As Sandálias do Pescador

As Sandálias do Pescador Morris West

Resenhas - As Sandálias do Pescador

Rafael 13/04/2015

As Sandálias do Pescador - Pouco gastas
As Sandálias do Pescador é um livro interessante no que tange o dia-a-dia papal. Suas atividades e as mais diversas formas de problemas.
Pena que é história se refere à uma época na qual os papas não viajavam muito, então tudo ocorre em Roma e no Vaticano.

Fabio Shiva 16/02/2015

chato e assombroso!
Custei muito a terminar essa leitura. O enfado não se deve a uma falta de perícia do autor que, pelo contrário, é muito hábil (como pude comprovar em pelo menos outra obra dele: “Proteu”). O problema é que a história ficou velha e datada muito rápido... nada mais antigo que o jornal do dia anterior, nada mais ultrapassado que a polêmica de ontem.

A constatação da senilidade precoce da trama de “As Sandálias do Pescador” acabou se tornando o maior interesse da leitura. A trama gira em torno da eleição de um novo Papa e os desafios enfrentados por ele em um mundo moderno e em constante mudança. E aí é que está, tudo já mudou tanto de lá para cá que chega a ser chocante. Quer dizer, chocante para mim, que fiquei boquiaberto diante da renúncia do Papa Bento XVI... é que ainda me impressiono com essas confirmações de profecias do Apocalipse, bobeira minha...

É incrível como o mundo mudou nesses quarenta anos desde que o livro foi escrito! E o mais impressionante é constatar como a Igreja Católica, que dominou o mundo por tantos séculos, está nitidamente se esfarelando em pleno ar... sinais dos tempos!

Ler esse livro de deixou bem convencido de que o fim da Igreja está próximo... e depois, de acordo com as profecias, vem o Apocalipse! Que venha logo, já não era sem tempo...

Realmente, não esperava que essa leitura fosse tão chata e assombrosa ao mesmo tempo! São esses maravilhamentos inesperados da leitura...

site: http://caligoeditora.com/catalogo/sincris/

Sra. Lu 11/06/2013

Morris West - escritor à moda antiga
A história é boa, a intriga que perpassa toda a narrativa nos deixa curiosos para ver onde que isso vai chegar, o que vai acontecer com estes personagens. Mas Morris West, escritor do seu tempo, tem uma forma de narrar muito arrastada. A leitura não rende. Custei para terminar este livro e ainda faltam dois para conhecer todo a história da trilogia papal. Por fim, não senti a 'ressaca literária'. Senti um alívio e alguma angústia porque ainda há muitas páginas pela frente. Prevejo arrastados meses de leitura.
Pastor 24/02/2017minha estante
undefined

Janaina Vieira - Escritora 28/04/2013

Os intrincados caminhos da fé.
Eu li de novo e foi como se lesse esse livro pela primeira vez. Que livro magnífico! Inteligente, sério, que curiosamente, por meio da ficção, nos apresenta uma trama tão semelhante ao que se vê hoje se desenrolando no Vaticano. Ou melhor, que se viu, com João Paulo II, que efetivamente mudou a face do Catolicismo. No livro, temos um Papa nascido em meio ao comunismo - palco do ateísmo absoluto -, que justamente por isso, talvez, consegue começar a fazer mudanças em uma instituição religiosa que havia ser perdido em meio à sua própria burocracia, fausto e distanciamento da fé simples e pura que Cristo trouxe ao mundo.

Porém, não é uma leitura para quem procura romances açucarados. É uma história repleta de simbolismos, teologia e discussões sobre o mundo em que vivemos com todas as suas contradições, perigos e riscos absurdos. Acima de tudo, é uma história de fé e sobre o poder transformador que esta pode ter, desde que conduzida de forma autêntica, pelo que realmente significa para o mundo e para aqueles que a tem nas mãos. O estranhamento do Papa Kiril em meio à engrenagem do Vaticano, que se movimenta por si mesma, apesar e por causa dele, é o que a história tem de mais forte, marcante e emocionante, nos levando a refletir seriamente sobre os caminhos da religião e seu papel em nossas vidas.

Um grande livro, sem dúvida!

Eduardo 03/01/2013

Li este livro pela primeira vez antes da eleição do Papa João Paulo II, tal como uma premonição para a eleição de um papa não-italiano, desafiador das estruturas da Igreja Católica, como o personagem central dessa obra de Morris West. Foi filmado com Anthony Quinn, com excelente interpretação, aliás, como de costume. Tanto o livro quanto o filme são ótimos! Não deixem de ler!
nanda 25/02/2013minha estante
muito interessante este livro, principalmente neste momento de historia do vaticano onde está para ser escolhido o novo papa,muitos termos para mim antes desconhecidos tem se tornados comuns, pela leitura da obra e por ouvi los sendo citados na tv...amei

Walkiria 21/11/2012

Kiril Lakota - o Cristo.
Gostei muito desse livro, por ser o primeiro livro do Morris West que li, fiquei impressionada com os detalhes, a riqueza do conhecimento do autor a cerca dos ritos do catolicismo.

Não sou católica, então tudo o que foi narrado era novo e muito interessante para mim. O começo da leitura é maçante, mas necessário para se entender o que está ocorrendo e como a história se desenrola.

Os personagens, cardeais Leone e Rinaldi têm bastante influência no Vaticano, o que faz com que consigam eleger o cardeal que "escolheram" para ser o próximo papa.

O papa escolhido, o personagem Kiril Lakota é muito cativante, por muitas vezes enquanto lia, desejei conhecê-lo pessoalmente, rs rs rs.

Apesar de o personagem ser colocado como um Cristo no livro, adorei a forma sutil como o autor fez isso, sem tornar melosas as atitudes de Kiril enquanto papa. Também imaginei como ele seria, ucraniano, com cicatrizes, sem dúvidas um papa diferente.

Como não conheço o mínimo das bases católicas/bíblicas fiquei meio perdida quanto ao título do livro, felizmente descobri quem era o pescador e a relação de um papa com a Igreja.

Adorei a sinceridade do autor e as críticas bem pontuadas de um personagem que calça as sandálias, é investido pelo poder divino, mas não pode mudar, da forma como entende correta, os padrões da Igreja.

A personagem Ruth também é muito interessante, pois seus conflitos são atemporais, quantas pessoas se tornam alienadas à religião e optam por não acreditar mais na fé? A busca espiritual da personagem é bastante árdua.

Quanto ao George Fasber e a sua luta para anular o casamento de Chiara, a narrativa mostra como um homem tão maduro e inteligente pode se envolver em uma trama vergonhosa para ter um papel que declare que Chiara, a mulher amada lhe pertence de direito.

O personagem Jean Télemond deixa marcas profundas quanto a sua submissão e dedicação à Igreja.

Com certeza vale a pena ler esse livro, principalmente se você deseja fazer uma reflexão sobre a vida.

Cris 18/09/2012

As Sandálias do Pescador
História de um Papa eleito e que a partir daí começa a viver conflitos e desafios que envolvem muitas nações.
Acho o livro excelente.

Yussif 16/05/2012

O livro conta a história da eleição de um papa originário de um país do leste europeu cujo papado transformaria as estruturas de Igreja Católica.

George Facundo 10/10/2011

Um dos romances mais belos e sensíveis que já li. A trama trada dos bastidores de uma escolha papal no vaticano. Lembro que li esse livro na época da morte de João Paulo II. E nesse processo todo de como funciona a escolha do novo papa esse livro, por coincidência, veio me parar nas mãos. O autor não só trata de todos os bastidores do vaticano, como também do que deve ser na cabeça de um homem comum estar prestes a ser escolhido papa.
Muita gente trata essa função como se isso fosse fonte de prazer e poder para quem é escolhido, mas na visão de Morris West (que conhece a fundo esse universo) isso na verdade é um grande fardo que implica grandes mudanças na vida de quem é eleito.
E o livro trata principalmente na perspectiva do novo papa, seus dramas pessoas e a forma como ele lida com toda a pressão.
Enfim, gostei muito de ler esse livro!
Carolina.Mota 30/03/2020minha estante
O livro trata de um tema deveras intrigante, porém o autor se perde em tramas secundárias que não tem desfechos.

Lima Neto 08/06/2010

muito bom livro. apesar de ter uma forte conotação religiosa e católica, "As Sandálias do pescador" tratam, muito mais, de fator humano, de saus dúvidas, medos, incertezas, crenças e descrenças.

independente do foco religioso desse livro, literariamente ele é belíssimo. muito bem escrito, com bons personagens, bem criados, desenvolvidos e explorados ao longo de toda a história, e até mesmo o protagonista, Kiril Lakota, que, mesmo ocupando o cargo que ocupa, de Papa, o que o torna mais nteressante é o fato dele ser simplesmente HUMANO, no verdadeiro sentido da palavra.

Antonia 22/05/2009

É assim....
O livro fala muito sobre a Igreja Católica, mas é interessante quando nos mostra os bastidores do poder da Igreja e o jogo de interesses que nela existe. Também mostra que não só os simples "mortais" são cheios de dúvidas e indagações. Mesmo com o Papa isto pode acontecer.
nanda 25/02/2013minha estante
mesmo quando a historia em si nao chega a ser tao interessante nunca é tempo perdido ler um livro porque só o aprendizado de palavras e expressoes novas já é por si so um grande ganho na leitura de uma obra...

Jeh pequena 13/05/2009

¬¬'
muito chato!!! Parado e sem graça!! não recomendo!!