O fantástico mistério de Feiurinha

O fantástico mistério de Feiurinha Pedro Bandeira

Resenhas - O fantástico mistério de Feiurinha

emmanuel_arankar 27/07/2023

"O Fantástico Mistério de Feiurinha" de Pedro Bandeira

"O Fantástico Mistério de Feiurinha," escrito por Pedro Bandeira e ilustrado por Avelino Guedes, é uma obra que oferece uma abordagem única aos contos de fadas tradicionais, misturando elementos conhecidos com uma história intrigante sobre o desaparecimento da personagem Feiurinha. Publicado pela Editora Moderna em 2009, com suas 64 páginas, este livro cativa leitores de todas as idades ao explorar temas como beleza, identidade e a eternidade das histórias.

A trama começa em um mundo onde as princesas dos contos de fadas já viveram suas aventuras clássicas e agora enfrentam a perspectiva de um "felizes para sempre" que inclui casamento, filhos e, como o autor sugere de maneira humorística, uma certa monotonia doméstica. Esse cenário pós-feliz para sempre é o ponto de partida para uma narrativa envolvente e repleta de referências aos contos populares que todos conhecemos.

A princesa Branca de Neve (agora Dona Branca Encantado), preocupada com o desaparecimento de Feiurinha, reúne as outras princesas que agora compartilham o sobrenome "Encantado" após seus casamentos com príncipes encantados. Juntas, elas buscam entender o que aconteceu com Feiurinha e temem que o mesmo destino possa afetar suas próprias histórias de felicidade eterna.

O desaparecimento de Feiurinha serve como um ponto de partida para explorar conceitos complexos de beleza e identidade. Feiurinha cresceu acreditando que era feia, devido à manipulação das bruxas que a criaram. A história toca em temas profundos sobre a importância da autoaceitação e a relatividade da beleza. Ela acreditava que ser "feia" era ser diferente dos padrões estabelecidos por bruxas, mas, na realidade, sua beleza estava em sua bondade e generosidade.

A narrativa também aborda a importância de contar histórias. Feiurinha permaneceu desconhecida e esquecida porque sua história não foi registrada nos livros. A personagem representa todas as histórias que correm o risco de desaparecer se não forem compartilhadas e preservadas. Esse aspecto ressalta a importância das narrativas como veículo de perpetuação da cultura e dos valores.

Além disso, o livro destaca as relações entre personagens, as dinâmicas entre as princesas casadas e a tensão que surge quando elas se reúnem para resolver o mistério do desaparecimento de Feiurinha. As interações entre elas são muitas vezes humorísticas e mostram uma abordagem diferente das típicas histórias de princesas, destacando que até mesmo personagens de contos de fadas têm suas peculiaridades e conflitos.

Contudo, alguns leitores podem se sentir desconfortáveis com certos aspectos da narrativa, como a maneira como as relações entre as personagens são retratadas, com rivalidades e até mesmo comentários sobre o aspecto físico das princesas após o casamento. Esses elementos podem ser interpretados como sexismo ou estereotipação das personagens femininas.

Por outro lado, o livro é repleto de referências a contos de fadas clássicos, o que pode ser muito atraente para aqueles que estão familiarizados com essas histórias. A obra de Pedro Bandeira não apenas presta homenagem às narrativas tradicionais, mas também oferece uma visão única e humorística sobre o "felizes para sempre" e a importância de preservar histórias.

"O Fantástico Mistério de Feiurinha" é um livro que inspira reflexão sobre questões como identidade, beleza e o poder das histórias. Apesar de elementos controversos em sua abordagem, a obra permanece relevante e memorável para os leitores, incentivando a discussão sobre a perpetuação da cultura por meio da literatura e a aceitação de nossa própria singularidade.

Para aqueles que desejam explorar mais profundamente o conteúdo do livro, vale a pena considerar como as diversas histórias de contos de fadas contribuem para a nossa compreensão da cultura e da sociedade. É possível examinar como os padrões de beleza, identidade e felicidade evoluíram ao longo do tempo e como essas histórias continuam a moldar nossas percepções e valores. Além disso, a análise das relações entre as personagens pode fornecer insights sobre dinâmicas interpessoais e como as narrativas refletem ou desafiam normas culturais.

No entanto, a apreciação da obra de Pedro Bandeira também deve levar em conta a época em que foi escrita e as mudanças na sensibilidade cultural ao longo dos anos. O livro foi publicado há mais de uma década e, como tal, reflete as normas e expectativas daquela época. Portanto, é importante abordar esses aspectos críticos com sensibilidade e compreensão histórica.

Além disso, "O Fantástico Mistério de Feiurinha" é uma oportunidade para celebrar a riqueza dos contos de fadas e sua capacidade de evocar imaginação e emoção em leitores de todas as idades. As histórias de princesas e aventuras mágicas continuam a encantar e inspirar gerações, e este livro oferece uma perspectiva única que contribui para a diversidade dessas narrativas.

Em resumo, "O Fantástico Mistério de Feiurinha" é uma obra literária que mescla elementos familiares de contos de fadas com uma narrativa envolvente que explora temas profundos como beleza, identidade e a importância das histórias. Embora apresente elementos controversos, a obra continua a ser uma fonte de reflexão e discussão, convidando os leitores a examinar o impacto duradouro das histórias em nossa cultura e sociedade. Portanto, ao considerar esse livro, é essencial adotar uma abordagem crítica, contextualizando-o em seu tempo e espaço, enquanto apreciamos sua contribuição para o mundo da literatura infantil e juvenil.

Kaua.Nicanor 16/07/2023

Eu amava
Da saga, não tenho nada para fazer a não ser ler os livros antigos da minha casa e chorar de nostalgia, temos aqui essa obra prima da literatura brasileira que devia ser mais reconhecida

Dearibeiro 06/07/2023

Delícia de leitura
Lembro de ler esse livro a muito tempo atrás e ficar viciada na história. Tudo nesse livro me ganhou.

E lembro também quando saiu o filme e toda a euforia que fiquei. Uma delícia de leitura.

Isac.FeijAo 30/06/2023

Fofinho
Fiquei lembrando de shreck o tempo todo, justamente pela forma como o Bandeira paródia essas histórias clássicas com tanto humor e respeito, adorei ler.

Samu in Oz 08/06/2023

Era uma vez...
Esse livro foi um verdade achado, ele veio no momento certo. Depois de uma leitura densa e que me deixou com ressaca, foi bom consumir algo tão levinho e divertido quando esse livro.

Ele faz uma sátira sobre os contos de fadas e deixa no ar o questionamento do que aconteceu depois do "Felizes para sempre". Super recomendo!

PS: Achei o livro 1000x melhor que o filme.

mihs 26/05/2023

Sla, li esse livro 2 vezes na escola (1 ma quinta serie e dps na sexta série) por vontade própria e dps pq a prof mandou?
foi legal, não lembro mto bem mas é tipo história de princesas e tal
na epoca gostei bastante, não posso falar por agr ja q nao tenho uma memória mto boa

Mayaxzz 05/05/2023

Simplesmente a melhor história q existe, eu sou apaixonada desde q eu era mt pitoca, e agr to relendo pela vigésima vez pra uma peça teatral que iremos fazer na escola, eu simplesmente amo tudo nessa história, tudo mesmo.
Só lendo pra vocês entenderem o que eu quero dizer, sou extremamente apaixonada nela.

Anna 04/05/2023

Li com os meus alunos
Essa história é uma das minhas favoritas desde a infância, relendo agora depois de adulta notei algumas falhas porém continuei gostando muito

Sofy 03/05/2023

Li pra escola
É uma leiturinha boba e rápida, não muito memorável, apesar disso achei bem criativa e gostei de testar ler alguma obra em formato de peça

Laiz 18/04/2023

Apesar de ser um livro bem escrito, não condiz com a época que estamos vivendo hoje e com a educação que precisamos dar para nossas crianças.
Entendo a época que esse livro foi escrito, mas nos dias de hoje não acho legal ler para crianças.
O narrador o tempo todo diz como a mulher engordou após casar. Trata o casamento como se fosse algo ruim pra mulher, como se fosse o fim da vida dela e principalmente, como se engordar fosse parte do processo e como se ser gordo fosse feio e ruim.
Fora a rivalidade feminina presente entre as princesas, elas não conseguem sentar e conversar, só ficam brigando umas com as outras.

Tayna179 07/04/2023

A magia da leitura.
Essa história me encanta desde muito nova. Eu não sabia que tinha um livro pois só tinha assistido o filme da Xuxa kkk.

Mas tanto o livro quanto o filme são muito divertidos com aquele jeitinho brasileiro de se contar história, aquele jeitinho que prende e faz a gente querer continuar lendo até não poder mais.

A história é bem simples mas é adorável e divertida pra se ler em família e muito mais, acho difícil alguém não gostar, a forma como o autor fez essa mistura e essa apresentação dos contos de fadas que tanto conhecemos e amamos foi esplêndida, eu super recomendo.

anna_is_busy_reading 07/04/2023

Até que achei legal
Um dos livros infantis mais legais que eu já li por enquanto. É bem engraçado e me lembrou da época que eu li as histórias das princesas.

Rafa Janu 11/03/2023

História rápida e divertida e com personagens mundialmente conhecidos. Qual será o motivo do desaparecimento dessa princesa?

raissa nog 01/03/2023

Literatura Infantil é a mais doce das Artes!
Fiquei olhando para a minha estante, procurando algo para ler antes de dormir e lembrei de ter ganhado esse livro de uma conhecida.
Foi uma leitura leve, claro, por ser uma literatura infantil. Fazia tempo que não lia nada relacionado a contos de fadas, foi bom ter lido.

Literatura Infantil é a mais doce das Artes porque no final do livro o Pedro Bandeira diz que se sentia em dívida com as contadoras de histórias, mulheres provavelmente pobres e analfabetas, que para trazer sono às crianças e fazer elas esquecerem da fome, contavam histórias. Histórias que traziam esperança, que eram doces.

Letícia Ramos 22/02/2023

Que leitura gostosa, me fez reviver toda a minha infância, as noites que o meu pai me contatava histórias pra dormir.
Faz um bom tempo que eu tava querendo ler Feiruinha, e por sorte eu encontrei o livro no quarto da minha tia e tirei algumas horinhas pra ler.
As ilustrações, os diálogos das princesas e a história da Feiurinha, é tudo muito bom! Super indico essa leitura maravilhosa.