O Fantástico Mistério de Feiurinha

O Fantástico Mistério de Feiurinha Pedro Bandeira

Resenhas - O fantástico mistério de Feiurinha

bibioslivrosecia 31/12/2021

Amei
Me lembrou a infância, o meu filme brasileiro favorito e tal
Pedro bandeira é um dos meus escritores favoritos

emmanuel_arankar 27/07/2023

"O Fantástico Mistério de Feiurinha" de Pedro Bandeira

"O Fantástico Mistério de Feiurinha," escrito por Pedro Bandeira e ilustrado por Avelino Guedes, é uma obra que oferece uma abordagem única aos contos de fadas tradicionais, misturando elementos conhecidos com uma história intrigante sobre o desaparecimento da personagem Feiurinha. Publicado pela Editora Moderna em 2009, com suas 64 páginas, este livro cativa leitores de todas as idades ao explorar temas como beleza, identidade e a eternidade das histórias.

A trama começa em um mundo onde as princesas dos contos de fadas já viveram suas aventuras clássicas e agora enfrentam a perspectiva de um "felizes para sempre" que inclui casamento, filhos e, como o autor sugere de maneira humorística, uma certa monotonia doméstica. Esse cenário pós-feliz para sempre é o ponto de partida para uma narrativa envolvente e repleta de referências aos contos populares que todos conhecemos.

A princesa Branca de Neve (agora Dona Branca Encantado), preocupada com o desaparecimento de Feiurinha, reúne as outras princesas que agora compartilham o sobrenome "Encantado" após seus casamentos com príncipes encantados. Juntas, elas buscam entender o que aconteceu com Feiurinha e temem que o mesmo destino possa afetar suas próprias histórias de felicidade eterna.

O desaparecimento de Feiurinha serve como um ponto de partida para explorar conceitos complexos de beleza e identidade. Feiurinha cresceu acreditando que era feia, devido à manipulação das bruxas que a criaram. A história toca em temas profundos sobre a importância da autoaceitação e a relatividade da beleza. Ela acreditava que ser "feia" era ser diferente dos padrões estabelecidos por bruxas, mas, na realidade, sua beleza estava em sua bondade e generosidade.

A narrativa também aborda a importância de contar histórias. Feiurinha permaneceu desconhecida e esquecida porque sua história não foi registrada nos livros. A personagem representa todas as histórias que correm o risco de desaparecer se não forem compartilhadas e preservadas. Esse aspecto ressalta a importância das narrativas como veículo de perpetuação da cultura e dos valores.

Além disso, o livro destaca as relações entre personagens, as dinâmicas entre as princesas casadas e a tensão que surge quando elas se reúnem para resolver o mistério do desaparecimento de Feiurinha. As interações entre elas são muitas vezes humorísticas e mostram uma abordagem diferente das típicas histórias de princesas, destacando que até mesmo personagens de contos de fadas têm suas peculiaridades e conflitos.

Contudo, alguns leitores podem se sentir desconfortáveis com certos aspectos da narrativa, como a maneira como as relações entre as personagens são retratadas, com rivalidades e até mesmo comentários sobre o aspecto físico das princesas após o casamento. Esses elementos podem ser interpretados como sexismo ou estereotipação das personagens femininas.

Por outro lado, o livro é repleto de referências a contos de fadas clássicos, o que pode ser muito atraente para aqueles que estão familiarizados com essas histórias. A obra de Pedro Bandeira não apenas presta homenagem às narrativas tradicionais, mas também oferece uma visão única e humorística sobre o "felizes para sempre" e a importância de preservar histórias.

"O Fantástico Mistério de Feiurinha" é um livro que inspira reflexão sobre questões como identidade, beleza e o poder das histórias. Apesar de elementos controversos em sua abordagem, a obra permanece relevante e memorável para os leitores, incentivando a discussão sobre a perpetuação da cultura por meio da literatura e a aceitação de nossa própria singularidade.

Para aqueles que desejam explorar mais profundamente o conteúdo do livro, vale a pena considerar como as diversas histórias de contos de fadas contribuem para a nossa compreensão da cultura e da sociedade. É possível examinar como os padrões de beleza, identidade e felicidade evoluíram ao longo do tempo e como essas histórias continuam a moldar nossas percepções e valores. Além disso, a análise das relações entre as personagens pode fornecer insights sobre dinâmicas interpessoais e como as narrativas refletem ou desafiam normas culturais.

No entanto, a apreciação da obra de Pedro Bandeira também deve levar em conta a época em que foi escrita e as mudanças na sensibilidade cultural ao longo dos anos. O livro foi publicado há mais de uma década e, como tal, reflete as normas e expectativas daquela época. Portanto, é importante abordar esses aspectos críticos com sensibilidade e compreensão histórica.

Além disso, "O Fantástico Mistério de Feiurinha" é uma oportunidade para celebrar a riqueza dos contos de fadas e sua capacidade de evocar imaginação e emoção em leitores de todas as idades. As histórias de princesas e aventuras mágicas continuam a encantar e inspirar gerações, e este livro oferece uma perspectiva única que contribui para a diversidade dessas narrativas.

Em resumo, "O Fantástico Mistério de Feiurinha" é uma obra literária que mescla elementos familiares de contos de fadas com uma narrativa envolvente que explora temas profundos como beleza, identidade e a importância das histórias. Embora apresente elementos controversos, a obra continua a ser uma fonte de reflexão e discussão, convidando os leitores a examinar o impacto duradouro das histórias em nossa cultura e sociedade. Portanto, ao considerar esse livro, é essencial adotar uma abordagem crítica, contextualizando-o em seu tempo e espaço, enquanto apreciamos sua contribuição para o mundo da literatura infantil e juvenil.

Helen.Goes 07/04/2022

Li esse livro quando criança que me deixou de coração quentinho, achei super criativo criar uma princesa e incluir todas as outras na história
Lisa 07/04/2022minha estante
Eu assistia o filme. Muito fofo...

anna_is_busy_reading 07/04/2023

Até que achei legal
Um dos livros infantis mais legais que eu já li por enquanto. É bem engraçado e me lembrou da época que eu li as histórias das princesas.

csjt 04/08/2021

O Fantástico Mistério De Feiurinha (Maria Clara).
O livro é muito interessante, fiquei intrigada não conseguia parar de ler. Uma coisa que não gostei foi que o livro era muito curto. Poderia se aprofundar mais. Seria bom contar mais um pouco sobre Feiurinha, Tirando esse ponto gostei bastante. Recomendo bastante!

Lore 30/04/2022

O início de uma bookstam
Foi o primeiro livro que li, pequei na biblioteca da minha escola. E foi o inicio para eu amar o mundo da literatura.

dia 15/08/2022

O fantástico mistério de Feiurinha
Foi o primeiro livro que li de Pedro Bandeira e já quero ler outros! Me encantei com a história, a narrativa e como ele desenvolveu as personagens que são tão conhecidas de uma forma leve e divertida. Apesar de não gostar de como as bruxas são descritas na história (assim como em todas as outras), o livro é muito bom e traz uma mensagem importante.

?Quantas histórias lindas, inventadas e contadas ao pé do fogo em noites de inverno por vovós cheias de imaginação, perderam-se, foram esquecidas, por falta de alguém que as escrevesse. E, mesmo escritas, por falta de alguém que as lesse!? (p. 59)

Fernanda Melo 04/05/2021

Depois do "felizes para sempre"
#lendocommeufilho
Literatura infantojuvenil de primeira grandeza. Leitura fluida, engraçada e diferente do convencional, amamos!
Ganhador do prêmio Jabuti.

Biah Souza 20/10/2009

Interessante
Lí este livro a bastante tempo, bem interessante, pois podemos saber o que aconteceu com as princesas depois do final feliz de um conto de fadas!

Jhonys.Gomes 13/04/2021

Divertido
Após o desaparecimento da princesa Feiurinha, todas as princesas do mundo dos contos de fada se reúnem para tentar descobrir o que aconteceu com ela.

irmosan 20/03/2021

Aquele livro!
Sabe aquele livro que é o divisor de águas? Precursor do meu amor pela leitura, foi ele que me fez começar a pensar no além de um fim, pela simples pergunta que logo no começo da história o livro faz. "E o que seria ser felizes para sempre?"

Meu primeiro amor pela leitura veio com outro livro, mas este, com certeza, foi o que me fisgou de vez para o hábito da leitura. Me fez questionar, me apaixonar, rir e torcer pelos personagens.

Livia Maria 28/03/2020

Aaa Pedro Bandeira ...
Aquela historia para ler numa tarde ...
Uma historia leve para ler numa sentada , para te tirar daquela ressaca literaria ou quando estiver cansada e quere ler uma leitura mais leve ...
É um livro que as princesinhas ficam todas aflitas quando uma princesa do reino encantado desaparece e tem que ir ao mundo real , atras de alguem que saiba sua historia ...

Jú Adam Jonas 28/08/2009

Quem seria Feiurinha
Eu li o livro "O Fantástico mistério de Feiurinha", pois adoro livros de mistério e minha amiga comentou que é algo surpreendente o que ocorre com Feiurinha.
O autor da obra é Pedro Bandeira,que adora todos os contos de fadas, conseguindo criar um livro que une todas as personagens a procura de Feiurinha.
O texto conta a história de uma pequena manina Feiurinha nasce e é roubada de seus pais por três bruxas muito feias, que dizem ser as mais lindas do mundo, fazendo com que Feiurunha se ache muito feia, o que na verdade era mentira.Um dia Feiurinha decide ver seu reflexo no rio para ver se encontrava alguma verruga em seu corpo,mais acabou não escontrando.Muito triste a menina tenta desabafar com seu melhor amigo um bode, na qual tinha sido enfeitiçado pelas bruxas.
Pedro Bandeira foi muito feliz em escrever essa história, pois acaba unindo todas as princesas de contos de fadas atrás de Feiurinha na qual nenhuma delas sabe a sua história.
Tiiyago 28/05/2014minha estante
Gostei da história! Apesar da história da princesa ser pouca conhecida, ela percorre a mesma trajetória das velhas e famosa princesas conhecidas por nós, como Branca de Neve, Cinderela e tantas outras. É um livro cativante e divertido, além de conhecer e mergulhar no universo de contos de fadas.
#Literatura #InfantoJuvenil #Leitura #ClássicosUniversais

Yasmin 03/06/2021

Contos maravilhosos, como amo..
Contos maravilhosos e livros de fantasia são os que mais amo, (além de diários) e esse daqui tem meu coração! Sinceramente, em questão de leitura pequena e leve esse livro merece um prêmio! Ele é perfeito. Eu recomendo pra iniciantes em leitura, pelo simples fato de ser leve e pequeno (como já citei em cima). Confesso que ele me deu um pouco de dó da Chapeuzinho Vermelho no início.. mas ela acaba bem!