Superinteressante N° 318 (Maio de 2013)

Superinteressante N° 318 (Maio de 2013) Editora Abril

Resenhas - Superinteressante 318

z..... 12/11/2023

Maio de 2013
"Câncer"
A reportagem registra a formação de células mutantes e intervenção do sistema imunológico como processos contínuos e naturais no organismo, com o câncer fugindo a esse controle por fatores genéticos ou do meio impactante ao organismo (o que representaria, segundo o texto, a maior influência). Portanto, o fortalecimento do organismo no metabolismo normal é essencial.
Os fatores de fortalecimento são mencionados, em recomendações contra e a favor sobre determinados elementos, como o perigo do tabagismo e obesidade e a importância de alimentação saudável associada a prática de atividades físicas.
Novidade nenhuma, exceto pelas pesquisas de identificação de determinadas proteínas que estimulam a ação imunológica contra as células cancerosas, o que restauraria o padrão normal afetado pelo câncer, o destaque na reportagem.
Tema de difícil percepção frente as mutações, mas promissora se avançar em descobertas.

"Marte 2018"
Mais um projeto espacial não alcançado, O curioso é que levaria cerca de 500 dias (somando ida e volta) onde o ápice seria sobrevoo de 10 horas sobre o planeta vermelhoa 180 km de altitude. Mas espia só! A missão teria apenas um casal, que estaria liberado para o lesco-lesco. Ah, logo vi! Implicitamente é desejo de um humano que atribuiriam como o primeiro concebido no espaço.. e em Marte.... Coisa que alguns governos gostariam de ostentar na agenda de conquistas espaciais....

"Como viver sem se arrepender"
A reportagem baseia-se numa pesquisa de acompanhante de pacientes terminais sobre o que se arrependiam na vida por não terem feito. Cinco conclusões mais comuns: trabalhar menos, coragem de viver mais o que desejavam, ter expressado mais os sentimentos, mantido mais contato com os amigos e ter sido mais feliz.
A reportagem tratou esses pontos como guia de felicidade.
Na minha subjetividade o trabalho me inspira e está associado a realização. Lamento, às vezes, não ter feito melhor em certas ocasiões.
Olha, os informes da pesquisa são valorosos, obviamente, mas quer uma razão de arrependimento que pode ser lamentado por todos um dia, quer reconheçam hoje ou não?
"Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles prazer;" Eclesiastes 12:1

Gostei também:
- da reportagem sobre as "Formigas", apesar de nenhuma novidade da unidade que se porta como único organismo vivo (curioso mesmo foi a edição ter ilustrado várias páginas com a presença delas para mostrar a invasão que fazem...);
- nota sobre "A caminhada de 35 mil km", projeto iniciado pelo repórter americano Paul Salopeck naquele ano em refazer a trilha da jornada humana da África, na Etiópia, até o extremo da América do Sul. Evidentemente alguns trechos teriam que contar com ajuda de barcos, como na extensão entre o Estreito de Bering e o Alasca, que há mais de 15 mil anos podia ser feito a pé, agora... A trilha foi estimada em sete anos (o que não representa a famosa jornada), mas consultando a net vi que foram em 9 e ocorreram contratempos na Síria (em guerra civil) onde o repórter teve que pegar avião em segurança para a China. Nos devaneios aqui, essa dos ancestrais não terem pegado barco é balela! Já assisti documentários sobre a travessia primitiva entre Ásia e América onde, apesar da "ponte", na época fria do contexto havia um paredão de gelo gigantesco no continente de cá, o que teria retardado a jornada a pé, superada apenas quando resolveram construir embarcações (sei lá como) para costear a região a lugar enfim acessível. Inda sabe, não! Só sei que contaram isso, pelo menos sobre os pioneiros...

Essas e outras na edição.