Stephen King

Stephen King Stephen King
Lisa Rogak

Resenhas - Stephen King: A Biografia

Francisco 24/09/2021

A biografia de um dos maiores escritores de ficção popular
Nessa biografia, passamos a conhecer um pouco melhor Stephen King: seus receios enquanto escritor, sua relação com a fama mundial e com o epíteto de "Mestre do Terror". Em adição, na primeira parte do livro, nos deparamos com o retrato de sua infância paupérrima, o abandono de seu pai como fator influenciador de sua personalidade, seu amor pela leitura, histórias de horror, ficção científica (ficção popular) e seu talento para a escrita e criação de histórias manifesto desde sua infância. Além disso, há algumas informações sobre sua vida escolar e sua relação com outras pessoas no ambiente escolar.

A segunda parte é destinada à sua vida enquanto um graduando em Inglês na Universidade do Maine em Orono, seu posicionamento político em relação ao presidente Lyndon Johnson no que concernia às tropas americanas no Vietnã, seu gosto por ficção popular como John D. MacDonald, Ed McBain e Robert Bloch e a posição contrária de docentes da instituição, por fim o início de seu relacionamento com Tabitha Spruce (Tabby), sua gravidez, o nascimento de sua filha Naomi e o início da escrita de "O Pistoleiro", história inicial da épica série da Torre Negra.

Na terceira parte, o livro é destinado à vida conjugal, ao nascimento de Joe Hill e as dificuldades de King e Tabby após a formatura, a escrita de contos para revistas masculinas como a Cavalier e a Gallery, o exaustivo trabalho que King realizava em uma lavanderia e a rejeição de vários de seus livros pela editora Doubleday e a aceitação de Carrie por essa mesma editora.

Os demais capítulos do livro evoluem de forma semelhante, apresentando alguns dados biográficos com a produção literária já tão conhecida do autor. Em minha concepção, trata-se de um livro bom, mas com inúmeros trechos maçantes que dificultam um pouco a leitura. Entretanto é um livro que recomendo aos admiradores do autor e posso afirmar que após essa leitura minha vontade de ler todas as obras dele tornou-se maior.
Flávia Menezes 24/09/2021minha estante
Vou curtir aqui, mas assim que eu acabar, eu volto para ler sua resenha! ;)

Francisco 24/09/2021minha estante
;)

Flávia Menezes 25/09/2021minha estante
Agora eu pude ler!!!! :) Primeiro: ??????. E em segundo: me senti igual a você: já fui anotando vários outros livros pra ler. ?

Francisco 25/09/2021minha estante
Muito obrigado ;). Fiquei bastante interessado em todos os livros dele, em especial as colaborações com Peter Straub. Um fato que observei é que ele mesmo diz que os estilos de escrita dele e do filho dele Owen não se identificam (acho que é por isso que "Belas Adormecidas" não funcionou muito bem). ;)

Carlos.Cauas 12/07/2013

Uma mente fantástica
Confesso que acho estranho biografias de pessoas ainda vivas, o sentimento que fica é que está faltando alguma coisa ao término da leitura. Quando li a respeito da biografia do Stephen King que seria lançada por aqui, pela Editora DarkSide, o que me ocorreu não foi curiosidade, pois quem acompanha as obras do King conhece um pouco da sua vida através de algum prefácio e/ou introdução, que o Steve gosta ao manter os leitores por dentro dos fatos que o levam a escrever determinado livro ou conto, esse gosto é aprofundado no livro escrito por ele mesmo, chamado On Writing ( sem lançamento no Brasil ), só que, por mais sincero que achei o King se retratando nessa quase auto biografia, não é a mesma coisa quando esta é escrita por outro autor. Principalmente quando não é autorizada.

Stephen King - coração assombrado, como é chamada a biografia escrita pela Lisa Rogak é uma excelente leitura sobre a vida de um ser humano, dotado de um talento para entreter as pessoas com os seus medos. King simplesmente pega o que mais o apavora e coloca no papel, para que esse medo ou suma ou diminua da sua vida e faça parte da nossa, leitor fiel. O livro nos transporta pela infância pobre e os esforços da mãe para, sozinha, cuidar e educar seus dois filhos, essa primeira parte é comovente ( e bem detalhada pela autora ), acompanhamos King e os problemas no colégio e o fato de que crianças podem ser cruéis, assim percebemos que desde sua infância Steve era um excelente observador. Sozinho, a única forma do pequeno King conversar era escrevendo. Seja no jornal do colégio, onde ele contava histórias sobre os professores e os alunos, ou pelo fato de viver em uma cidade pequena em que ele escutava histórias de acontecimentos reais e os transportava para a sua realidade assustadora, King sempre foi notável em pegar situações do dia a dia e elevar a máxima potência. Vamos para a Universidade e conhecemos o ótimo aluno que ele foi, logo editando o jornal do campus e aprofundando a sua escrita. Somos apresentado a sua companheira, Tabhita. Se King é esse escritor excelente, é porque ele teve o incentivo que precisou, na hora certa, com a ela. A criação do seu primeiro romance publicado, Carrie, é emocionante, assim como as conseqüências do rumo da sua vida. A vida que ele sempre sonhou está chegando: ser escritor em tempo integral. A máquina King começa a funcionar a todo vapor, um livro atrás do outro e com a ajuda das adaptações cinematográficas de seus primeiros livros, Steve começa a ficar mundialmente famoso.

A biografia nos leva para a sua fase conturbada com as drogas, a sua superação, sua quase morte ao ser atropelado, depois sua segunda quase morte em decorrência de uma grave pneumonia e chegamos no ponto em que King se tornar uma marca: Stephen King. Como é dito no livro, se King escrever sua lista de compras do supermercado, pode ter certeza que ela vai vender bastante. A perda de fãs, quando ele se afasta do horror, provando que pode escrever de tudo, os novos fãs, a sua consagração ao terminar a obra da sua vida, a saga A Torre Negra, toda essa jornada é contada no livro e a sensação é de sempre querer saber mais sobre essa mente fantástica.

Meus parabéns vai pra bela edição da DarkSide. Um primor de acabamento, capa belíssima, material de excelente trabalho. O livro será apaixonante para os fãs do King e uma excelente obra de superação na busca da realização de um sonho de uma pessoa comum em busca do extraordinário. Minha admiração pelo ser que King foi e se tornou só aumentou.

Gabi Selin 25/04/2014minha estante
Adorei a sua resenha, eu ainda não li, mas estou muito curiosa! Eu adoro o que ele escreve, e sim, iria comprar a lista de compras dele...

Ivy 15/06/2014minha estante
Amei a capa do livro tbm.Queria muito que fizessem todas as obras dele com aquela capa.

Flávia Menezes 25/09/2021

COMO FÃS, SÓ PODEMOS DIZER: ?VIDA LONGA AO REI!?
Aos 74 anos e com 61 romances escritos, sendo 7 sob o pseudônimo Richard Bachman e 5 livros de não ficção, além mais de 200 contos, dos quais muitos foram compilados em coleções de livros, Stephen Edwin King é um dos grandes nomes da literatura moderna do terror contemporâneo, suspense, ficção científica e fantasia. Para nós fãs brasileiros de carteirinha: um Rei, um Mestre da Escrita que, assim como Danny Torrance, é um verdadeiro ?Iluminado?.

Verdade seja dita, mas King nasceu para a escrita, e sua vida que nem deveria ter acontecido, já que sua mãe, Ruth King, possuía dificuldades para engravidar, é uma verdadeira história de um homem que nasceu para ser grande. Apesar da infância pobre e difícil, após seu pai, Donald King, os abandonar, a tragédia da sua vida foi o caminho para colocá-lo em contato com aqueles que seriam o seu destino: os livros! E de leitor compulsivo, ele passou a se tornar um escritor ainda mais obstinado.

Ler sobre a história de vida de Stephen King é como mergulhar em um universo tão mágico quanto são as suas histórias, porque não há como negar que sua necessidade de escrita, e essa criatividade para visualizar novas histórias com tanta agilidade, não é algo desse mundo. Assim como seus personagens, Stephen King também nasceu com poderes especiais, e somos altamente gratos a eles por ser capaz de nos levar para bem longe de qualquer perturbação que o mundo ao nosso redor possa nos causar.

Nessa biografia publicada em 2013, e escrita por Lisa Rogak, a forma como a autora vai concebendo o livro, destacando fatos importantes da vida do escritor, preciso dizer que me prendeu com tamanha facilidade, que eu acordava e já queria recomeçar a leitura para saber mais sobre esse grande Gênio das Palavras. Apesar de ser a primeira biografia que leio sobre o escritor, eu consegui sentir que muito do que foi abordado em seu livro, nos coloca em contato com a verdadeira essência de King, esse homem simples, apesar de afortunado por conta desse dom que lhe foi dado, e que ele nunca desperdiçou.

Talvez essa seja a minha resenha mais curta, mas confesso que ainda estou absorvendo tudo o que eu li. A vida de homens como Stephen King, ou Johnny Cash (vejo tantas semelhanças entre esses dois, e foi incrível quando ela mencionou o dia em que ambos subiram em um palco e tocaram juntos!) é algo que mexe profundamente comigo. Apesar de ambos terem sofrido por muitos anos com o efeito do vício do álcool e drogas, esses são dois homens obstinados quando se trata dos dons que receberam, e ambos souberam (no caso de King, ainda sabe!) viver intensamente uma vida de entrega e expressão de sua arte.

Já havia lido um pouco sobre a visão do King sobre a escrita em seu livro ?Sobre a Escrita?, que é uma verdadeira aula sobre como um escritor deve conduzir a sua vida para que o hábito de escrever esteja presente em seu cotidiano, e seja para ele uma necessidade tão grande quanto se alimentar ou dormir, mas foi muito pontual a maneira como Lisa Rogak abordou esse tema, relatando que nada, nem mesmo a dor, separava o King da sua escrita. Afinal, nenhum sucesso no trabalho vem sem empenho e muito suor no rosto. E nesse ponto, King jamais falhou.

Durante toda a sua vida, King precisou conviver com o preconceito sobre seu trabalho, por ser um escritor da literatura moderna, e eu confesso que também já fui alguém que acreditava que suas histórias eram apenas terror e violência. E como eu estava enganada! Ler ?O Iluminado? me tocou profundamente, não apenas pela genialidade da escrita, mas pela profundidade na qual King consegue ir para dar realismo aos seus personagens.

A empatia que surge, não acontece por aceitarmos quem são e como são. Alguns dos personagens masculinos de King são alcóolatras violentos, e com demônios em suas mentes que sussurram aos seus ouvidos as maiores atrocidades que eles se sentem tentados a cometer. Mas, no momento que mergulhamos nesse universo assustador da psiquê de seus personagens, encontramos pessoas normais, atormentadas, que bem lá no fundo, também buscam um dia encontrar redenção e um pouco de paz. E é isso que faz com que amemos seus livros: não pelo terror e violência, mas porque sabemos que como humanos, todos nós temos nosso lado bom tanto quanto o nosso lado sombrio. Que atire a primeira pedra aquele que não tem nenhum pecado!

O mais agradável nessa leitura, é que Lisa Rogak explora bastante sobre o momento da concepção dos livros escritos por King, e isso nos dá ainda mais clareza do significado por trás de suas obras. Como fã do Mestre King, é claro que essa parte também foi extremamente sedutora, e eu não conseguia pensar em mais nada além de ler e acrescentar novos títulos a minha lista de próximas leituras, que hoje estão basicamente restritas aos livros do King. Mas o que eu posso fazer? Há tanto para conhecer, e tantas nuances diferentes de sua escrita, que não vejo nenhum motivo para parar.

Confesso aqui que a única exceção é a curiosidade que a autora me fez ter, em conhecer a escrita de Kelly Braffet, a esposa do filho mais novo de King, Owen. Já baixei um livro dela, e agora, vamos ver como será.

Apesar do universo vasto das obras de King, a verdade é que, quem é fã, deseja que ele não pare nunca. E por ele, é bem claro que isso só acontecerá no momento que suas mãos não mais puderem escrever, porque o seu coração parou de funcionar primeiro. O que esperamos que não aconteça tão cedo, porque estamos sempre sedentos por mais histórias do Mestre King, então, tudo o que eu posso dizer para encerrar essa resenha é: ?VIDA LONGA AO REI!?
Francisco 25/09/2021minha estante
Vida longa ao Rei! Sem falar que ele tem mais de 300 contos e novelas incompletas que ele perdeu páginas e tudo mais e por isso nunca foram publicados. Excelente sua resenha e espero que em breve lancem uma outra biografia para cobrir o período entre 2013-202?. Quem ler sua resenha certamente será facilmente instigado a ler essa biografia :)

Francisco 25/09/2021minha estante
Vida longa ao Rei! Sem falar que ele tem mais de 300 contos e novelas incompletas que ele perdeu páginas e tudo mais e por isso nunca foram publicados. Excelente sua resenha e espero que em breve lancem uma outra biografia para cobrir o período entre 2013-202?. Já li muito Joe Hill e é a escrita é a mesma de Stephen com pouquíssimas diferenças, um livro apenas do Owen li e não gostei, mas nunca li nada da Tabby ou da Kelly Braffet. Quem ler sua resenha certamente será facilmente instigado a ler essa biografia :)

vitor 25/09/2021minha estante
ele é o maior ?

Francisco 25/09/2021minha estante
Vida longa ao Rei! Sem falar que ele tem mais de 300 contos, romances e novelas incompletas que ele perdeu páginas e tudo mais e por isso nunca foram publicados (há um livro chamado "Stephen King: unpublished, uncollected", de Rocky Wood sobre isso). Excelente sua resenha e espero que em breve lancem uma outra biografia para cobrir o período entre 2013-202?. Já li muito Joe Hill e é a escrita é a mesma de Stephen com pouquíssimas diferenças, um livro apenas do Owen li e não gostei, mas nunca li nada da Tabby ou da Kelly Braffet. Quem ler sua resenha certamente será facilmente instigado a ler essa biografia :)

Pedro 25/09/2021minha estante
Mais uma resenha maravilhosa, Flávia.
King tem sorte de ter uma fã tão ardorosa como você, pode acreditar. E se ele é um Iluminado, como você bem disse, nós, leitores, recebemos a luz dos seus livros incríveis.
Vida longa ao Rei... e também pra você!

Flávia Menezes 25/09/2021minha estante
Ele é mesmo, Vitor!!! ???

Flávia Menezes 25/09/2021minha estante
Francisco, quanta coisa o King já produziu não é? E olha, concordo plenamente com você, espero ver outras biografias que cubram esses períodos que essa não teve. E espero que aconteça enquanto ele ainda está aqui! :)
E eu ia mesmo te perguntar oq você achou dos livros dos filhos dele. Porque ele disse mesmo que Joe é mais parecido com ele, enquanto Owen é bem diferente! Sobre Tabby, eu ainda vou ler o dela, mas a Kelly me pegou pelo plot dos livros. Se as pessoas vão ficar instigadas lendo isso aqui..sou puuura simpatia com ela, porque também fiquei!!!! Kkkkk
E vida longa ao Rei!! ?

Flávia Menezes 25/09/2021minha estante
Pedroooooo, obrigadaaa!! Sem palavras pra agradecer o que você escreveu! Mas olha, realmente, a escrita dele é incrível e somos fortemente impactados. Um ser realmente, Iluminado!!!
Vida longa ao Rei, e te plagiando um pouquinho rsrsrs, pra você também!! ????

Francisco 25/09/2021minha estante
Kkkk com certeza ficarão instigadas sim. Ele é muito prolífico: há alguns contos e novelas dele na biblioteca Raymond Fogler na Universidade do Maine que somente ele ou uma pessoa autorizada tem acesso. Estou ansioso por essa possível biografia que cubra esses anos. O Joe é ótimo como o pai. Quem gosta do Steve gosta de ler o Joe. Pretendo ler algo da Tabby futuramente e aguardo para ver o que você acha da Kelly.

Vida longa ao Rei!

Flávia Menezes 25/09/2021minha estante
Francisco, você diz essas coisas, sobre o material dele que ninguém teve acesso?e eu fico querendo ler ?A história de Lisey?! Kkkk Vai ser muito o que a família King vai viver, com todo esse material escondido, quando ele não estiver mais aqui.
E sobre as mulheres?com certeza serão bem diferentes uma da outra, mas pelo que estou começando a ver aqui?todo mundo cai no mesmo lugar: Human Dark Side!! Kkkk
????

Francisco 25/09/2021minha estante
O que Lisey Landon passou com certeza Tabby e toda a família também vai passar. Kkkk as influências de uma na outra são inevitáveis.

Flávia Menezes 25/09/2021minha estante
Ainda vou ler esse! Mas vou me preparar psicologicamente primeiro kkkkkk

Kkkkk é bom mesmo.

Pedro 25/09/2021minha estante
Como você ousa me plagiar? Eu vou cobrar direitos autorais...kkkkkk
Eu tenho uma dívida eterna com o King, Flávia. Eu consegui tornar meu primo um leitor, e muito disso eu devo aos livros dele. Por coincidência, o meu primo está lendo It - A Coisa. Ele está protelando, mas está seguindo com a leitura.

Flávia Menezes 25/09/2021minha estante
Pedroooo, foi um plagiozinho inocente!! ??? Mas que máximo isso do seu primo! Você foi muito certeiro em indicar o King, porque prende fácil! ?

Pedro 25/09/2021minha estante
Sim, é muito fácil ser agarrado pela narrativa do King. Eu comecei iniciando meu primo com O Iluminado, depois O Cemitério, Dr Sono e Joyland. Agora ele também se tornou um fã do King. ?

Flávia Menezes 25/09/2021minha estante
Eu comecei com Joyland! ???????

Pedro 25/09/2021minha estante
Então você é uma felizarda, Flávia. Eu simplesmente amei Joyland. Fiquei com o livro na minha mente por muito tempo.
Até hoje eu me emociono quando lembro do final.
"Mike iria querer ver até onde a pipa iria subir antes de sumir. E eu também.
Eu também queria ver."
??????

Flávia Menezes 25/09/2021minha estante
Esse final é muuuuuito lindo!!!! ? Eu comecei por ele, e foi um livro que me fascinou tanto! É um dos meus favoritos, assim como ?O Iluminado?! ????

Pedro 25/09/2021minha estante
Eu vou te confessar um segredo, Flávia. Eu tive que usar toda minha masculinidade para não chorar com o final desse livro...kkkkkk
A minha garganta travou e meus olhos chegaram a arder.

Flávia Menezes 25/09/2021minha estante
Pedrooo, mas homens também podem chorar. Nem que seja escondidinho! ???

Pedro 25/09/2021minha estante
Mas eu choro, Flávia, só que eu choro na chuva. ?
"I'll never let you see
The way my broken heart is hurting me
I've got my pride and I know how to hide
All my sorrow and pain
I'll do my crying in the rain."

A-ha

Flávia Menezes 25/09/2021minha estante
Pedro, eu amo essa música ???

Pedro 25/09/2021minha estante
Sério? Então temos mais uma coisa em comum, além do amor pela obra do King. Crying in the rain é uma das minhas músicas favoritas. Eu amo demais essa música.
É muito bom saber que você também gosta dela.

Flávia Menezes 25/09/2021minha estante
Viu? Fãs de King tem mais coisas em comum! :)

Pedro 25/09/2021minha estante
Vivendo e aprendendo... ?

Dheyvison Jr. 25/09/2021minha estante
Hail to the King

Joao 26/09/2021minha estante
King além de ser um ícone por criar tantas histórias incríveis, é um ícone por ser o tipo de pessoa que ele é. Ele tem tantas histórias e coloca tanta coisa dele nas obras, que a mistura acaba ficando saborosa demais ehhehe. Lembro que até os prefácios dele, principalmente nos livros de contos, são espetaculares. É como ele conversasse com você e fosse um cara super gente fina.
Resenha maravilhosa Flávia!

Flávia Menezes 26/09/2021minha estante
Joãoooo, obrigada!!!! ?? Você disse tudo: ele conversa com a gente através dos livros dele. ?? E o mais fantástico é que ele sabe usar as experiências pessoais na medida certa. Na Escrita Criativa, essa é regra: o personagem não é você (escritor), mas você (escritor) é o personagem! E ele deixa a nossa mente vagando nessa dúvida do até onde isso que eu li é real!!! Ele é demais mesmo, não é? ?

Joao 26/09/2021minha estante
Ele é sim Flávia. Com certeza um dos grandes nomes não só do terror, mas dá literatura em geral.

maare 30/03/2021

Maravilhoso
Por mais que seja um livro de 2013 e provavelmente já desatualizado da vida de King, vale muito. Acho que tem uma versão mais nova também... de qualquer forma, saber da vida do autor desde sua infância é sensacional. Saber como sua mente funciona e seu amor (vício cof cof, rs) pela escrita é muito rico. King é um dos melhores do gênero terror/suspense, não tem como negar e o livro mostra isso de forma fantástica. Amei!
Gah Roque 30/03/2021minha estante
O homem é uma máquina, como alguém consegue produzir tantas histórias e de variados gêneros. Fiquei curioso ?.

maare 30/03/2021minha estante
A mente dele funciona de formas estranhas kkkkk mas o livro é ótimo justamente pra mostrar isso. Ele é ótimo no terror e em qualquer outro gênero que escreve, não sei nem o que falar, só sentir, rs

Saulo 04/07/2013

Ler CORAÇÃO ASSOMBRADO foi como conhecer a origem das sombras e as artimanhas do bicho-papão. Simplesmente extraordinário.

Bianca 06/12/2020

Vida longa ao mestre!
O que mais gostei nesse livro foi saber a inspiração dele para cada história publicada, devo dizer que depois disso só me resta mais e mais admiração por esse cara. Sem falar também na puta história de superação e insistência que ele teve durante toda a vida e o quão admirável e sublime é a sua relação com a escrita, com certeza lerei suas próximas obras sob um novo ponto de vista.
Que ser humano incrível, que mente brilhante. Vida longa ao mestre!

Milla 27/11/2021

Por que choras FBI
Uma biografia do Stephen king um dos maiores autores modernos eu acho que era uma missão e tanto. A autora em alguns momentos me surpreendeu com as pesquisas que fez por exemplo estre trecho que me fez sentir um certo medo kkkkkkkk:

"Por exemplo, em On Writing ele escreveu que sua mãe morreu em fevereiro de 1974, dois meses antes do lançamento de Carrie. No entanto, eu tenho não apenas uma cópia do obituário dela, como de sua certidão de óbito, e ambas mostram que ela morreu no dia 18 de dezembro de 1973, em México, no estado do Maine, na casa do irmão de Steve, Dave"

Acho que já deu para perceber que o trabalho de pesquisa desse livro e fantástico. Já por outro lado a narrativa não gostei muito e meio fraca e perdida. 3/5? recomendo kkkkkk

Izzie 08/02/2020

Uma biografia excelente e completa. Com cronologia dos livros que nos ajuda a conhecer várias outras obras desse autor. Ótimo para quem quer conhecer quem realmente é o homem por trás do título de "rei do terror" A leitura flui muito bem. É é realizada rápida apesar do gênero ser biografia. Edição da Darkside, como sempre maravilhosa. Super indico para quem curte as obras dele. Eu comecei pelos filmes e não li tantas ainda, mas depois de descobrir várias de suas obras nessa biografia, já tenho muito para adicionar a lista. Quem é fã do autor e quem está começando a conhecer o trabalho literário dele vai aproveitar.

Ana 02/05/2021

Excelente biografia!
Devo dizer que acho fascinante a experiência de ser fã da obra de um autor aos meus vinte e poucos anos. Com certa maturidade adquirida, eu consigo entender que admiro a obra, mas não conheço o criador dela. Ele não é meu melhor amigo, e não é meu salvador. Ele... é só uma pessoa, sabe? E não um deus a ser venerado. Eu o admiro, óbvio, mas não o trato como uma pessoa perfeita, porque ele não é. Ele é humano, como você e eu.

Lisa Rogak fez um ótimo trabalho nessa biografia, porque o tempo todo me senti muito conectada à humanidade do King. Ele não entende o porquê das pessoas o venerarem tanto, e ele não liga tanto assim pra luxo. Ele ajudou diversas pessoas que precisam e muitas (muitas!) editoras pequenas. Conhecer mais da mente de Steve - como ele gosta de ser chamado - e da sua vida é muito fascinante, já que aqui acompanhamos da infância dele até o ano de 2013, mais ou menos.

Se você já leu Sobre A Escrita, vai notar que muitas informações batem certinho, mas esse livro também adiciona muita coisa nova sobre a vida do mestre. É uma leitura muito fluída, bem construída e estruturada. Recomendo bastante, claro, para todos os fãs do mestre e até para os não fãs, porque ele é um cara muito legal, mesmo. Eu o admirei mil vezes mais aqui, pois assim como disse lá em cima, me senti muito conectada à sua humanidade, seus traumas, medos e seus ideais, assim como sua forma de ver o mundo que foi exposta nesse livro.

site: https://www.instagram.com/_literariana/

Bia 18/12/2020

Depois de me dar conta que li ao todo TRINTA E QUATRO livros do Stpehen King, achei que provavelmente gostaria de ler a biografia dele..

Escrita por Lisa Rogak, a biografia do mestre do horror passa por sua infância conturbada com o pai-clichê que saiu para comprar cigarros e nunca mais voltou para a família... Stephen King passa de uma criança extremamente medrosa e imaginativa a um adolescente esquisitão (e desengonçadamente ALTO) que já escreve contos e vende na escola por alguns trocados.

Em meio a uma vida passando necessidades, casado agora, com filhos, King passa a ter empregos péssimos para sustentar uma casa. Nunca deixa de escrever, tem um apoio ABSURDO da esposa Tabitha King (também escritora) e assim alcança o sucesso.

Muito interessante ver cada fase da vida dele ligada a uma ideia de livro: O Pet Sematary veio de uma casa onde morou em frente a uma rodovia... onde havia um cemitério de animais..... e onde seu filho caçula quase foi atropelado..

Carrie veio de um desafio de um amigo que disse que ele jamais conseguiria escrever algo pelo ponto de vista feminino..

O iluminado surgiu a partir da irritação que sentia com seus filhos pequenos, do alcoolismo contra o qual lutava e, claro, de um hotel onde ficou que ficava isolado pela neve.

King lutou contra o vício em drogas e bebida. Após um acidente feio que sofreu, lutou também contra o vício em medicamentos. Luta contra o vício em escrever - e felizmente para nós, está perdendo essa..

"'Eu odiava a escola' disse Steve. 'Sempre tinha a sensação de estar usando as roupas erradas, ou de que tinha muitas espinhas na cara. Eu não confio em pessoas que se recordam da escola com afeição; muitas delas faziam parte da classe superior, eram aqueles que insultavam, não os que eram insultados.'" -- no ponto!!!

"Ele lia livros como o resto de nós respirava"

"'O dinheiro deixa você um pouco mais são', disse. 'Você não tem de fazer coisas que não quer.""

"Ele reconheceu, no entanto, que não tinha outro talento vendável ou útil para o mundo: 'Não tenho qualquer habilidade que melhore a qualidade de vida em um sentido físico. Não posso nem arrumar o encanamento da minha casa quando congela. A única coisa que consigo fazer é dizer 'eis uma forma de olhar algo de uma nova maneira'. Pode ser apenas uma nuvem para você, mas, veja bem, não parece um elefante? E as pessoas me pagam para mostrar isso a elas, porque elas perderam essa capacidade. É por isso que as pessoas pagam escritores e artistas, é a única razão pela qual existimos. Somos excesso de bagagem. Sou só um passarinho nas costas da civilização.'"

"'Sempre há tentações quando você está em turnê e participando de convenções, além de um monte de groupies', afirmou. 'Mas nenhuma esposa quer ser trocada por uma esposa-troféu. O que me ajudou foi que meu pai abandonou minha mãe, e vi o que a vida de minha mãe se tornou, quais são as consequências depois que um homem abandona um lar.'"

"Às vezes as pessoas mais incrivelmente equivocadas podem estar no poder quando se precisava das pessoas certas."

Simi 07/07/2020

Muito bom!
Se você gosta dos livros de Stephen King essa biografia vai fazer gostar ainda mais.

O livro aborda, de forma interessante, sua vida desde a infância até o momento de produção do livro "Doutor sono".

Jerfrey0 27/04/2020

Para Conhecer Melhor o Autor
A primeira biografia que leio na vida não poderia ser outra se não dele, meu autor e escritor fsvorito, Stephen King.

Fico muito feliz por ter tido essa leitura e ainda mais por descobrir tantas coisas a respeito de sua vida, mas principalmente as relações e inspirações que ele teve para criar suas histórias e personagens.

Além do mais este livro serviu pra tornar a persona de King, comum, mais gente como a gente. Acredito, e não sou o único, que devido ao que ele escreve o mesmo seja uma pessoa diferente, sinistra até. Não é.

Então, com uma leitura muito fluida e emocionante em algumas passagens, assim como curiosa em outras, Coração Assombrado é um livro para quem, de fato, é fã do autor e quer conhecer mais sobre sua vida e obra. Apesar de não ser uma biografia autorizada, é um trabalho muito competente mesmo assim.

Vale a leitura.