhadas sobre às coisas nunca me incomodaram e Rice fez muito isso nos três primeiros livros das crônicas vampirescas, mas acho que em a Hora das Bruxas, essas descrições simplesmente me deram tédio e não me ajudaram a mergulhar profundamente na história (como aconteceu nos outros livros) eu senti que era possível passar páginas e páginas sem perder nada relevante.
E ai entra o outro ponto, o volume um de a Hora das Bruxas é uma introdução de 490 páginas sobre a saga das mayfair. Conhecemos os personagens, entendemos do que a história irá falar, entendemos os problemas e os desafios que serão percorridos mas, o livro unicamente em si não funciona sozinho, aliás, me surpreende que os dois volumes de a Hora das Bruxas não sejam um livro só, pensando no enredo faz muito mais sentido pois essa é a sensação que eu tenho, que eu parei no meio de um episódio de uma série (por exemplo).
Obviamente vou ler o resto da saga e, é interessante conhecer mais da Talamasca depois deles serem tão relevantes em Rainha dos Condenados, é uma expansão de universo extremamente interessante, de qualquer forma.

Julia.Ferraroli 16/05/2022

Eu amei demais esse livro, não vejo a hora de começar o proximo! Realmente as vezes fica um pouco cansativo por ser muito descritivo mas a história é super interessante e diferente

Andryah_rodrigues 20/03/2022

Razoável
Não foi uma leitura fluída, demorei pra chegar ao fim tive pular algumas partes, não me pegou, esperava mais do livro mas aconselho a leitura pois talvez no momento em que li não estava na vibe dele.

Clelson 11/03/2022

Narrativa monótona, em comparação as crônicas vampirescas
As crônicas vampirescas me prenderam bastante mas essa saga das Bruxas, pelo menos nesse primeiro volume, me decepcionou um pouco, narrativa muito arrastada, um excesso de descrição de acontecimentos e detalhes sem necessidade, que nos afasta totalmente do foco inicial da trama, nos prendendo aos "casos de família" do passado de forma exagerada, e tornando a espera pra o retorno ao foco inicial bastante massante, e no fim das contas ele nem chega a acontecer nesse volume.

Ana Gouvêa 11/02/2022

A construção da história é irretocável. A parte epistolar é grandiosa e prendeu minha atenção - quando houve a quebra na narrativa, eu achei que não fosse gostar.

flaviavrf 10/01/2022

Com capítulos imensos, a história é boa, mas confusa em alguns pontos e algumas vezes até meio maçante. A parte que eu mais gostei foi a leitura dos arquivos do Talamasca, mas o livro é todo interessante, Anne Rice soube dosar o mistério de forma que não sabemos o que esperar.

Recomendo pra quem tem paciência, porque pode ser uma leitura um tanto tediosa em alguns momentos. E é um livro que você precisa ler sabendo que vai encontrar MUITO incesto, racismo e algumas outras bizarrices.

thamiis 07/10/2021

Uma lenda antiga transmutada em misterioso encantamento.
Na primeira parte de ?A hora das Bruxas? somos apresentados à diversas personagens com personalidades tão verossímeis e profundas que fica complicado não se afeiçoar de maneira imediata até pelas mais desagradáveis delas.
A autora escolheu uma maneira interessante de intercalar de uma personagem a outra sem comprometer a linha de entendimento da história, seguindo uma ordem que mescla passado e presente de maneira fluida e leve, permeando os fatos narrados com uma aura de mistério e tensão. A cada transição temos contos individuais completos para cada personagem crucial costurados em uma lenda que os une não só pelos fios do destino através dos séculos, mas também graças ao interesse histórico crucial do Talamasca, uma secreta ordem paranormal benigna tão antiga quanto o tempo e o adendo da existência de Lasher, o enigmático espírito do qual seguimos sabendo muito pouco além de sua íntima e peculiar conexão à família Mayfair.
A carta na manga de Rice é, sem dúvidas, conseguir dosar o interesse do leitor pelo passado juntando-o à curiosidade acerca do futuro das personagens mais recentes na linha cronológica (as do presente).
A leitura segue instigante e cheia de promessas, com destaque para o terror psicológico sutil e ao mesmo tempo tão palpável que mais de uma vez me peguei evitando as janelas e atenta aos ruídos de minha própria casa durante a madrugada, no afã de esquivar-me de uma aparição. Há tempos uma história não tinha o poder de despertar esse tipo de sentimentos sem esforço.
Na segunda parte, chegamos aos realmente volumosos arquivos do Talamasca, mergulhando diretamente na fonte que dá origem à família Mayfair e posteriormente, a seu legado. Em alguns momentos durante essa parte da narrativa a história se torna enfadonha e por vezes confusa, principalmente com o aumento de descendentes, entretanto é possível perceber uma tentativa de minimizar esse desconforto pela troca de narradores e estilos de narrativa.
Do terreno fértil, mas por vezes batido dos acontecimentos históricos reais e bárbaros como a caça às Bruxas na Idade Média e das lendas fomentadas pela Igreja Católica baseadas no medo que eles tinham do paganismo celta e das religiões africanas, Rice criou neste volume I uma história até o momento plausível e bastante realista cujo fim é uma divisão abrupta em dois tomos (que talvez na época da tradução tenha se dado pela quantidade de páginas), uma vez que os arquivos da segunda parte continuam no volume II.

Anne Rice não decepciona em nenhum momento na estrutura de seu romance nesse primeiro volume de ?A Hora das Bruxas?. Se peca por algum motivo, talvez seja pelo excesso no que se trata dos arquivos da família Mayfair, onde poderiam ter ?enxugado? algumas passagens sem prejudicar a história, mas ao mesmo tempo é entendível que essa talvez tenha sido a versão mais resumida possível que encontraram de contar os fatos. Por aqui, sigo ansiosa pela continuação dos acontecimentos no volume II.

Elis 08/08/2021

Um pouco arrastado e detalhado demais em partes desnecessárias, mas estou com grandes expectativas para o volume 2.

Lud 19/07/2021

Descobri este livro porque estava querendo muito ler uma boa história de bruxas e essa história me pareceu interessante. Estou fascinada com toda a genealogia que a autora criou! Você até se perde se não prestar muita atenção, porque é muito parente, muitos nomes. Mas a história é maravilhosa! Minha única ressalva foi essa escolha de dividir o livro 1 em 2 volumes. De forma que esse primeiro volume termina do nada, sem concluir tudo que ele nos apresentou. Preciso urgentemente do segundo volume em mãos pra saber o que vai acontecer! Mas fiquei impressionada com a habilidade da autora, ela me prendeu no mistério e conseguiu me manter curiosa até agora. Tem personagens maravilhosos nessa história. Não vejo a hora de ler a sequência pra continuar acompanhando e entendendo como foi que chegou na situação do começo do livro.

livi123 12/07/2021

Já faz uns dias que terminei a leitura e fiquei tão impactada que não sabia nem o que escrever na resenha...?
Esse é o primeiro livro que leio de Anne Rice e confesso que apesar do livro ser bem descritivo, ela conseguiu me prender em sua escrita, seus personagens super interessantes, e uma trama familiar absurda e complexa.
Algumas partes foram bem difíceis de "digerir", confesso. Mas a curiosidade pra saber mais sobre a família Mayfair, Michael e Rowan, fez com que eu ficasse ansiosa a cada capítulo, ela não deixa passar nenhum detalhe, tudo escrito numa ordem cronológica que nos faz conhecer cada membro da família desde a primeira bruxa.
Ps: Como que esse livro acaba assim?? Ainda bem que eu já tenho o Volume II Kkkkk

29/06/2021

Anne Rice, eu te amo!
Cada livro desta mulher maravilhosa que eu pego pra ler é sempre uma revelação. Como todos os livros de Anne Rice que já li até agora este não poderia ser diferente. É o tipo de escrita que exige paciência do leitor, mas que te recompensa de forma grandiosa com uma história incrível, com descrições maravilhosas e que serve como introdução para as continuações. E que venham os próximos. :)